Dicas para Blogueiras: Tamanho de Imagens para Postagem


Saudações, Gente Linda!!! Como vão?

A partir de hoje estou inaugurando mais um Projeto (ou Sessão... não sei bem como se enquadra, mas enfim...) aqui no Blog para ajudar às Blogueiras e Blogueiros iniciantes.

Não que eu seja uma expert no assunto, contudo aprendi algumas coisas (e ainda tenho muito o que aprender, viu?) nestes quase 3 anos de blog.
Tenho conhecido alguns blogs iniciantes e alguns comentem os erros que eu já cometi, assim, nasceu esta ideia de tentar ajudar.

Neste primeiro post, vamos aprender a mexer em um programa super fácil (eu mesma uso no meu blog. Não sei mexer em Photoshop!), que é PhotoScape, uma vez que notei o uso de imagens de tamanhos diferentes, o que não valoriza a postagem.

Quem quiser aprender, confira!

Primeiro de tudo, baixe o PhotoScape no site oficial se você não tiver ele no seu PC:


Pode baixar por qualquer das 3 opções. Depois de baixar, instale-o.

Agora vamos aprender a mexer nele:

1.º) Após abrir o PhotoScape, clique em Editor.


2.º) Abra uma pasta.


3.º) Escolha e clique na imagem.


4.º) Veja o tamanho da imagem e redimensione.


5.º) Ao clicar em "Redimensionar" vai aparecer a largura e altura da sua imagem.


6.º) Eu geralmente apenas mexo na largura digitando "625"; o tamanho da altura vai mudar automaticamente para se adequar à largura que eu digitei. Eu uso "625", pois acho uma boa largura para o meu blog, mas a largura para o seu pode ser mais ou menos.
Dê um OK e depois vá em SALVAR.


7.º) Veja como a imagem ficou... Note que além desta imagem, todas aqui estão da mesma largura.


8.º) Para as imagens que uso no começo das postagens eu uso largura "625" e altura "300". Aí sim, eu mudo os dois tamanhos porque quero uma imagem mais comprida. Mas então eu corto sempre a imagem para ficar na altura desejada.
Notem o "antes" e o "depois" em azul para ver a altura da imagem.


9.º) A imagem vai ficar assim:


Sobre efeitos nas imagens, farei outro tutorial para ensinar a quem não sabe mexer, ok?

Deu para entender a explicação? É meu primeiro tutorial! Me perdoem se não fui muito clara.

Quatro exemplos com imagens de diferentes alturas, mas com larguras iguais:





Então o que acharam do tutorial?

Gostaram? Não gostaram?

Aguardo o comentário de vocês!

10 Comentário(s)
Comentário(s)

10 comentários:

  1. Gostei bastante da sua iniciativa de ajudar as Blogueiras iniciantes :D
    Eu já uso o Photoscape a bastante tempo e adoro, gosto muito dessa ferramenta !
    Beijos ♥
    O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :-) Legal que você gostou, Micaely. Eu já tentei usar o Photoshop e não consigo. Vou tentar agora nas férias. Eu gosto muito do PhotoScape, apesar dele ser um pouco limitado. Mas para quem está iniciando já é um começo, né?
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Olá Deusa como está? espero que esteja tudo bem, gostei da nova tag, muito legal a dica! Sem duvida quando a gente começa blogar precisamos muito de ajuda! Bjinhosss parabéns pelos 3 anos de blog que venham muito mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kellen! Saudades de ti, Linda!
      Estou tentando ajudar as meninas iniciantes, pois eu não tive ajuda, me virei sozinha e sei muito bem como é complicado... Espero mesmo com minhas limitações (tenho muito o que aprender ainda!) ajudar.
      Beijinhos, Lindona!

      Excluir
  3. Padronizar as imagens é algo super útil, mas é uma pena que muitas blogueiras não usam. Um post fica bem mais desvalorizado visualmente quando se tem uma imagem de 600px e outra abaixo com 1000px, por exemplo. O que mais me admira é o fato de até algumas blogueiras super tops não padronizarem as imagens dos posts (acho que elas devem ler este post rsrs). Eu não tenho o Photoscape. Acabei de trocar meu computador e ainda não baixei e nem quero baixar. Já usei bastante e não gostei dele. Quero o Photoshop, pois, pra mim, esse sim vai deixar as imagens dos posts melhores. E quanto a padronização, eu uso um código de html que quando eu coloca a imagem no blogger, automaticamente, a imagem ficará com o tamanho que eu quero (no caso 600px). Essa forma que eu uso é mais simples!

    Jéssica do blog donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Jéssica... Eu mesma tenho posts mais antigos (vou tentar arrumar aos poucos agora nas férias) totalmente fora da padronização, e só agora que estou mudando com os posts recentes. Eu uso o PhotoScape e gosto muito, apesar de eu saber das limitações do programa... Contudo ele já deu uma certa melhorada e por isso, ainda uso. Já tentei usar o Photoshop e não consegui, achei muito complicado, porém vou tentar aprender nas férias e se, finalmente, eu conseguir mexer bem, trago esta ferramenta para cá também. Eu trouxe o PhotoScape porque uso e porque sei que é mais fácil de mexer para quem está apenas iniciando. Conheço o tutorial em HTML para deixar as imagens do mesmo tamanho, mas ele é indicado mais para ajustar a largura, pois, uma vez que mexemos na altura, a imagem pode ficar horrível. Sendo assim, ainda prefiro ajustar manualmente mesmo a imagem, além de colocar o nome do meu blog e a sereizinha nas minhas imagens.
      Beijinhos!

      Excluir
  4. amei a postagem, vou baixar este programa.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado, Helen! Vou sempre postar dicas aqui, viu?
      Beijo, Linda!

      Excluir
  5. Gostei da dica eu não sei mexer muito bem mais a gente aprende beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou complicado de entender, Amiga? Eu posso fazer depois outro post dando mais dicas sobre imagens, viu?
      Xero!

      Excluir

• Os coments são moderados para eu responder todos.
• Comente sobre a postagem.
• Sua opinião, sugestão, dica e alerta são bem-vindos!