Desmembrando a cozinha - projeto Organizar sem Procrastinar.




Olá, mulherada, sei que vocês estavam loucas para chegar a segunda-feira, o nosso dia oficial de organizar a cozinha para ter um Dezembro lindão com uma cozinha renovada. Como eu havia prometido, hoje iremos desmembrar a cozinha em parte e avaliar a nossa real necessidade.


Então pega o Tablet, o notebook ou o celular e vamos para a cozinha seguir o passo-a-passo. 


1- Esvaziando os armários

É dificil saber o que exatamente tem nos armários até ter tudo em vista. Retire TUDO de dentro dos armários ( Primeiros os armários , depois gavetas ) coloque em cima da mesa ou da pia.

10 minutos para realizar essa tarefa 



2- Real Necessidade das coisas

Antes de qualquer coisa, é bom avaliarmos se realmente precisamos de certos utensílios, alguns potinhos de guardar mantimentos que se perderam da tampas ou estão trincados, panelas velhas que nem de longe fazem comida boa, talheres sem par, facas sem cortes, copos trincados, e etc. 

Tudo isso é lixo habitando na sua cozinha que por falta de coragem ainda guardamos. Se você pudesse enxergar de olhos fechados, eu diria pra fechar os olhos e ir jogando tudo isso fora, mas como não temos como fazer isso de olhos fechados, vamos ter que desapegar MESMO. 

Abrir mão dessas coisas quebradas que não usamos e só fazem volume nos armários. Na lista abaixo com certeza tem itens que tem dentro da sua cozinha e que devem ir para doação ( se tiver em bom estado ) ou para o lixo. 

Tappewares sem tampas, trincados ou manchados. 
Potes de alimentos que guardamos para reutilizar (como potes de requeijão ou manteiga e os de sorvetes)
Copos trincados
Pratos de plásticos velhos
Bacias rachadas 
Talheres velhos e sem par
Facas oxidadas 
Panos de cozinha manchados ou rasgados
Panos de mesa rasgados ou manchados
Garrafas velhas
PANELAS VELHAS

LIXO É LIXO, não pense que " Ah! eu poderia usar isso para fazer aquilo " Nunca fazemos e só resta ficar acumulando coisas. 

10 minutos para realizar essa tarefa 







3- Limpar

Depois que jogamos tudo que não serve mais para nós vamos lavar todas as coisas que vão ficar nos armários, começando pelos próprios armários.

- usando um multi-uso com um pano, limpe todos os armários, depois seque com um guardanapo seco. Inclusive as portas e puxadores. 

10 minutos para realizar essa tarefa 



4- Guardando as coisas 

Com tudo lavado está na hora de organizar dentro dos armários.

Dê prioridades para as coisas com uso frequentes nos armários de fácil acesso. 

Pratos, copos, xícaras e canecas deve estar no alcance de todos, pensando também na altura de crianças (que já tem idade para ajudar na cozinha)

Panelas devem ficar próximo ao fogão, normalmente perto da pia. 

Eletrodomésticos que usamos com menos frequência podem ser guardados no alto, como liquidificados, batedeiras, multiprocessador e etc. 

O maior espaço dentro dos armários devem ser dos queridinhos potinhos (tappewares) todos fechados do maior para o menor. 

10 minutos para realizar essa tarefa 



5- Guardando os alimentos. 

Alimentos que podem ser guardados fora da geladeira precisam estar bem fechados para uma conservação melhor.

Alimentos com data de validade mais longa podem ser guardados no fundo do armário, se puder organizar pacotes aberto dentro de um tappeware com tampa é melhor para conservar. 

Alimentos de uso frequente como café, açúcar, sal, achocolatado e os demais, podem ser guardados dentro de vidros ou potes transparentes na parte da frente dos armários. 

Alimentos comprados por impulso que você sabe que não vai usar, DOE, não tem porque deixar o alimento estragar. 

15 minutos para realizar essa tarefa 

________________________________________


Ufa, não foi difícil vai! O grosso já foi. Agora podemos descansar e esperar a próxima segunda-feira para dar continuidade ao projeto de uma cozinha nova para Dezembro. 



Siga-me no Blog:


Texto protegido pela Lei nº 9610/98 - Direitos autorais.
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url