Internet - Cuidado com Golpes


Saudações, Gente Linda! Como estão vocês?

Esta semana recebi minha edição da Revista Seleções (Reader's Digest) e li sobre um artigo muito interessante sobre pessoas que buscam um Amor na internet. Achei bem pertinente o assunto, pois eu mesma já busquei por isso (e achei: meu maridinho! rsrsrsrsrs...), e sei o quanto é perigoso se não tomarmos cuidado.

Vamos conferir?


Aqui o artigo na íntegra seguido de comentários meus:

"(...) Se encontrar um príncipe (ou princesa) encantador demais para ser verdade, fique atento. Para evitar abrir o coração e a carteira para alguém que pode não ser o seu grande amor, comece levando em conta as seguintes precauções:

1 - Não alimente uma relação a distância pela Internet com um estranho. “Preferir quem mora perto reduz drasticamente a probabilidade de cair num golpe, pois a maioria dos golpistas procura vítimas fora de sua região para evitar ser pego ou processado”, observa a jornalista canadense Risha Gotlieb.

Eu já mantive uma relação à distância e foi desastroso e fiquei com medo, pois o cara que parecia legal, um tempo depois, não era tão legal assim. Tomem cuidado.
Falei que conheci meu Marido pela internet, foi no "falecido" Orkut, mas ele morava na cidade vizinha a minha e foi fácil "levantar a ficha dele" com conhecidos.
2 - Nunca revele dados pessoais antes de se encontrar com o pretendente e desenvolver certo nível de confiança no outro. Embora seja tentador dividir todos os detalhes da vida com alguém por quem acreditamos ter nos apaixonado, os vigaristas contam exatamente com isso.

Isso é muito importante: ele sabendo o que você faz ou quanto ganha pode até querer te sequestrar. Tenha muito cuidado.

3 - Use sites de busca para verificar os pretendentes. Quando Elizabeth Bernstein, do Wall Street Journal, conheceu na Internet alguém que parecia bom demais para ser verdade, ela copiou e colou no Google um dos e-mails dele. O resultado? Aquele e-mail aparecia em vários sites que denunciam golpes na Internet.

Nossos dados, mesmo que não queiramos, aparecem na internet sim, uma vez que nos cadastramos em sites, prestamos concursos etc. Portanto, você verificar não só o e-mail, mas também o nome da pessoa é uma forma eficaz de saber da pessoa, e até se ela existe de verdade.

4 - Mande a foto de um pretendente para um site de busca reversa de imagem, como o tineye.com ou o Google Imagens (basta clicar na máquina fotográfica ao lado co campo de buscas). De acordo com Elizabeth, isso lhe permitirá ver os outros lugares onde a foto apareceu na Internet. Muitos trapaceiros usam fotos furtadas de perfis no Facebook.

Ideia aliada ao cruzamento de dados e muito eficaz para ver onde a foto foi tirada e se está em outro perfil que não o da pessoa que está se relacionando com você.
5 - Prefira sites de relacionamento pagos. O fato de ter de pagar para se inscrever pode intimidar quem não tem intenções sérias de encontrar um parceiro usando o serviço oferecido na Internet, segundo Natacha Amendt, gerente de marketing do be2 no Brasil. Mas não pense que não há predadores nesses sites. Talvez sejam apenas em menor número.

De fato, sites de relacionamento pagos são um pouco mais seguros, mas nem por isso você deve propagar aos 4 cantos a respeito de toda a sua vida.

6 - Desconfie de quem quiser se comunicar de imediato por bate-papo on-line ou por e-mail: talvez o objetivo seja obter acesso ao seu computador para furtar informações.

Com certeza! A pessoa pode muito bem invadir o seu computador à distância. Fique atenta. Esta dica vale também para anexos enviados para o seu e-mail.
Outra coisa: algumas vezes, as pessoas pedem para falar ou ligar a câmera no afã se sexo. Tenha cuidado.

7 - Desconfie também de quem não diz muito sobre si. Os perfis de golpistas em sites de relacionamento não são muito detalhados, pois assim eles não têm de se lembrar de todas as invenções. A maioria deles prefere evitar os detalhes de onde mora e diz que viaja bastante.

Pois é, quem não pode sustentar uma boa mentira, jamais falará demais ao seu respeito, e irá perguntar muito sobre você.

8 - Não abra anexos de estranhos. Se você abrir uma foto, por exemplo, pode permitir, mesmo sem intenção, que um vírus contamine seu computador.

Citei isso no 6. Realmente, vírus podem ser mandados para o seu computador e este roubar senhas de banco, por exemplo. Jamais abra e-mails de desconhecidos.
9 - Não seja vítima de histórias tristes. Jody Buell, orientadora do site romancescams.org, diz que muitos golpistas afirmam ter perdido a mulher, um filho ou os pais num acidente, ou ainda alegam ter um parente com alguma doença grave, só para causar comoção. 

E esta "comoção" pode ser sinônimo de golpe. Algumas pessoas mal intencionadas pedem dinheiro dizendo-se atolada em dívidas por tratar de um ente querido, por exemplo. Tenha bastante cuidado para não cair em histórias irreais e abrir a carteira.

10 - Telefone para o pretendente assim que possível. De acordo com Elizabeth, quem soa plausível na Internet pode ser uma fraude óbvia ao telefone.

Isso mesmo: conversar com a pessoa fará você talvez notar algo estranho, seja no timbre da voz, ou mesmo, em assuntos que não batem bem. A pessoa ao telefone pode ou não ficar nervosa ao falar com você. Fique atenta aos detalhes e desconfie se a pessoa sempre relutar em conversar com você ao telefone.

11 - Verifique sites como romancescams.org, pigbusters.net e forascammer.blogspot.com. Se já enganou alguém, o pretendente pode estar por lá.

Verifiquei os três sites citados e apenas o último é em português. A dica aqui se aplica como comentado nos números 3 e 4.

12 - Nunca, jamais transfira dinheiro para um estranho.

Esta é uma das dicas mais importantes. Como dito, nunca transfira dinheiro para um estranho, assim como jamais "empreste" cartões bancários e de crédito com suas senhas. Você pode estar bem intencionada, mas a pessoa nem tanto.

Se gostaram, comentem e repassem, pois sei que ajudará a muitas pessoas.

Fiquem com Deus!

Beijos...
Post Anterior Próximo Post
14 Comments
  • Lucimar da Silva Moreira
    Lucimar da Silva Moreira junho 22, 2013

    As pessoas precisam ficar muito atentos quando fazem compras online, pois tem muitos criminosos só esperando que a pessoa de uma vacilada para dar o golpe, ótimas as dicas, eu até hoje nunca fiz compras pela internet, mais quando for fazer vou ter o maior cuidado. Deusa beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu Blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs


    • Luh Dantas
      Luh Dantas junho 24, 2013

      É sim, Lucimar... A internet é algo muito bom, mas ao mesmo tempo precisamos ter muito cuidado tanto com "amores" quanto com "compras". :-)
      Xero, Linda!

  • Marcela Pontes
    Marcela Pontes junho 24, 2013

    E como tem gente que cai nesse golpe né? Uma pena!
    Já tive uma cliente que caiu! COitada! Depois de tanta vergonha ela inventou que o rapaz tinha morrido.
    Tem que tomar cuidado!
    Parabéns pelo post!
    Bjksss

    • Luh Dantas
      Luh Dantas julho 02, 2013

      Puxaaaa... Coitada! Eu já passei por alguns apertos e não aconselho muito se relacionar assim, a não ser que more um pouco perto para que possa conhecer mesmo a pessoa, a família, os amigos... De muito longe não acho prudente.
      Obrigada, Marcela. :-) Beijinhos...

  • Anônimo
    Anônimo junho 27, 2013

    xaudades da minha amigaaaaa ;)

    • Luh Dantas
      Luh Dantas julho 02, 2013

      Saudades de ti também, Gatona! Nossos horários parecem que não estão batendo, né? rsrsrsrsrs... Beijos!

  • Unknown
    Unknown junho 29, 2013

    Dicas muito boas... nunca se deve confiar na internet. :c
    Deusaaaaaaaaah, ainda lembra de mim? :3

    Beijos,
    Depois dos Sonhos | Clica?

    • Luh Dantas
      Luh Dantas julho 02, 2013

      rsrsrsrs... Lembrei depois que teclei contigo ontem, Morgana! kkkkkkk...
      Lindooooooo seu Blog, Amiga!
      Beijinhos....

  • Unknown
    Unknown julho 01, 2013

    É isso é um perigo, por isso temos que ser atentas demais...gostei do post...Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    • Luh Dantas
      Luh Dantas julho 02, 2013

      Realmente precisamos ter muito cuidado. Claro que cada caso é um caso. Por exemplo, tenho uma amiga que mora no CE e se relacionou com um rapaz boliviano, ele largou tudo lá e veio para o BR e graças a Deus deu certo. Mas todo cuidado é pouco.
      Seguindo, Linda... Beijinhos!

  •  meu blog
    meu blog março 26, 2014

    amiga Deusa obrigado por compartilhar meu blog agradeço pela divulgação e estou a disposição das suas leitoras para qualquer duvida e esclarecimento sobre scammers
    sou crystal brasil dona do blog forascammers e meu email e forascammers@gmail.com e so enviar as duvidas ou link do namorado verifico se scammers ok valeu!!!!!!

    • Luh Dantas
      Luh Dantas março 28, 2014

      Nada, Crystal. :-) O artigo original publicado na Revista Seleções (Reader's Digest) cita o seu blog. Ele é muito interessante e super útil.
      Eu que agradeço por nos ajudar a não cair nestas armadilhas.
      Bejinhos!

  •  meu blog
    meu blog março 26, 2014

    valeuu amiga obrigado por divulgar meu blog forascammers qualquer duvida sobre seu namorado virtual e so dizer meu email forascammers@gmail.com

    • Luh Dantas
      Luh Dantas março 28, 2014

      Nada... :-) Gostei muito do seu blog.
      Xero, Crystal!

Deixe seu Comentário
comment url