DIY - Faça Você Mesma: Tecido como Papel de Parede



Faça Você Mesma
DIY (Do It Yourself)


Estava procurando uma coisa e achei outra... este Tutorial super fácil e lindo para decorar a casinha. Vejam:

Vamos precisar de:
* Trena
* Tecido

* Cola comum
* Pincel
* Régua 
* Estilete 
* Escada

* Bandeja de tinta, balde ou um recipiente que você possa fazer uma misturinha

1º passo: Medir a parede escolhida pra poder comprar o tecido sem desperdício (e também sem faltar!). Fica a dica que uma parede reta facilita o trabalho. Imagina ter que recortar o tecido certinho em volta da porta ou janela. Acredito que você não queira essa dor de cabeça haha.

2º passo: Escolher o tecido. Lembrando que o tecido tem que ser plano. Não adianta comprar aquela viscolycra estampada linda, porque você pode até conseguir, mas vai dar muito trabalho porque malha estica, enrola e é “fina demais” pra isso.
Eu comprei um tecido específico pra estofado, aqueles de sofá e almofadas mesmo. Ele é barato, bem encorpado, até um pouco pesado mas funcionou perfeitamente. Escolhido o tecido, pergunte ao vendedor a largura do mesmo pra poder calcular o consumo aproximado do que você vai precisar. A média de um tecido plano é de 1,40m à 1,50m pra vocês terem uma idéia. Minha parede é quase 3m x 3m, por tanto comprei 6m do tecido, sendo que a emenda do desenho ficou verticalmente no meio.

3º passo: Já em casa animada com o tecido em mãos, é hora de cortar nas medidas certas (sempre com sobra, porque imagina só faltar 10cm no rodapé por causa da sua precisão? hehe).

4º passo: Hora de chamar o marido/a mãe/a amiga pra ajudar a a pincelar a cola na parede. Sozinha não dá, esquece porque eu tentei. Você precisa de apenas 2 coisas: cola e um pincel de tamanho razoável, ambos fáceis de encontrar em papelarias, supermercados e armarinhos. 1 litro de cola é o suficiente pra uma parede com média de 3m x 3m. A medida clássica é o mesmo tanto de cola pra água, por exemplo, se você for usar 1 copo de cola, acrescente 1 copo de água. Tentei desse jeito mas ficou aguado e não colou. Minha dica é 1/3 da medida de cola pra água. Feito a misturinha em um recipiente qualquer, esteja preparada pro serviço!

5º passo: Comece a pincelar a parede do teto pra baixo da largura do tecido até +/- uns 60cm pra baixo, ou o suficiente pro tecido já colar e “se aguentar” na parede. Sempre com a ajuda de uma espátula ou das mãos pra não formar bolhas de cola e garantir que o tecido estará o mais reto possível. Lembre-se de deixar sobra nos cantos, em cima e embaixo.Repita esse processo até chegar no rodapé e depois tudo novamente com a outra metade do tecido. Não se desespere com a sujeira da cola no chão (ou no rosto, ou no braço haha) porque ela sai facilmente com um pano úmido. Depois de tudo colado o ideal é deixar algumas horinhas “descansando e colando” pra depois refilar as sobras. Não vai ser nenhum sacrifício se jogar no sofá depois de tudo.

6º e último passo: Refilar as sobras! É muito mais simples do que você imagina. Com a ajuda de uma régua e um bom estilete, corte tudo que sobrou.






Post Anterior Próximo Post
2 Comments
  • Roberta Lopes
    Roberta Lopes outubro 14, 2012

    Nossaaaaaa! Ficou lindo demais!!!
    Amei o resultado! Beijinhos e parabéns pelo trabalho!

    • Luh Dantas
      Luh Dantas outubro 14, 2012

      Lindo mesmo, né, Roberta? Mas eu não fiz! rsrsrsrsrs...
      Xero!

Deixe seu Comentário
comment url