Casamento na Igreja Católica - Orientações


Olá, Noivinha!!!
Aqui vão algumas orientações para as que vão casar na Igreja Católica.


Primeiramente, você e seu noivo procurem a igreja que pretendem se casar com um ano de antecedência para saber as disponibilidades de data e horário.
Algumas igrejas não marcam com essa antecedência, apenas anotam os nomes e telefones e confirmam a data definitiva de oito a seis meses antes. 
 
Verifique se haverá outros casamentos no mesmo dia, para que vocês possam dividir os custos com a decoração.
 
Um acordo pode ajudar, pois uma boa decoração tem custo alto.

A partir de seis meses de antecedência vocês devem providenciar os documentos exigidos pela igreja.
 
As orientações a seguir foram fornecidas pela Paróquia da Sagrada Família e servem para casamentos em qualquer igreja católica:

1 - Entrar com requisição do batistério nas igrejas em que a noiva e o noivo foram batizados.
Batistério: Documento que certifica que a pessoa foi batizada para fins de casamento. Este documento só tem validade por seis meses.

2 - Juntar os documentos para abertura do processo matrimonial:
A. Batistério do noivo e da noiva
B. Certificado do Curso de Noivos
C. Declaração fornecida pelo cartório no dia em que vocês marcam o casamento
D. Cópia da carteira de identidade dos noivos

3 - Dar entrada dos documentos do processo de casamento na igreja pertencente à paróquia da região onde reside a noiva ou o noivo. Isso acontecerá com 90 dias, pois o cartório não aceita a marcação da data de casamento antes de 100 dias.
Este tempo de 90 dias na igreja é necessário para que todas as providências sejam tomadas, transferências, entrevistas e publicação dos proclamas.
Proclamas: Publicação da cerimônia religiosa de casamento, que é fixado nos quadros de avisos ou murais da igreja.

4 - Independente de qual a igreja escolhida para seu casamento, os noivos devem entrar com o processo na paróquia de sua região, especificando a igreja em que será realizado o casamento.

5 - Após 15 dias, os noivos devem verificar se o processo chegou à igreja solicitada e então confirmar o horário e o celebrante na secretaria. 

6 - Tendo acertado data e horário é necessário marcar a entrevista com o padre responsável pela igreja. Nessa entrevista ele irá tratar de assuntos de ordem prática da cerimônia, esclarecendo dúvidas dos noivos e também se certificando do firme propósito dos noivos de se casarem.

7 - Avisar o celebrante se haverá missa e esclarecer como será a cerimônia em formas gerais, lembrando-se de que se forem comungar os noivos deverão ter feito a confissão.

8 -Escolher os músicos e avisar o responsável pela igreja.

A cerimônia é muito importante, portanto dêem a esse assunto a devida atenção. Chequem detalhes com cuidado para ter tudo da forma planejada.


Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url