Harmonia das Cores para Decoração

17 fevereiro 2012

Olá, Noivinhas... 
Vou passar pra vocês umas dicas de combinação que uma amiga me passou. 
Vai ficar mais fácil para escolher as cores para a  igreja e recepção. 
Observação: Quando pensar em flor, esqueça o verde do caule e da folhagem. Isso é igual jeans, você ignora que aquilo é verde e sua cor será a da flor propriamente dita. 
Esta é a roda de cores:

Agora, a harmonia das cores:

1 - Harmonia Monocromática - Trabalha com a mesma cor, só que em vários tons, do mais escuro ao mais claro. Por exemplo:
Harmonia do vermelho passando ao rosa até o branco
2 - Harmonia Análoga - Usa três cores vizinhas entre si: você parte sempre de uma cor primária (vermelho, verde, amarelo e azul) e usa uma cor de um lado e uma de outro, olha como fica:

Harmonia composta de amarelo, amarelo-esverdeado e amarelo-laranja


3 - Harmonia Complementar - Usa duas cores opostas da roda. Trabalha com contrastes e cria um ambiente tendencialmente mais alegre.
Harmonia com violeta e amarelo

4 - Harmonia Triádica - Se tiver muita dúvida de qual cor escolher pois gosta de várias, opte por essa harmonia, assim você consegue usar 3 cores diferentes, em suas nuances mais claras ou mais fortes, sem correr riscos. Para achar as cores certas, use um triângulo equilátero. As cores que combinam serão as correspondentes a cada ponta quando você girar o triângulo na roda. Um exemplo:
Harmonia criada entre vermelho, azul e amarelo

5 - Harmonia do Complemento Dividido - Trabalha com 3 cores, sendo 2 opostas à primeira. Esta harmonia pega tons parecidos e ao mesmo tempo não deixa de fazer o contraste, sempre rendendo boas combinações. Dê preferência a uma cor quente e duas frias, como laranja com azul-violeta e azul-esverdeado. Veja a representação disso:
Harmonia de laranja, azul e verde


Deixe seu Comentário
Postar um comentário

• Os coments são moderados para eu responder todos.
• Comente sobre a postagem.
• Sua opinião, sugestão, dica e alerta são bem-vindos!