6 hábitos que toda dona de casa deve urgentemente abandonar


dona de casa

6 hábitos que toda dona de casa
deve urgentemente abandonar


Hey, migles! Sabia que existem vários hábitos que todas nós, donas de casa, fazemos, mas que é preciso abandonar? talvez por falta de informação, preguiça e tempo a gente acaba errando um pouquinho aqui, outro pouquinho ali e nem nos damos conta. Então, "bora" aprender para não repetir esses erros que podem colocar a saúde da nossa família em risco?


1 – Não ficar atenta a temperatura adequada dos alimentos


Todas sabemos que existem dois tipos de alimentos: os perecíveis e os não-perecíveis. Então, também devemos saber que cada alimento tem a sua temperatura adequada e tempo de armazenamento, ou seja, uns apresentam alterações em sua composição em uma determinada temperatura diferente. 

Um erro bem besta entre nós donas de casa é colocar por exemplo o frango ou carnes fora da geladeira para descongelar. Nunca, em hipótese alguma, alimentos como carnes, leite e queijo deve ser colocado em temperatura ambiente, pois essa é a temperatura que as bactérias mais gostam de se multiplicar. 

Segundo dados da Anvisa os congelados devem ser estocados a -12 °C, como os pescados. Sob refrigeração entre 2 a 3 °C; carnes, de 4 a 7 °C; e os demais perecíveis como queijo e leite, entre 4 e 10 °C. 8º a 10 º c as frutas e verduras.


2 – Alimentos podem estar estragados, mesmo que não apresentem alteração


Muitas donas de casa deixam os alimentos em temperatura ambiente e se o alimento não possuir alteração de cor, odor ou aparência, acham que ele ainda está bom para o consumo. Ai que está o engano: dependendo do tipo de bactéria, pode ser que não haja mudanças de cor, odor ou aparência. Inclusive, as bactérias que não causam alteração são as mais perigosas. Por isso, fique atenta!

dona de casa

3 – Colocar o alimento na geladeira ainda quente


Quem nunca, não é mesmo ? Porém, ressalto que a a refrigeração dos pratos deve ser feita logo após a finalização do preparo. Nunca tampe o pote quando a comida estiver quente. Ao tampar aumenta a umidade do alimento e favorecem a proliferação de bactérias.


4 - Colocar o alimento na geladeira e deixar mais de 3 dias


Isso não pode ! Se o alimento estiver sob refrigeração ele só deve ser armazenado até 3 dias, mas caso você deixe sob congelamento, até uma semana ele deverá ser conservado. 

dona de casa

5 – Comer alimentos vencidos


Sabia que a data de validade dos alimentos é feita baseada em um cálculo/média ? ou seja, se no produto vier que o alimento se vence em 01/01/2018, significa que essa é a média e não o dia certo, ou seja, ele pode se vencer três meses antes ou depois. Fique atenta!


6 – Usar a mesma esponja por semanas


Aiin, esse erro é uma facada no peito! Meninas, não esqueçam disso pelo amor de Deus: esponja de louça é para ser trocada semanalmente. O acúmulo de dias faz com que as bactérias dos alimentos se alojem na esponja, passando-as para os seus utensílios de cozinha. Isso pode até causar infecção e se você tem crianças em casa então, o cuidado é redobrado!

Beijos, amigas!

Me acompanhe também:
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url