Tipos de Shampoo e suas funções




  Encontramos no mercado uma enorme variedade de shampoos, porém, você sabe para que serve cada tipo de shampoo? Ou é daquelas que acha que shampoo é tudo igual e o único papel dele é limpar? Não é bem assim e nesse post eu vou te explicar!

Além de promover a limpeza do couro cabeludo e dos fios, os shampoos também têm a função de preparar o nosso cabelo para receber algum tratamento. Isso mesmo, preparar. Afinal, nenhum cabelo pode ser tratado se estiver sujo. Os Shampoos têm como principal ingrediente os tensoativos (ou surfactantes), moléculas de ação detergente e que são capazes de interagir com a água, óleos, silicones insolúveis, etc. Mas, claro, o uso exagerado de shampoo pode resultar em um cabelo opaco e difícil de pentear, então, o ideal é aplicar o shampoo apenas duas vezes durante a lavagem: a primeira para remover a sujeira e a segunda para prepara-lo para o próximo passo.

TIPOS DE SHAMPOO:

Shampoo anti resíduos: Esse tipo de shampoo possui o PH em torno de 8,0 (alcalino), sendo assim, abre as cutículas dos cabelos. Também é altamente carregado por tensoativos e limpa mais os fios que os shampoos comuns, por isso só pode ser usado a cada 15 dias ou uma vez ao mês. Se você possui algum tipo de química no cabelo que tem a função de selar os fios, deve evitar seu uso. Ou, se possuí cabelos extremamente secos, deve usá-lo antes de algum tratamento, como hidratação, nutrição ou reconstrução.

Shampoos Transparentes: Esse tipo de shampoo pode ser transparente ou possuir alguma cor, como os shampoos de bebê. Também é capaz de limpar bem os fios, já que possui mais agentes de limpeza do que condicionantes. Os Shampoos de bebê possuem PH 7,2, mesmo PH da lágrima, por isso os olhos dos pequenos não ardem. Porém, se adultos usarem esse tipo de shampoo com muita frequência pode haver ressecamento.

Shampoos leitosos: Esse tipo de shampoo possui baixo poder de limpeza, e geralmente são destinados à algum tipo de tratamento especifico, como anti caspas, por exemplo.

Shampoos perolados: Esse tipo de shampoo não promove uma limpeza tão boa, pois, possuem mais agentes condicionantes e silicones do que agentes detergentes. E também é um shampoo para tratamento.

Shampoos sem sulfato: Esse tipo de shampoo vem sendo muito procurado e usado ultimamente. Não possuem nenhum tipo de surfactantes derivados de sulfatos, moléculas usadas por possuírem um baixo custo para a indústria, alto poder de limpeza e produzem ótima espuma. Porém, muitas vezes, podem causar ressecamento.
Os shampoos sem sulfato não possuem esse tipo de molécula, sendo assim, promovem uma limpeza mais suave, evitando o ressecamento dos fios e desbotamento da cor.

Shampoos sem sal: O sal referido é o cloreto de sódio (sal de cozinha), ele é usado para engrossar a mistura. A quantidade usada não faz mal aos cabelos, pois é mínima. E mesmo que não fosse, o sal é solúvel em água, ou seja, ao enxaguar os cabelos o sal vai embora.


Esse foi o meu primeiro post aqui no Solteiras Noivas Casadas, e estarei aqui toda Sexta-Feira falando sobre Moda, beleza e dicas em geral. Espero que gostem!


Me acompanhe também no instagram: @simplesbellablog
2 Comentário(s)
Comentário(s)

2 comentários:

  1. Gostei da dica do shampoo anti-residuos, tenho o cabelo muito seco!
    Bjus

    changeable-girl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

• Os coments são moderados para eu responder todos.
• Comente sobre a postagem.
• Sua opinião, sugestão, dica e alerta são bem-vindos!