Violência Contra a Mulher: Uma Abordagem Crucial para a Igualdade de Gênero

Hoje o assunto é muito sério: a Violência Contra a Mulher (tema, inclusive, abordado pelo Enem 2015).

Nós sabemos que muita coisa ruim acontece atualmente, mas esse assunto em especial toca com mais força na gente por sermos mulheres, por imaginarmos a nossa vida nas mesmas tristes condições que várias outras mulheres estão.

Convido a todos a lerem e refletirem sobre este artigo, que lança luz sobre essa questão crítica.

Violência Contra a Mulher: Uma Abordagem Crucial para a Igualdade de Gênero

A Campanha #ComigoNão: Uma Aliada Contra a Violência de Gênero


Vocês conhecem a campanha #ComigoNão contra a violência da mulher? A campanha busca conscientizar e alertar não somente as mulheres, mas toda a sociedade, para que tenhamos uma mudança na cultura desigual que hoje reflete em estatísticas alarmantes sobre a condição da mulher.

Através de parcerias com Centros de Referência em Apoio à Mulher e Casas de Abrigo a Mulheres vítimas de violência, a campanha espera proporcionar uma injeção de autoestima a mulheres que há muito tempo deixaram de sorrir e de tentar construir uma vida digna.

Desafios da Mulher na Sociedade Atual

A mulher merece ser reconhecida em todos os aspectos, e é aí que os problemas aparecem:

Desigualdade Salarial

No ambiente de trabalho, as mulheres ainda recebem salários inferiores aos dos homens desempenhando as mesmas funções.

Estigmatização em Casos de Estupro

Em casos de estupro, muitas vezes, a mulher é julgada por pessoas que sequer a conhecem. É vital destacar que a culpa não recai sobre a mulher com base em sua vestimenta ou comportamento, mas sim sobre o estuprador, que é, inequivocamente, um criminoso.

Necessidade de Respeito

Os homens, de forma geral, precisam demonstrar mais respeito pelas mulheres. Cantadas nas ruas são inapropriadas, embora alguns homens as considerem elogios. Tais abordagens nos fazem sentir ofendidas e inseguras.

Discriminação em Eventos Sociais

Já notaram como o "Open Bar" em festas frequentemente é exclusivo para as mulheres? Essa prática evidencia como somos tratadas como objetos em diversas situações.

Violência Doméstica

Muitas mulheres sofrem com a violência doméstica. Quando abordamos esse assunto, a situação se torna ainda mais séria. Imaginem a pessoa que costumava ser "o amor de suas vidas" se transformando em um agressor. Em muitos casos, isso resulta em assassinato, e é encorajador ver que tais crimes agora são enquadrados na Lei do Feminicídio e julgados com maior rigor.

A Injustiça do Julgamento

A roupa que uma mulher veste, seu comportamento em determinadas situações, ou os lugares que frequenta não justificam qualquer ato violento cometido por outra pessoa.

Violência Contra a Mulher: Uma Abordagem Crucial para a Igualdade de Gênero

O Papel Invisível das Mulheres na História


Frequentemente, ouvimos falar de 'Grandes Homens' que moldaram a sociedade como a conhecemos, mas talvez estejamos equivocados em nos acostumar com essa ideia.

Em primeiro lugar, muitas mulheres (um grande número, na verdade) tiveram papéis cruciais e protagonizaram inúmeros acontecimentos, descobertas e inovações ao longo da história. Em segundo lugar, uma sociedade moldada por 'Grandes Homens' naturalmente perpetuará a ideia de que eles devem desfrutar de privilégios, direitos ou funções que nos diferenciam das mulheres. Isso é inaceitável.

Homens e Mulheres são iguais em direitos, deveres e merecem, acima de tudo, o mesmo respeito.

Violência Contra a Mulher: Uma Abordagem Crucial para a Igualdade de Gênero

O Caminho para a Igualdade de Gênero


Refletindo sobre como isso afeta o cotidiano das mulheres, podemos concluir o seguinte: A verdadeira conquista da mulher na sociedade ocorrerá quando ela não mais temer andar sozinha nas ruas à noite ou quando puder frequentar festas, metrôs e eventos vestindo o que desejar, sem julgamento, abuso ou diminuição de sua dignidade.

Somente nesse momento teremos alcançado nosso lugar de direito na sociedade, sendo reconhecidas, respeitadas e, acima de tudo, em pé de igualdade com os homens.

Devemos assegurar que as mulheres sejam valorizadas da maneira que merecem, de modo que elas não precisem mais ocultar suas cicatrizes, sejam elas físicas ou emocionais, resultantes da falta de respeito e valor por parte dos homens. Em muitos casos, essas histórias permanecem silenciadas, mas saibam que sempre há uma mulher próxima a você que enfrentou ou enfrenta abuso ou agressão.
A Campanha #COMIGONÃO: Empoderando Mulheres para a Mudança

Foi com essa visão que nasceu a campanha #COMIGONÃO, cujo objetivo é mostrar às mulheres o seu poder, beleza, grande valor na sociedade e, sobretudo, sua capacidade de moldar seu próprio destino, quebrando as correntes da opressão e buscando uma nova realidade.

O lema dessas mulheres é claro: Comigo Não!

Comigo não, porque a vida de uma mulher, seu corpo e seu destino, pertencem apenas a ela.

Comigo não, porque nenhuma mulher merece ser vítima de abuso.

Comigo não, porque é preciso força e coragem para superar o medo e transformar uma realidade assustadora em algo que seja lembrado apenas como um capítulo do passado.

Apoie esta causa! Conheça a campanha #COMIGONÃO:

Lembre-se: quando você fica neutro(a) diante da opressão, você também se torna parte do problema.

Disque 180 e denuncie!

Violência Contra a Mulher: Uma Abordagem Crucial para a Igualdade de Gênero
  
Sigam-me também nas minhas Redes Sociais:

Facebook   |   Instagram   |   Pinterest

Texto protegido pela Lei nº 9610/98 - Direitos autorais.
Post Anterior Próximo Post
1 Comments
  • Valquíria Paula
    Valquíria Paula novembro 14, 2015

    Adorei a iniciativa, parabéns pelo belo trabalho e parceria! Bjsss

Deixe seu Comentário
comment url