O que é WHOIS?



Oi, meu Povo! Tudo bem?

Hoje o post é mais um do Dicas para Blogueiros, sobre o que é WHOIS e como nos proteger dele.

Semana passada deparei-me com algo angustiante que me fez ficar apavorada: em um dos grupos do Facebook o qual faço parte, estavam comentando em um post sobre um tal de "WHOIS", em como digitando-se nosso link do blog neste site estavam todos os nossos dados (nome completo, CPF, endereço, telefone). No mesmo instante, fui verificar, coloquei o endereço do meu blog em who.is e lá estavam todos os meus dados!!! Gente, surtei na hora! Tremia, fiquei nervosa, com medo... um misto de um monte de coisa.

Li nos comentários que onde compramos o domínio há a opção de pagar uma taxa para retirarem estes dados do ar. No meu caso, tenho meu domínio ".com" comprado com a Superdomínios e entrando em contato com eles, não cobraram taxa nenhuma. Me pediram de 24 a 48 horas de prazo para que os meus dados fossem retirados da internet e em menos de 24 horas não havia mais nada meu lá no WHOIS.

Sem fazer merchandising, mas já fazendo (rsrsrsrs...), super recomendo a empresa do meu domínio, pois sempre que entrei em contato, me responderam prontamente e nunca me deixaram na mão, inclusive, já os recomendei aqui no blog assim que comprei o meu domínio em 2013: Onde Comprar um Domínio para o seu Blog.

Conforme pesquisei, o WHOIS (expressão de língua inglesa “who is” cuja tradução literal para o português é: Quem é) é um protocolo voltado para consulta de informações sobre domínios. Diversas informações podem ser checadas através do WHOIS:

- Empresa que administra o registro do domínio (os dados apresentados serão a Razão Social, CNPJ, Nome, Endereço postal e Telefone);
- Dados do proprietário do domínio (os dados apresentados serão o Nome e CPF; no meu também continha telefone);
- DNS para o qual o domínio está direcionado.

Então eles podem sim deixar nossos dados na internet, viu? O negócio é entrar em contato com a empresa onde vocês compraram o seu domínio e pedir para retirarem seus dados do ar.

Quem não tem domínio e quiser adquirir, pode clicar no banner da Superdomínios.org e adquirir o seu.



Se quiserem acessar todas as dicas que já dei sobre blogs, acessem: Dicas Blogger.

E aí, Gente? Verificaram no who.is o link do blog de vocês? Deixe aqui o seu comentário a respeito!

1 Comentário(s)
Comentário(s)

Um comentário:

  1. Nos domínios .BR não dá pra fazer nada e os dados ficam expostos.

    ResponderExcluir

• Os coments são moderados para eu responder todos.
• Comente sobre a postagem.
• Sua opinião, sugestão, dica e alerta são bem-vindos!