10 Mitos e Verdades sobre a Menstruação

08 agosto 2017

Fala, Gente! Tudo bem?

Há algumas semanas, um tema bastante polêmico tomou conta das redes sociais: Rupi Kaur, poetisa feminista contemporânea, escritora e artista da palavra falada, que vive em Toronto, postou uma foto no seu Instagram com a calça manchada de sangue. Sua ideia era chamar a atenção para o fato de que a menstruação é algo natural na vida de toda mulher, porém a foto foi vetada.

Os termos do Instagram proíbem imagens ligadas à nudez, atos sexuais e violência e, como a foto de Rupi não remetia a nenhum desses elementos, esse episódio nos mostra que, ainda hoje, a menstruação é tida como tabu.

Por isso, selecionei 10 Mitos e Verdades sobre a Menstruação para tentar desmistificar alguns pontos que ainda são tidos como verdades. Confiram!
Leia também:
1. Malhar menstruada é a maior furada

Mito. Você pode se manter ativa mesmo no período menstrual, pois não existe nenhuma contraindicação no que diz respeito à prática de exercícios. “Se você se sente mais sensível durante essa época do mês, opte por diminuir a intensidade da malhação, mas continue firme no treino”, sugere Giselle Novaes, ginecologista do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro.


2. Suspender a menstruação faz mal à saúde

Mito. Desde que avaliado e orientado por um ginecologista, não há prejuízos em suspender a menstruação, seja por recomendação clínica, seja por desejo pessoal.

3. Exercícios intensos reduzem ou até suspendem o fluxo

Verdade. Atividade física vigorosa em excesso pode, sim, desregular os níveis hormonais e ocasionar uma alteração do ritmo menstrual. “Em alguns casos pode até haver total ausência da menstruação, que é o que chamamos de amenorreia”, diz Giselle. Por outro lado, a prática moderada de exercícios estimula o organismo a liberar endorfina, substância diretamente relacionada à diminuição do stress, o que ajuda a regular a menstruação.

4. Pisar no chão frio piora a cólica

Mito. A exposição às baixas temperaturas não influencia a intensidade da dor. “Também não é preciso abrir mão de nadar, tomar sorvete ou ingerir bebidas geladas”, esclarece a especialista.

5. A acne piora quando você está naqueles dias

Verdade. As alterações hormonais que ocorrem durante a menstruação aumentam a oleosidade da pele, favorecendo as pequenas erupções no rosto. “Um tratamento combinado entre o ginecologista e o dermatologista pode amenizar o problema”, garante Giselle.


6. É possível engravidar durante o período menstrual

Verdade. As chances de gravidez neste período são baixas, mas existem. Por isso, não deixe de usar um método contraceptivo – e que proteja contra doenças sexualmente transmissíveis, claro. Se for confortável para você e seu parceiro, não há problema algum em manter relações sexuais nessa fase.

7. Mulheres que moram ou trabalham juntas costumam menstruar ao mesmo tempo

Verdade. Aquelas que passam muito tempo juntas têm realmente a tendência de sincronizar seus ciclos menstruais. Por mais que busquem respostas, os especialistas ainda não sabem explicar exatamente por que isso ocorre.

8. Tomar sorvete ou ingerir bebidas geladas na menstruação pode causar hemorragias

Mito. Outra crendice popular sem qualquer base científica.

9. Mulheres virgens não podem usar absorvente interno

Mito. Não há restrições para o uso de absorvente interno e nem risco de se perder a virgindade. O ideal é que se a mulher ainda é virgem e queira usar este tipo de absorvente, deve procurar um profissional para orientá-la e tirar todas as dúvidas.

10. Depois da primeira menstruação a menina cresce muito pouco

Verdade. O que ocorre é que o estirão (fase de crescimento rápido) na menina, de forma geral, ocorre antes da primeira menstruação. Após a primeira menstruação o crescimento se torna mais lento podendo atingir, em média, 7 cm.


Então, Meninas e Meninos, já sabiam deste mitos e verdades que rodam a menstruação?

Beijos e fiquem com Deus!
Deixe seu Comentário
Postar um comentário

• Os coments são moderados para eu responder todos.
• Comente sobre a postagem.
• Sua opinião, sugestão, dica e alerta são bem-vindos!