RÓTULOS!

Sabe aquela mania horrorosa de definir as pessoas por uma característica - o tal rótulo????
Aquele velho hábito de achar que se a pessoa não se enquadra em determinado padrão aceito socialmente, ela fatalmente será rotulada????
Pois é exatamente sobre isso que irei escrever.
Começando com o conceito de RÓTULO, retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%B3tulo
"Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem. O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações acerca deste. É uma forma de dar alguma vida a uma embalagem."
É muito comum e corriqueiro, que o ser humano, por uma questão cultural, rotule outras pessoas, por sua forma de se comportar, pensar, reagir aos acontecimentos, por suas sensações em determinadas circunstâncias, por suas crenças, valores e costumes, sem ponderar sobre as consequências que esse rótulo traz para aquele indivíduo que foi rotulado.
O rótulo por ter um caráter redutor, acaba limitando e simplificando a existência humana, portanto, ninguém deve ser considerado como um produto exposto numa prateleira, pois cada indivíduo está em constante desenvolvimento, evolução e interação com seus semelhantes.
Porém, é cada vez maior o número de pessoas que vivem de acordo com um script e que acreditam que o rótulo atribuído a si mesmos é a mais pura verdade e realidade que devem viver diariamente.
Essas pessoas que se deixam levar pelo rótulo, que em algum momento da vida lhe foi atribuído, se tornam um personagem, vestem um figurino, representam um único papel social e totalmente artificial, perdendo a autenticidade e distanciando-se de sua essência mais pura e natural.
Esquecem que desempenham diversos papéis durante sua vida: filho, irmão, pai, namorado, marido, trabalhador, colega, etc. Tudo isso, constitui apenas uma pequena parcela na existência humana.
Infelizmente, o resultado disso é desolador, pois quem já tentou remover o rótulo de uma embalagem, sabe a dificuldade que é. Requer muito esforço e persistência para que seja retirado.
Lembre-se: rótulos foram feitos para embalagens, e não para pessoas. Estas devem ser encaradas em sua totalidade = mente, corpo, alma, relações, emoções, pensamentos, etc.
O ser humano é muito complexo, para ser negligenciado, e seria uma imprudência estreitar e restringir a compreensão sobre um indivíduo, analisando-o somente por um prisma, deixando de perceber o potencial infinito que existe naquele ser único e singular.
Seria o mesmo que tentar enxergar toda paisagem pelo buraco da fechadura.....
.

Post Anterior Próximo Post
4 Comments
  • Vidasimples- BY Valéria santana
    Vidasimples- BY Valéria santana julho 15, 2015

    Super concordo com tudo que foi escrito,mais acredito que pessoas não estão preparadas para deixar seus rótulos de lado e viver como ela mesma deveria ser, cada vez mais as pessoas se escondem naquilo que elas não são para serem aceitas numa sociedade de Status.
    Amei o post !
    Já temos post novo no Blog e ficarei Feliz com sua presença por lá :
    http://byvaleriasantana.blogspot.com.br/2015/07/resenha-um-esfoliante-pra-chamar-de-meu.html
    Beijinhos

  • O Outro Lado da Raposa
    O Outro Lado da Raposa julho 15, 2015

    Se tem uma coisa que me irrita é quando alguém fala: "aquele japa" ou "a japa". Mesmo se a pessoa é brasileira ou de qualquer outro lugar, sabe?
    Ou então, "só porque é mulher tem que saber cozinhar e cuidar da casa".
    Enfim, todos esses esteriótipos e rótulos me irritam muito!

    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

  • Unknown
    Unknown julho 15, 2015

    Super amei seu post! Te espero no meu blog, super beijos <3

    http://blogbaudefeminices.blogspot.com.br/

  • Regiane Siricutico
    Regiane Siricutico julho 21, 2015

    Oi Sil... passei para te prestigiar... lindo post. Parabéns. Uma linda semana cheia de inspirações. Com carinho da fã... Rê.

Deixe seu Comentário
comment url