Qual a diferença entre Azul Tiffany e Verde Tiffany?

Qual a diferença entre azul Tiffany e verde Tiffany? Qual a cor verdadeira: azul Tiffany ou verde Tiffany? Estas são perguntas que não querem calar, principalmente no mundo da decoração, da moda e dos casamentos...  Por isso, estou aqui para tentar sanar este empasse entre as cores: azul Tiffany e verde Tiffany.

Fiz este post mostrando a cor Tiffany verdadeira (sim, existe uma cor falsa e outra de verdade), disponibilizei duas paletas de cores Tiffany e inspirações com a cor!

Mas primeiro, um pouquinho de história...

A história da cor azul Tiffany que virou uma marca. Ou da marca que virou uma cor....


diferença entre Azul Tiffany e Verde Tiffany

Sim, o "Tiffany" é uma marca registrada, mais precisamente o “Azul Tiffany” (Tiffany Blue). Apesar da marca ter sido inaugurada em 1837, a história da cor começou mesmo no ano de 1845, quando Charles Lewis Tiffany, o criador da Tiffany & Co. (que tem uma história de sucesso no mercado de luxo), escolheu o peculiar azul turquesa para estampar a capa do Blue Book, o catálogo anual da coleção de joias de sua loja, situada na Broadway, em Nova Iorque.

verde tiffany ou azul tiffany

Azul Tiffany é uma cor vibrante e chamativa que lembra o tom de verde presente nas embalagens e caixas usadas pela empresa de joalheria Tiffany & Co. Esta cor é reconhecida por ser associada ao luxo e ao glamour e é muitas vezes usada em designs gráficos, decoração de interiores e em acessórios de moda, como bolsas e sapatos, e é muito usada também na paleta de cores de casamentos. Azul Tiffany é uma cor versátil que pode ser usada em combinação com uma ampla variedade de outras cores e pode ser usada tanto em contextos formais quanto informais.

Não existem provas a respeito, contudo dizem que a cor foi escolhida devido à popularidade das joias de cor turquesa na época. De qualquer forma, a cor Azul Tiffany ficou logo associada à marca e ganhou um status de luxo e sofisticação, principalmente após o lançamento das alianças de diamante feitas à mão, em 1886.

A aliança era entregue na delicada caixa de presente e icônica embalagem, a “Tiffany Blue Box”, que, após a associação com o anel, tornou-se tão cobiçada quanto a joia, independente do seu conteúdo.

Azul Tiffany


Em 2001, uma parceria da grife com a PANTONE (empresa norte-americana escolhe todo ano uma cor de destaque), transformou o luxuoso azul em uma cor exclusiva, registrada e secreta, afim de que a cor fosse instantaneamente reconhecida, independente de onde fosse reproduzida. Assim foi criado o “Azul 1837”, que recebeu este nome em homenagem ao ano de inauguração da primeira loja.

pantone Azul Tiffany

Porém nem adianta pegar sua cartela PANTONE para tentar achar o código da cor Azul Tiffany, porque a cor não é impressa nos catálogos, nem disponibilizada para comercialização. A fórmula da sua produção, através da mistura dos pigmentos também é mantida em segredo. Eu fui no site da empresa, www.pantone.com, procurei pela cor, e, realmente, não consegui encontrar.

Qual a diferença entre Azul Tiffany e Verde Tiffany?


Agora que já sabem da história, vamos às conclusões:

- Há muitas variações para a cor: turquesa (turquoise), verde-água, azul-piscina, ciano (cyan), aqua (acqua), menta (mint), aquamarine, azul esverdeado, entre outras denominações.

Aqui no blog eu já falei do azul tiffany, mas como verde-água: Casamento Verde-água e Branco, e também fiz outro post sobre o assunto aqui: Casamento Verde-Água e Dourado.

- A cor é muito confundida por receber tantos nomes e tantas nuances, mas o Tiffany é um azul esverdeado como podemos ver na caixa da marca.

verde tiffany ou azul tiffany


- Há várias paletas que mostram variações da cor, da mais clara para a mais escura, mas o Tiffany é único.

- Não existe verde Tiffany, a cor verdadeira é o azul Tiffany, que se caracteriza como um azul esverdeado.

- Alguns acreditam que o significado de azul Tiffany está ligado à lealdade, espiritualidade e aos ideais, e remete à limpeza, conforto, sofisticação e harmonia.

- Sua tonalidade frequentemente relacionada ao oceano, transmite paz e tranquilidade. Quando relacionada à piscina, sua cor evoca a sensação de um refúgio tropical, criando uma atmosfera relaxante e luxuosa à beira da água. Na moda, o Azul Tiffany é uma escolha elegante para vestidos de festa, ternos e acessórios, adicionando um toque de sofisticação a qualquer look. Em decoração de interiores, essa tonalidade é frequentemente utilizada em espaços de estar e quartos, criando ambientes serenos e acolhedores. E quando se trata de casamentos, o Azul Tiffany é uma escolha popular para temas náuticos ou de praia, adicionando um toque de romance e serenidade à celebração do amor.

Qual é a cor da Tiffany?  


Mesmo conhecendo as particularidades da cor azul Tiffany, não é uma tarefa muito fácil separar as cores azuis e verdes, e, por vezes, ainda confunde-se a cor chamando-a de verde Tiffany.

Vamos fazer um pequeno teste: Você pode dizer quais dos cinco são azuis e quais são verdes na grade abaixo?

Azul Tiffany ou Verde Tiffany

Primeiro, vamos entender que a cor não é uma coisa puramente objetiva (todos nós a interpretamos de maneira diferente. Consequentemente, ilusões de ótica existem e podem nos deixar em desacordo.) Portanto, se você vir azul, mas seu amigo vir verde (ou vice-versa), não se preocupe. Se você não consegue distinguir as pequenas mudanças na cor, não é um sinal de deficiência de visão de cores ou daltonismo . Tudo se resume à percepção do cérebro.

Como Stephen Hannan, Diretor de Serviços Clínicos da Optical Express, explica : "A luz entra no olho e atinge a retina, que é o tecido sensível à luz na parte posterior do olho. A luz é convertida em um sinal elétrico que viaja ao longo do nervo óptico até o córtex visual no cérebro. O cérebro faz sua própria interpretação única desse sinal elétrico."

Dito isso, existe uma resposta tecnicamente correta. Tudo se resume ao espectro RGB, que divide a composição de luz vermelha, verde e azul de cada cor.

Aqui estão as pontuações RGB para as cinco cores acima (da esquerda para a direita):

1. R23, G103, B150 - o que torna o tom azul

2. R0, G122, B116 - o que torna a tonalidade verde

3. R118, G195, B230 - o que torna o tom azul

4. R113, G208, B197 - o que torna a tonalidade verde

5. R35, G151, B128 - o que torna a tonalidade verde

A quarta cor da lista é (contraditoriamente) chamada Azul Tiffany (ou em Inglês, Tiffany Blue) e é a mesma cor registrada pela varejista de joias Tiffany . Se você errou e disse azul, não está sozinho - 40% das cerca de 1.000 pessoas entrevistadas pela Optical Express também disseram azul. 

Vou deixar aqui duas possíveis paletas da cor Azul Tiffany para vocês salvarem e se inspirarem, porém conforme a criação da Pantone, a cor é única! As nuances são apenas sugestões...


Azul Tiffany

Azul Tiffany

Vamos às inspirações, Gente? Peguei algumas imagens para compartilhar com vocês de lindas inspirações na cor Azul Tiffany.

São lembrancinhas, vestidos de madrinhas de casamento, vestidos de dama de honra, vestidos de florista, roupa de pajem, decoração do casamento, e muito mais. Confiram!

Casamento Azul Tiffany


Azul Tiffany

decoração Azul Tiffany




casamento Azul Tiffany
decoração Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany
casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany
vestido Azul Tiffany

Azul Tiffany

unhas Azul Tiffany

vestido Azul Tiffany

Azul Tiffany

vestido Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany
casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

vestido Azul Tiffany
decoração Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany

casamento Azul Tiffany


O que acharam do post, meninas e meninos? Deixe sua opinião!

Se quiserem pedir algum post em especial, sobre qualquer assunto, acesse: Pedidos de Postagem

Mil beijos e fiquem com Deus!
Post Anterior Próximo Post
25 Comments
  • Jamille - Blog Achados e Detalhes
    Jamille - Blog Achados e Detalhes setembro 11, 2017

    Amo as 2 cores... rs
    Beijos,

    Jamille www.achadosedetalhes.com | Moda, Beleza e Variedades

  • Karen Amaral
    Karen Amaral setembro 11, 2017

    Ual... quanta história por tras de uma cor né? Adorei conhecer!

  • By Gleicy Martins
    By Gleicy Martins setembro 11, 2017

    Nossaaa!! Estou simplesmente encantada com essa cor. E essas fotos inspirações. Ja imagino meu casamento assim. Amei o post. Beijos

  • Milena Tavares
    Milena Tavares setembro 12, 2017

    Adorei são bem parecidas mesmo não conseguiria distinguir as duas mais são lindas as cores bjs

  • Andy Tomaz
    Andy Tomaz setembro 13, 2017

    Acho linda ambas as cores. Devo ressaltar que gosto mais do verde, mas sou suspeita pra falar pois verde é minha cor favorita. hahaha Mas as duas cores são super delicadas e fofas.

  • Andy
    Andy setembro 13, 2017

    Que legal, não sabia dessas curiosidades!

  • Ana Crisinah
    Ana Crisinah setembro 14, 2017

    Acho as duas cores lindas, usando na decoração deixa o ambiente super amorzinho... Não sabia dessa história toda por trás das cores. Adorei! <3

    Beijos!
    Ana Crisinah
    Youtube Ana Crisinah

  • Joana D'arc
    Joana D'arc setembro 14, 2017

    OI!!
    As duas cores são realmente parecidas, mas são muito lindas. Adorei as inspirações <3 são belíssimas ;)
    bjo

  • Adriana Amaral
    Adriana Amaral setembro 14, 2017

    Linda cor essa! Gostei mais ainda por saber que é a cor exclusiva da joalheria Thifany! Ficou mais chique ainda! Obrigada pelo ótimo POST!!

  • Patrícia Pereira
    Patrícia Pereira setembro 15, 2017

    Olá, muito legal conhecer a história por trás dessa cor e da marca. Eu particularmente amo todas as variações desse tom. É um dos meus favoritos! Beijos ❤️

  • Lidi
    Lidi novembro 14, 2017

    Muito bacana a história. Realmente a cor virou a referência da marca.

  • Lary Zorzenone
    Lary Zorzenone janeiro 10, 2018

    Quero meu casamento todo em Tiffany. Já tenho tudo planejado. Acho tão lindo e delicado. E, quem sabe, até resolver me casar, eu tenha um anel lindão da Tiffany?

    Vidas em Preto e Branco

  • Nonany
    Nonany março 05, 2018

    É uma cor misteriosa. Já preparei algumas vezes e sempre sai diferente.

  • Unknown
    Unknown setembro 24, 2018

    Amo a cor azul Tiffany. É misteriosa e apaixonante. Tenho uma cachorrinha Yorkshire com este nome em homenagem e amor à grife.

  • Unknown
    Unknown setembro 24, 2018

    Eu amo a cor azul Tiffany . É chique e misteriosa. Tenho uma cachorrinha Yorkshire com este nome em homenagem ao amor que tenho por esta grife maravilhosa.

  • Alan Terra
    Alan Terra maio 24, 2019

    Sensacional saber dessas diferenças isso mostra todo o efeito que as cores impactam na concepção dos produtos

  • Unknown
    Unknown maio 27, 2019

    Muito Bom! meu casamento foi todo em Tiffany. É lindo e delicado, recomendo.

  • Unknown
    Unknown maio 27, 2019

    Amei as fotos e as cores então.... Maravilhosa!!

  • Talita
    Talita maio 27, 2019

    Também gostei de saber um pouquinho mais da história. Essa cor é linda mesmo!

  • Unknown
    Unknown junho 11, 2019

    Amei esse post! Foi muito útil!

  • Unknown
    Unknown janeiro 06, 2021

    Post perfeito!!! Amei!

  • Unknown
    Unknown março 30, 2021

    Does anyone know where I can find that flower girl dress??? It is adoreable!

  • Unknown
    Unknown junho 03, 2021

    Lendo os comentários tô tentando entender a parte que dizem: "gostei mais do verde do que do azul", sendo que você explicou que o Tiffany é um tom único e é azul esverdeado. Tô confusa rs

  • Unknown
    Unknown dezembro 13, 2021

    Simplesmente amei! Quero essa cor para o meu casamento

  • Anônimo
    Anônimo maio 22, 2023

    Texto maravilhoso! Finalmente uma explicação embasada sobre a famosa cor!! Amei parabéns

Deixe seu Comentário
comment url