Desperdício de Alimentos?




Isso é muito comum e mesmo a pessoa sendo mais centrada e cuidadosa, pelo menos, 4% do que ela compra, vai parar no lixo. Isso é um absurdo nos dias de hoje que vivemos sobre inflação e fome em nosso pais.

Como prometi, o tema sobre alimentação. Algumas dicas de como evitar o desperdício, lembrando que nenhuma mudança acontece do dia para a noite, este é um processo gradual que vai requerer atenção e dedicação da dona de casa.




1- Resto de ontem

Mesmo essa dica seja um tanto rejeitada por ser tão obvia, ela é ótima para reaproveitar as sobras de comidas deixadas na refeição anterior, evitando o desperdício e podendo se transformar até em um prato diferente.

Na minha casa, eu não tenho costume de fazer almoço porque o meu marido almoça no trabalho. Então, eu sempre como qualquer sobra do jantar da noite anterior. Porem, nos fins de semana que temos aquela preguiça chata de ficar na cozinha, eu sempre faço um picadinho com qualquer carne e legumes com arroz e feijão. O que sobrar desse almoço, na janta é transformado em um arroz temperado. 

Tudo o que eu cozinho é aproveitado 100% então, sempre que for mexer nas panelas, lembre sempre que tudo deve ser consumido na hora ou reaproveitado em outro prato para noite. Algo que possa ser diferente do almoço mas com os mesmo ingredientes.


2- Ir ao mercado com freqüência

Pode ser contraditório, mas ir ao mercado toda semana faz com que compramos apenas o que vamos consumir, essa forma pode ajudar você a adquirir apenas o necessário. Então, uma pequena lista dos ingredientes que você irá usar para montar o cardápio da semana irá deixar sua alimentação balanceada e sem perder nenhum alimento.

3- Monte seu cardápio semanal.

Como eu disse acima. Antes de ir ao mercado, não vá com uma lista das coisas que estão faltando, e sim das coisas que você precisa para preparar a alimentação da sua familia.

Compro proporções adequadas para cada membro. Por exemplo, moro apenas com meu marido, então na hora de congelar os bifes ou carnes em geral, eu divido sempre em dois, no maximo três porções. Na hora de preparar, é só retirar o saquinho com o alimento na medida certa e preparar. 

Nada de fazer porções à mais porque a barriga está mugindo de fome. Sabe aquele ditado " olho maior que a barriga" ? pois bem, mesmo com fome, você sempre vai comer a mesma medida de costume. Então, mesmo com fome, faça a porção que está acostumada, porque sua fome pode enganar e gerar desperdício. 


4- Ensinando as crianças

Espero que todos e todas se conscientize da atual situação do nosso pais. Desperdício de alimentos deveria ser crime, muitas pessoas passam fome ou só tem uma unica refeição ao dia. Ensine isso para seus filhos desde de pequenos. coloque no prato uma porção menor do que ele está acostumado a comer, se ele pedir mais, acrescente mais um pouco.

Evite atolar o prato do seu filho com a medida que você gostaria que ele comesse, além do seu filho se cansar só de ver o prato cheio, é certeza que algo vai sobrar. Então, sendo assim, coloque menos. É melhor repetir do que desperdiçar. 

E isso não serve apenas para as crianças.





Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url