Pílula anticoncepcional: usar ou não usar?



Boa tarde, lindezas ! Como vão ?

Hoje resolvi falar com vocês sobre saúde da mulher, um assunto que sempre deixamos de lado enquanto estamos solteiras, e só passamos a nos preocupar quando estamos noivas ou após o casamento. Afinal, usar ou não usar a pílula anticoncepcional?


Sabemos que a pílula anticoncepcional é a queridinha do chamado empoderamento feminino, mas também tem sido apontada como causadora de danos a nossa saúde física e, muitas vezes, até emocional, já que a grande maioria das pílulas têm efeitos colaterais que abrangem desde dor nos seios, e surgimento de trombose, até a aumento do apetite, compulsão por alimentos, enxaqueca e ansiedade.

Fonte: Pinterest 

Mas calma, não estou aqui para crucificar a pílula, de forma alguma. O objetivo desse post é poder informá-las dos benefícios e malefícios da pílula anticoncepcional e fazer com que a partir disso, você faça a sua escolha. Agora, veremos abaixo algumas informações que farão vocês pensarem e repensarem um pouco sobre o uso prolongado da pílula anticoncepcional.

1 - Usamos hormônios artificiais diariamente, porém somente somos férteis em média 5 dias por ciclo

Pense comigo, o uso da pílula anticoncepcional nos foi passado como um "milagre" da medicina moderna que pode prevenir uma gravidez indesejada de forma fácil e prática. Mas, então por que escolhemos esse método contraceptivo no qual precisamos ingerir uma dose de hormônios diariamente para prevenir uma possível gravidez, se a média de dias férteis que temos durante o mês, são apenas 5 dias? Concorda comigo que existem outros métodos contraceptivos com bem menos efeitos colaterais à nossa saúde?

Fonte: Pinterest 

Uma opção é sempre atrelar o método da tabelinha e conhecer também os dias que você está fértil. Para isso você pode acessar a calculadora do período fértil clicando abaixo.

Veja mais | Calculadora do período fértil |

2 - A mulher não deve ser a única responsável por sua fertilidade

A prevenção de uma gravidez indesejada não é única e exclusivamente responsabilidade da mulher, afinal a relação sexual precisa de duas pessoas para acontecer e ambas devem ter a responsabilidade de usar algum tipo de contraceptivo. Isto inclui o homem de ter responsabilidade também e não apenas a mulher, ou seja, o casal é responsável por sua fertilidade.

3 - O uso contínuo da pílula anticoncepcional diminui a libido das mulheres

Ao tomar qualquer tipo de anticoncepcional hormonal, como o anel, adesivo, implante ou injeção sua libido pode ficar alterada. Mas como? Esses métodos diminuem os níveis de testosterona, um hormônio importante para o desejo sexual. Viu como esse uso contínuo de hormônios podem impactar negativamente na nossa qualidade de vida?



Se você quer saber mais sobre os novos métodos contraceptivos hormonais, como o adesivo e o implante hormonal, veja as vantagens de desvantagens de cada um clicando abaixo.

Veja também | Métodos contraceptivos hormonais novos - vantagens e desvantagens |
Fonte: Pinterest 

4 - Mulheres que estiveram entre 30 e 35 anos não devem escolher a pílula como método contraceptivo

Estudos já apontam que as pílulas anticoncepcionais não são recomendados para mulheres com mais de 35 anos de idade que fumam ou que tenham caso de derrame/AVC/trombose na família, pois o risco de desenvolver essas doenças cardiovasculares pode aumentar.

Em resumo, quis alertar sobre os benefícios de não usar a pílula, porém já sabemos que ela continua sendo a queridinha das mulheres, pelo fato da praticidade e rapidez no resultado esperado. Mesmo assim, gostaria que vocês refletissem sobre tudo que falei e repensarem se mesmo com tantos efeitos colaterais, físicos e emocionais, que podemos desenvolver fazendo dela um uso continuo, será que vale a pena mesmo?

Aproveito que estamos falando sobre as pílulas anticoncepcionais e, consequentemente, sobre gravidez indesejada, e trago para vocês informações sobre o movimento "A vida é feita de escolhas"  (www.avidaefeitadeescolhas.com.br). A ideia central do movimento é trabalhar para que gravidez na adolescência seja fruto de uma escolha e não um “acidente”. As informações sobre comportamento, saúde e educação sexual estão tendo o respaldo de especialistas, como ginecologistas, sexólogos e educadores, tanto no site, como redes sociais e escolas.



Vamos papear mais um pouco? Me acompanhe nas redes sociais!

Post Anterior Próximo Post
19 Comments
  • ANA PAPELARIA
    ANA PAPELARIA setembro 23, 2017

    No momento estou em um dilema, pois sempre tomei pilula e lendo e pesquisando sobre eu estou tentando deixar ela de lado, tenho até usado um aplicativo pra ver se consigo controlar.
    Adorei seu post, super completo :)

    • Unknown
      Unknown setembro 27, 2017

      Oi, Paula. Fico feliz que tenha gostado ! Isso me incentiva à estar sempre produzir bons conteúdos. Beijos !

  • By Gleicy Martins
    By Gleicy Martins setembro 23, 2017

    Sofro com ovários policísticos desde os meus 13 anos. E desde então os médicos 'socaram' anticoncecional em mim. Alegando que é o único tratamento. Ultimamente estou vendo muitos relatos sobre os perigos dos anticoncecionais. E acabo ficando em um dilema. Amei seu post. É de grande ajuda para nós mulheres. Beijos

    • Unknown
      Unknown setembro 27, 2017

      Oi, lindona. Geralmente eles indicam os anticoncepcionais para quem tem a SOP, apenas por 3 meses. Fico feliz que tenha gostado também, beijos !

  • Carol Justo
    Carol Justo setembro 23, 2017

    Eu adorei esse post, é super informativo.
    Eu não uso mais o anticoncepcional porque me faz mal. Eu fico muito irritada, a menstruação desregula, a libido nem existe então prefiro nem usar, porque estou usando para evitar gravidez sendo que nem sexo eu faço quando uso a pílula.
    Pra mim deveria ser vendida a pílula anticoncepcional para o homem, assim diminuiria o efeito e os problemas que podem ocasionar na mulher visto que o casal poderia dividir o uso, durante determinado período o homem toma e no outro período a mulher toma, assim diminuiria os riscos para a mulher.

    O anticonceptivo foi criado para homens, ele existe, mas por causar OS MESMOS EFEITOS colaterais que causa na mulher ela não foi permitida por risco de saúde... Nossa sociedade é ótima, sqn

    Eu já fui em um ginecologista porém ele me receitou o anticoncepcional injetável o que foi pior ainda pro meu corpo. As vezes eu acho que ginecologistas nos odeiam, eles só receitam um anticoncepcional e se você volta e diz que aquele te …

    • Unknown
      Unknown setembro 27, 2017

      Oi, Carol. Super concordo sobre a pílula para o homem, acho que ajudaria e muito e sobre os ginecologistas, infelizmente, eles prescrevem, muitas vezes, sem fundamentos. A minha médica tirou por quê eu sentia fortes dores nos seios,fora os outros sintomas, era horrível.

    • Unknown
      Unknown setembro 27, 2017

      Este comentário foi removido pelo autor.

  • Cibele Lima
    Cibele Lima setembro 23, 2017

    Bem esclarecedor. Eu nunca usei, desde a adolescência e mesmo agora casada, nunca usei e na minha opinião acho que não faz muito bem para a saúde tomar com muita frequência. Eu tenho 1 filho somente e meu marido optou por fazer vasectomia, pois não queremos mais filhos, ele mesmo não queria que eu tomasse remédio por não fazer bem. bjo

    • Unknown
      Unknown setembro 27, 2017

      Cibele, achei digna a atitude do seu marido. Parabéns !

  • Anônimo
    Anônimo setembro 23, 2017

    É um bom post, estudo biomedicina e passei por varias palestras e estudos pra decidir ou não tomar, no meu caso eu tomo porque meu corpo precisa já que já passei até quase 5 meses sem menstruar. Tenho estudado cada vez mais sobre o anticoncepcional já que talvez faça mestrado e doutorado em farmacologia, algo que ainda preciso decidir, mas estudar nunca é demais e percebi que deveria se escolher o melhor pro meu tipo de corpo, cada mulher tem um ciclo e até mesmo com diferentes cargas hormonais, então tende a variar muito quanto a isso, fico meio triste vendo pessoas escolherem seus próprios anticoncepcionais principalmente porque isso é bem grave então toda vez que alguém me pergunta sobre indico falar com uma mulher profissional da área, já que isso é bem melhor quando conversado assim, porque tem que vê se a família tem problemas genéticos, tendencia a doenças, tudo, não sair tomando, nenhum remédio deve ser feito assim, eu mesma na consulta foi descartado vários porque minha famíl…

    • Unknown
      Unknown setembro 27, 2017

      Oi, Daianny. Com certeza procurar um profissional é a melhor opção, por isso que mencionei o Movimento a Vida é feita de Escolhas, uma ação de ginecologistas que informa sobre os mais diversos métodos contraceptivos, incluindo a pílula anticoncepcional. Sobre a questão genética e familiar, já é consenso médico que mulheres a partir de 35 anos não devem tomar, mesmo que não tenham histórico familiar de doença trombolítica ou outra semelhante. Beijos !

  • Eu meus livros e você
    Eu meus livros e você setembro 23, 2017

    Gostei do post. Acho que usar ou não usar vai depende de cada uma. Tipo de você ver que esta lhe fazendo mal melhor parar. Use camisinha

    • Unknown
      Unknown setembro 27, 2017

      Oi, Nilton. Fico feliz que tenha gostado !

  • Brunella Vettorato
    Brunella Vettorato setembro 24, 2017

    Eu nunca usei a pílula , me sinto muito mal ao toma-la depois que ganhei meu filho eu parei . Tá muito esclarecedor o post.

    • Unknown
      Unknown setembro 27, 2017

      Oi, linda. Fico feliz que tenha gostado !

  • Andy
    Andy setembro 24, 2017

    Muito interessante você fazer uma matéria sobre esse tema, eu gostei das dicas. Atualmente eu tomo anticoncepcional mas não pretendo tomar sempre!
    www.calabocaandy.com

    • Unknown
      Unknown setembro 27, 2017

      Oi, Andy. Que bom que gostou !

  • Jana Silva
    Jana Silva setembro 26, 2017

    Eu não faço mais uso do anticoncepcional, isso porque a partir do momento que comecei a tomar ele injetavel , fiquei com ovários policisticos. Mas sim , concordo totalmente que a prevenção é uma responsabilidade do casal ♥ amei o Post ,super informativo ,é um tema que tem que ser realmente debatido .

    • Unknown
      Unknown setembro 27, 2017

      Oi, Jana. Com certeza, informação nunca é demais ! Abraços !

Deixe seu Comentário
comment url