Saudações, Meninas e Meninos! Tudo bom?

Atualmente, além de fazer as minhas postagens costumeiras para as Solteiras, Noivas e Casadas, estou postando as “Dicas para Blogueiras”, onde escrevo sobre assuntos relacionados ao blog.

Para as pessoas que não viram os posts anteriores, clique aqui.

Pois bem, todos nós sabemos que alguns blogueiros e blogueiras têm um lucro muito bom “blogando”. Mas claro que antes deles bombarem com seus blogs e ganharem dinheiro com ele, começaram como nós.

Este será o 1.º post sobre a matéria de como ganhar dinheiro com seu blog.
Serão dois posts acerca do assunto.

Quem estiver interessado no assunto...

Primeiramente, antes de você pensar em ganhar dinheiro com seu blog, precisa estar atento que não será fácil. Você deve levar em conta que o seu blog não será mais apenas um passatempo, e sim um trabalho. E como todo trabalho, nós temos que nos dedicar com afinco e atenção.

Veja algumas dicas de como ganhar dinheiro com seu blog:

1 – Design / Layout / Template

Há diferença sim entre os três termos:

Design significa o ato de criar e dar forma a algo; constitui desenvolver alguma coisa, seja um carro, uma roupa, uma joia, ou um blog.

Layout é o visual do seu blog, é tudo aquilo que dará vida ao blog, isto é, um esboço mostrando a distribuição física, tamanho e pesos dos elementos tais como texto, imagens etc. No Layout desenhamos a estrutura do blog.

Template será a estrutura, o esqueleto do seu blog. É no Template que definimos quantas colunas (sidebar) terá o seu blog, é onde colocamos o menu, os gadgets (perfil, marcadores, parcerias etc.).

Após esta breve introdução sobre o assunto, você deve estar se perguntando: “E o que tem isso a ver com o assunto de como ganhar dinheiro com meu blog?”. Respondo: TUDO! Imagine você dono de uma loja que vai oferecer parceria a um blog e se depara com um blog todo desorganizado, “pesado” na hora de carregar, cheio de gifs etc. Você firmaria parceria com o blogueiro? Creio que não...

Portanto, se você pensa em ganhar algum dinheiro usando o seu blog, ele precisa estar apresentável. O ideal é contratar alguém que faça um template ou que você aprenda a mexer em HTML/CSS. Temos também a opção de layouts free, o que eu usei no começo do meu blog. Eu não sabia mexer em HTML/CSS igual mexo agora e elaboro meus layouts/templates (fiz até uma lojinha, a Luh Designs), então usava layouts free. Mas tem um porém: eu tenho seguido vários blogs recentemente e tenho reparado que muitos usam os mesmos templates. Assim, todos ficam iguais e não tem aquele diferencial que chamará a atenção do possível parceiro.

Aprender HTML/CSS não é difícil, mas tem que ser ter paciência, dedicação e tempo para estudar sobre o assunto. E se você não possui, pense se não vale a pena investir um pouco de dinheiro no seu blog para começar a ganhar algum com ele.


2 – Conteúdo

É indispensável que o seu conteúdo seja diversificado e, por muitas vezes, único. Não vale apenas fazer um CTRL+C e CTRL+V. Eu sei que fazia e faço isso de vez em quando. Contudo, ultimamente tento me inspirar em alguma postagem que eu li, ou eu copio, comento e cito a fonte.

Todo o conteúdo deste post foi escrito por mim, mas claro, fora a experiência que tenho em quase 3 anos de blog, li bastante a respeito do tema, e sei o quanto é importante possuirmos um conteúdo atrativo para “seduzir” um parceiro rentável.


3 – Seguidores

Um ponto muito importante na hora de pensar em ganhar dinheiro com o seu blog é o número de seguidores. Um blog iniciante não terá as mesmas chances de um blog com mais de 1.000 seguidores. Mas claro, toda regra tem exceção: eu conheço uma blogueira que possui pouco mais de 200 seguidores e fez uma parceria com uma loja de calçados. Quando eu vi pensei logo em propor negócio com o meu blog que possui quase 1.500 seguidores. Sabem a resposta? Foi negativa. rsrsrsrs... Portanto, não desanime! Vá à luta sempre!


4 – Visualizações

Outra questão de grande importância é o número de visualizações no seu blog. Hoje comparada a de blogs muito, mais muito maiores que o meu, ter 2.000 visualizações diárias como eu tenho nem chega a tanto. Para mim é muito, pode ser muito para o “investidor” do seu blog, ou nem tanto para ele.

Em 3 postagens dei dicas de como aumentar o tráfego de visitas ao seu blog (clique aqui, aqui e aqui). Isso fez acrescer bastante as minhas visualizações diárias. Inclusive, uma amiga blogueira já disse que o blog dela está tendo mais views agora, e isso é mesmo importante para conseguirmos parcerias lucrativas.


5 – Mídia Kit

Por último, mas não menos importante, se você decidiu blogar profissionalmente, precisará de um mídia kit. E o que é isso? É o seu cartão de visitas, o seu currículo. Nele você vai dispor informações sobre seu blog, a seu respeito, dos valores que você cobra etc.

O mídia kit é deveras importante, uma vez que o investidor após lê-lo irá avaliar o seu blog e entrar em contato com você.


Desta maneira, toda esta gama de procedimentos serão os primeiros para que você possa por conseguinte ter um blog lucrativo.


Então, Gente? O post ficou enorme, não foi? Mesmo assim, eu espero que tenha ajudado a vocês e que tenham gostado. Aguardem o 2.º post sobre o assunto!

Deixem seus comentários!