Tipos de shampoo e suas funções

Tipos de shampoo

Você sabe identificar os diferentes tipos de shampoo e suas funções? Encontramos no mercado uma variedade tão grande de shampoos, que fica até difícil saber qual tipo de shampoo escolher, não é mesmo?

Além de promover a limpeza do couro cabeludo e dos fios, os shampoos também têm a função de preparar o nosso cabelo para receber algum tratamento. Isso mesmo, preparar. Afinal, nenhum cabelo pode ser tratado se estiver sujo. Os shampoos têm como principal ingrediente os tensoativos (ou surfactantes), moléculas de ação detergente e que são capazes de interagir com a água, óleos, silicones insolúveis etc. Mas, claro, o uso exagerado de shampoo ou erros na hora de lavar os cabelos podem resultar em um cabelo opaco e difícil de pentear, então, o ideal é aplicar o shampoo apenas duas vezes durante a lavagem: a primeira para remover a sujeira e a segunda para prepará-lo para o próximo passo.



Mas e então, você sabe para que serve cada tipo de shampoo? Ou é daquelas que acha que shampoo é tudo igual e o único papel dele é limpar os cabelos? Não é bem assim e nesse post eu vou te explicar!

Tipos de shampoo e suas funções


Cada tipo de shampoo tem uma composição e serve para determinado fim. Por isso, é importante inteirar-se de cada um dos tipos de shampoo existentes.

Tipos de shampoo

Confira abaixo e veja qual os tipos de shampoo e suas funções:


Shampoo anti resíduos


Esse tipo de shampoo possui o PH em torno de 8,0 (alcalino), sendo assim, abre as cutículas dos cabelos. Também é altamente carregado por tensoativos e limpa mais os fios que os shampoos comuns, por isso só pode ser usado a cada 15 dias ou uma vez ao mês. Se você possui algum tipo de química no cabelo que tem a função de selar os fios, deve evitar seu uso. Ou, se possuí cabelos extremamente secos, deve usá-lo antes de algum tratamento, como hidratação, nutrição ou reconstrução. 

Shampoos Transparentes


Esse tipo de shampoo pode ser transparente ou possuir alguma cor, como os shampoos de bebê. Também é capaz de limpar bem os fios, já que possui mais agentes de limpeza do que condicionantes. Os shampoos de bebê possuem PH 7,2, mesmo PH da lágrima, por isso os olhos dos pequenos não ardem. Porém, se adultos usarem esse tipo de shampoo com muita frequência pode haver ressecamento. 

Shampoos leitosos


Esse tipo de shampoo possui baixo poder de limpeza, e geralmente são destinados à algum tipo de tratamento especifico, como anti caspas, por exemplo.



Tipos de shampoo

Shampoos perolados


Esse tipo de shampoo não promove uma limpeza tão boa dos cabelos, pois, possuem mais agentes condicionantes e silicones do que agentes detergentes. E também é um shampoo para tratamento. 

Shampoos sem sulfato


Esse tipo de shampoo vem sendo muito procurado e usado ultimamente. Não possuem nenhum tipo de surfactantes derivados de sulfatos, moléculas usadas por possuírem um baixo custo para a indústria, alto poder de limpeza e produzem ótima espuma. Porém, muitas vezes, podem ressecar e ocasionar erros que estragam seus cabelos sem você saber .

Os shampoos sem sulfato não possuem esse tipo de molécula, sendo assim, promovem uma limpeza mais suave, evitando o ressecamento dos fios e desbotamento da cor do cabelo. 

Shampoos sem sal


O sal referido é o cloreto de sódio (sal de cozinha), ele é usado para engrossar a mistura. A quantidade usada não faz mal aos cabelos, pois é mínima. E mesmo que não fosse, o sal é solúvel em água, ou seja, ao enxaguar os cabelos o sal vai embora.



Então, agora que você já sabe os tipos de shampoo e suas funções, ficou mais fácil escolher o shampoo ideal para os seus cabelos?

Beijos! Fiquem com Deus!
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url