5 coisas que toda mulher deve saber sobre câncer de mama



Boa noite, lindezas! 

Hoje eu trouxe um post especial em homenagem ao #OutubroRosa! Para conscientização sobre o tema, nada melhor do que trazer 5 coisas que toda mulher precisa saber sobre câncer de mama, com alguns dados e informações para que nós, mulheres, fiquemos atentas a todo e qual quer sinal ou sintoma do aparecimento de câncer de mama.


Confiram as 5 coisas que toda mulher deve saber sobre câncer de mama:

1 - Cuidado redobrado para quem teve familiares com a doença

Mesmo sabendo que apenas 10 % das mulheres herdam a doença de familiares, é importante o cuidado redobrado, principalmente se forem parentes mais próximas (avó, mãe, irmãs ou filhas), ou um ou mais parentes de primeiro grau que já tiveram a doença, especialmente antes da menopausa.

Nesse caso, é indicado começar o acompanhamento com mamografias dez anos antes da idade em que o câncer surgiu nas familiares. Assim, se sua mãe teve câncer de mama com 45 anos, aos 35 você já deve iniciar os exames mamográficos. 

Vale ressaltar que se alguma parente próxima tem ou já teve câncer de ovário ou de endométrio, fique atenta! Faça exames periódicos para detectar também o câncer de mama, uma vez que esses três tipos de câncer podem ter ligação. Por isso a importância de você estar com seus exames genecológicos todos em dia, bem como suas consultas.


2 - Mamografia para maiores de 40 anos e ultrassonografia mamária para menores de 35 anos

Esses dois exames são muito importantes para detectar qual quer alteração nas mamas, sejam elas benefícas ou maléficas. 

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que estuda o tecido mamário: o mais preciso para detectar nódulos ainda não palpáveis (a partir de 0,5 cm). A mamografia é indicada para ser feita anualmente, a partir de 40 anos de idade. Em casos de histórico familiar, é possível pedir antes, aos 35 anos. Para as que tem a a partir de 20 anos, o autoexame mensal e ultrassom mamário também é necessário. 


3 - Não ter filhos e não amamentar é um fator de risco

Isto não indica que você tera a doença, apenas revela que quem nunca teve filhos, nem amamentou, tem mais probabilidades ao longo da vida de desenvolver o câncer de mama. Claro que isso é aliado a outros fatores, como genéticos, alimentação e atividade física. 

Ter filhos faz o corpo da mulher dar uma pausa hormonal (principalmente no estrógeno, que é "alimento" para o câncer). E, ao amamentar, as células mamárias produzem leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco do desenvolvimento de tumores. Ter muitos filhos, portanto, seria ótimo para prevenir câncer de mama... Outros fatores de risco são: ter casos de câncer de mama na família, menstruação precoce (antes dos 12 anos) e menopausa tardia (depois dos 52), obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e faixa etária elevada.



4 - Tenha níveis adequados de colesterol sanguíneo 

O Colesterol, é a gordura que gera como fonte de produção do Estrógeno. Dessa forma, mulheres que altos níveis de Colesterol tendem a produzir esse hormônio em maior quantidade, aumentando o risco de Câncer de Mama.

Por isso a importância de você manter seus níveis de colesterol adequados, sempre fazendo exames para detectar qual quer elevação. Não esqueça, fibras, frutas e farinhas integrais são ótimos para combater o colesterol alto!


5 - Não confunda com nódulos malignos com benignos 

Ao fazer o auto-exame, se você detectar qual quer caroço nas mamas ou axila, não se apavore. Cerca de 80% dos casos, os caroços (chamados nódulos) são benignos. Mulheres jovens (20 a 30 anos) muitas vezes apresentam vários nódulos na mama, que podem ser percebidos em alguns momentos do ciclo menstrual. Por isso a importância de sempre procurar um médico para estabelecer o diagnóstico correto.




Beijos, queridas!

Que tal batermos um papo?

Me acompanhe nas redes sociais!
Instagram - Facebook - Twitter - Blog
Post Anterior Próximo Post
2 Comments
  • Brunella Vettorato
    Brunella Vettorato outubro 07, 2017

    Quanto mais informações sobre melhor ♥ esse tipo de postagem devem ser feitas sempre não apenas no mês de outubro , ainda existem pessoas extremamente leigas sobre.

  • Anônimo
    Anônimo outubro 09, 2017

    Posts assim são incrivelmente otimo para ajudar as mulheres - e homens também mesmo que em um numero extremamente menor - a se precaver, sem duvida vou pegar e estudar sobre tudo que escreveu. Beijos.

Deixe seu Comentário
comment url