11 dúvidas que rondam a gravidez


Oi, Gente Bonita! Tudo bem?

Durante a gravidez muitas mulheres têm medo de fazerem certas coisinhas, pois são proibidas uma vez que podem fazer mal ao bebê. Contudo algumas são mitos e podem sim ser realizadas sem problemas. Eu mesma tinha algumas dúvidas (NÃO estou grávida ainda! rsrsrsrs...) e graças a este texto esclareci muitas coisas.

Vamos às 11 dúvidas que rondam a gravidez:


1 - Até que mês a gestante pode fazer sexo? 

A relação sexual com o parceiro é permitida durante todos os meses, já que a saúde do bebê não é prejudicada durante a relação sexual. "O sexo é permito durante toda a gravidez, a não ser que existam intercorrências como sangramento e contrações", explica Viviane Lopes, do Laboratório Femme, especializado em saúde da mulher.

Muitas mulheres ficam preocupadas com a possível perda de desejo sexual durante esse período, mas pesquisas mostram que esses casos são minoria. Segundo um estudo feito pelo Hospital de Santa Maria, em Portugal, 89% das mulheres não sentiram diferença no desejo sexual durante a gravidez. 

2 - Gestantes podem tomar banho de sol? 

A vitamina D, que é absorvida pelas células quando a pele entra em contato com os raios solares, é essencial para a saúde tanto da mulher quanto do bebê. Por isso, a grávida precisa, sim, tomar sol regularmente.

No entanto, como a pele da gestante tem risco maior de ficar com manchas devido a mudanças hormonais, é preciso evitar o sol das 10 até às 16 horas e sempre usar protetor solar com fator de proteção maior do que 30. 

3 - Grávidas podem dirigir sozinhas? 

A rotina de uma gestante deve mudar o mínimo possível. No entanto, após a trigésima segunda semana, é melhor não correr riscos. A partir daí, o bebê começa a se mexer mais, podendo distrair a mulher. Além disso, os reflexos ficam mais lentos. "Essa restrição varia de acordo com o cotidiano e a saúde emocional e física da mulher. Nessa etapa da gravidez, é preciso tomar mais cuidados", Viviane Lopes.

Diminuir o estresse, que normalmente acompanha o trânsito das grandes cidades, é importante, principalmente, nos meses finais da gestação. Por isso, andar mais no banco do passageiro ou preferir táxi são boas opções nessa etapa final.


4 - Parar de fazer atividades físicas

As gestantes devem, sim, continuar a fazer exercícios durante a gravidez, já que o sedentarismo nesse período pode apresentar riscos para a mulher e a criança. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (AAOC) recomenda atividades moderadas todos os dias da semana, independente da fase da gestação.

"Ao montarmos um programa de exercícios, temos que observar alguns fatores como, por exemplo, se a gestante já fazia algum tipo de atividade física anteriormente. Por isso, o acompanhamento de um profissional capacitado é muito importante", explica o especialista do Minha Vida Alexandre Alvez, diretor do Centro Atividade Física para Gestantes. 

5 - Gestante pode fazer depilação com cera? 

A depilação com cera quente ou feita com lâmina pode ser feita sem restrições. No entanto, a chamada depilação definitiva, ou depilação a laser, não é recomendada em nenhuma parte do corpo, já que nunca foram feitos testes para saber qual é o efeito do laser no bebê. 

6 - Gestante pode pintar o cabelo? 

Durante as primeiras 16 semanas de gravidez, é aconselhável não usar tinturas para cabelo. Esse cuidado deve ser tomado porque o couro cabeludo é uma região bastante vascularizada, o que facilita a entrada da química da tintura na corrente sanguínea. "Substâncias como amônia, benzeno e iodo podem ter efeito tóxico para o bebê, aumentando as chances de má-formação e danos fetais", explica a especialista Viviane Lopes. 

7 - As gestantes podem pintar as unhas? 

Ao contrário do que acontece com a tintura de cabelo, a química do esmalte e da acetona não causa nenhum problema ao bebê. "A química utilizada nesses produtos é fraca e não há restrições para pintar as unhas durante toda a gestação", explica Viviane Lopes.


8 - Até que ponto o consumo de bebidas alcoólicas é seguro? 

De acordo com a especialista, beber qualquer quantidade de álcool é desaconselhável durante a gestação. "É muito importante que a mulher corte o consumo de bebida alcoólica de sua rotina, já que pesquisas mostram que até o consumo apenas social de álcool pode levar à Síndrome Alcoólica Fetal", alerta Viviane Lopes, do Laboratório Femme, especializado em saúde da mulher. A Síndrome Alcoólica Fetal é caracterizada pela má-formação do feto causada pela ingestão de álcool pela mãe. 

9 - É preciso evitar algum produto de limpeza? 

É bom tomar cuidado com alguns produtos de limpeza, principalmente aqueles que contenham amônia ou os seus derivados, já que essas substâncias podem trazer malefícios ao bebê. "Mesmo que sejam encontrados em quantidades pequenas, esses produtos podem causar náusea na mãe e má formação no feto", diz a especialista Viviane Lopes. 

10 - Gestante precisa comer por dois? 

A alimentação na gravidez está cercada de mitos. Falar que a grávida precisa comer por dois é um deles. Assim como quando a mulher não está grávida, o importante é ter um prato variado e colorido, que contenha vegetais, frutas, legumes, carboidratos, proteínas e gorduras, além de muita água.

Para garantir disposição o dia todo e ajudar a combater problemas como náuseas, cansaço e azia, as refeições devem ser divididas entre três principais: café da manhã, almoço e jantar. As gestantes também devem se alimentar de três em três horas. Para isso, o melhor é realizar lanches saudáveis (frutas, iogurtes, cereais) entre as refeições. 

11 - Pode comer comida japonesa?

Na verdade, o que não deve ser ingerido é qualquer tipo de carne crua, já que, nesse estado, ela possui maior chance de conter bactérias e outros organismos que podem fazer mal para a mãe e o bebê.


Fonte

Desejo que estas dicas ajudem a muitas mulheres, igual vai me ajudar! rsrsrsrsrs...

Beijos e fiquem com Deus!
Post Anterior Próximo Post
14 Comments
  • Pepper Bijux
    Pepper Bijux janeiro 31, 2013

    Oi Linda ! Amei o Blog , super fofo!
    Gostei muito do post também , dicas que todas futuras mamães devem saber !
    Estamos seguindo
    Passa lá no pepperbijux.blogspot.com , se gostar segue , e curte nossa página tb.
    www.facebook.com/pepperbijux
    Vou até compartilhar esse post em nossa Página !
    Bj

    • Luh Dantas
      Luh Dantas janeiro 31, 2013

      hehehehe... Muito obrigada! :-)
      Aqui tem dicas para todas as mulheres conforme a agenda do blog (hoje é dia das mamães e futura mamães).
      Se quiser, pode compartilhar sim, o original está no link "daqui", ok?
      Beijinhos e seja bem-vinda!!!

  • Unknown
    Unknown janeiro 31, 2013

    adorei o post, super explicativo!!

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    • Luh Dantas
      Luh Dantas janeiro 31, 2013

      Muito obrigada, Anita! Xero!

  • Li Arruda
    Li Arruda janeiro 31, 2013

    Muito legal!
    Vc tá grávida, Lu?
    Beijos!

    • Luh Dantas
      Luh Dantas janeiro 31, 2013

      kkkkkkkk... Você não leu lá em cima, Li? Ainda não! rsrsrsrsrs...
      Bejinhos!

  • Resumindo Questões
    Resumindo Questões janeiro 31, 2013

    Muito bom o post....realmente são dúvidas muito frequentes!!! Bjs

    • Luh Dantas
      Luh Dantas janeiro 31, 2013

      Obrigada, Linda! Beijinhos...

  • Stephanie Vieira
    Stephanie Vieira janeiro 31, 2013

    Estou longe dessa coisa de gravidez, deus que me livre... kkkkkkk
    Bloguito ta lindo =D
    Fico muito feliz que uma adulta visite meu blog =D É legal, hahaha
    Adorei o post, beijos ;)

    • Luh Dantas
      Luh Dantas janeiro 31, 2013

      rsrsrsrs... Owwwww... Com certeza! kkkkkkkkkk... Você é ainda muitoooo novinha! :-)
      Eu apesar de adulta, gosto muito do seu blog!
      Beijinhos, Stephanie!

  • Luma Barreto
    Luma Barreto janeiro 31, 2013

    Uau, teu blog é ótimo! Super utilidade pública! :)
    parabéns!
    beijos

    • Luh Dantas
      Luh Dantas fevereiro 01, 2013

      Obrigada, Luma! :-)
      Xerinho!!!

  • ercilia
    ercilia fevereiro 01, 2013

    Muito boas as dicas,legal vc tirar essa duvidas das futuras mamães...
    bjokas

    • Luh Dantas
      Luh Dantas fevereiro 01, 2013

      Obrigadinha, Ercília! :-)
      Beijinhos, minha Linda!!!

Deixe seu Comentário
comment url