VOCÊ sabia que o SPAM pode gerar punição para seu blog?



VOCÊ sabia que o SPAM pode gerar punição para seu blog?

Pois é, o Google recomenda algumas práticas para blogueiros em geral e proprietários de sites, a fim de que não sejam violadas as diretrizes (política de uso) e assim evitar punições.

Isso significa que seu blog pode entrar para a lista negra do Google, sem sequer você perceber.

Isso ocorre nos casos dos famosos e famigerados SPAM.

O Google considera as seguintes medidas:

a) Pode enviar um aviso á você sobre isso, se considerar que seu blog ou site é qualificado o suficiente e não há necessidade de tomar qualquer ação contra o seu blog ou site;
b) Pode em alguns casos fazer a completa remoção de um blog ou site dos resultados de pesquisa do Google.

No entanto, se seu blog ou site contiver muito spam gerado por usuários, isso pode afetar a avaliação em questão, fazendo com que eventualmente o Google realize uma ação manual contra todo o blog ou site.

Sabe quais as formas de spam que normalmente são mais comuns?

1.º - Comentários no blog;
2.º - Postagens com spam em fóruns de discussão;
3.º - Contas com spam em hosts gratuitos.

Como o conteúdo com spam gerado por usuários pode poluir os resultados de pesquisa do Google, recomenda-se que você monitore ativamente e remova esse tipo de spam de seu blog ou site. Veja algumas dicas de como impedir o abuso das áreas públicas de seu site:
  • Pense duas vezes antes de ativar os comentários ou um livro de visitas - Páginas lotadas de spam não fornecem aos usuários uma boa impressão do site. Se esses recursos não acrescentam muito valor aos usuários ou se você não terá tempo para monitorar regularmente os comentários, considere desativá-los. A maioria dos softwares de blog, como o Blogger, permite desativar comentários para postagens individuais.
  • Ative a moderação de comentários e na criação de perfis - A moderação de comentários faz com que nenhum comentário apareça no site até que seja analisado e aprovado. Isso fará com que você gaste mais tempo monitorando os comentários, mas melhorará a experiência do usuário para seus visitantes.
  • Utilize ferramentas AntiSpam - Muitos sistemas de comentários exigem que os usuários provem que são pessoas reais, não um mecanismo de spamming indesejado. Geralmente, o usuário recebe uma imagem distorcida (um CAPTCHA) e tem de digitar as letras ou números que vê na imagem. Alguns sistemas CAPTCHA também são compatíveis com CAPTCHAs de áudio. É uma maneira eficaz de evitar spams de comentários. Ao usar o reCAPTCHA, você não só protege o seu site dos criadores de spam como ajuda a digitalizar os livros do mundo.
  • Utilize uma lista negra para evitar spamming - Quando encontrar um único perfil com spam, torne fácil a remoção de quaisquer outros. Por exemplo, se você identificar vários perfis com spam provenientes do mesmo endereço IP, será possível adicionar esse endereço IP a uma lista de proibição permanente.
  • Monitore o site em busca de conteúdo com spam - Uma das melhores ferramentas para isso são os Alertas do Google. Configure o site: consulte-o usando palavras-chave comerciais ou adultas que você não espera que sejam vistas no seu site. Os Alertas do Google também são uma ótima ferramenta para ajudar a detectar páginas invadidas. A página Palavras-chave no Search Console lista palavras-chave significativas encontradas em seu site, por isso é bom verificar isso regularmente em busca de vocabulário inesperado e volátil.
  • Monitore o desempenho do seu site e otimize os tempos de carregamento - A meta do Google é fornecer aos usuários resultados mais relevantes e uma ótima experiência. Sites mais rápidos aumentam a satisfação do usuário e melhoram a qualidade geral da Web (especialmente para os usuários com conexões lentas com a Internet). Pretendo escrever mais sobre o monitoramento no post da próxima semana. Sendo assim, fique de olho e não perca mais dicas, ok. E qualquer dúvida, estou á disposição lá no meu blog - http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

Sigam-me também nas minhas Redes Sociais:


Google+: Silvana Haddad


Texto protegido pela Lei nº 9610/98 - Direitos autorais.

2 Comentário(s)
Comentário(s)

2 comentários:

  1. Oi flor , achei muito interessante seu post , não sabia disso , agora vou ficar atenta !
    Seguindo seu blog !
    Um beijo
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, ainda não tinha ouvido falar nisso. O que é Contas com spam em hosts gratuitos?

    ResponderExcluir

• Os coments são moderados para eu responder todos.
• Comente sobre a postagem.
• Sua opinião, sugestão, dica e alerta são bem-vindos!