como começar um blog

Blogueiro Iniciante - Por Onde Começar?
Dicas para Bloggers


Olá, Gente! Tudo bem?

Algumas pessoas que conheço, depois que descobrem que eu sou Blogueira, têm vontade de enveredar por este caminho também. Se perguntam como se vira blogueira, como criar um blog, como isso, como aquilo...

Eu dou algumas dicas, mas a gente sabe que se lembrar de tudo é complicado. Assim, resolvi fazer este post, contar um pouquinho do meu começo na Blogosfera e dar Dicas para vocês Bloggers (claro este foi também o tópico mais votado de uma enquete que eu fiz há um tempo).

Vamos conferir? 

1 – O início – Como virei Blogueira

Eu fiquei noiva em agosto de 2010 e desde então comecei a fazer pesquisas na internet acerca do assunto. Um tempo depois, notei que muitas meninas escreviam como que um “diário virtual” dos seus achados, das suas inspirações, dos sentimentos... Daí, conheci os “blogs” e resolvi fazer um para mim. Pesquisei mais sobre o assunto, descobri várias plataformas para fazer um blog, mas me agradei mais do blogger (ou blogspot) e estou nele até hoje (embora esteja com vontade de migrar para o wordpress, coisa que farei daqui para o fim do ano, se meus planos derem certo).

Desta maneira, a minha primeira dica é responder a esta pergunta: por que você quer virar Blogueiro(a)? O meu propósito já citei, mas e o seu?

Depois disso vamos caminhar para a segunda dica:


2 – Sobre o que escrever

O assunto do Blog é muito importante. Você precisa delimitá-lo, escolher algo que lhe agrade, pois, desta maneira, você vai escrever com dedicação e demonstrar isso para os(as) seus(suas) leitores(as).

Eu escolhi falar sobre tudo do universo feminino e sei muito bem como dá trabalho sempre precisar ter inspiração para blogar, e sabemos que isso nem sempre acontece.

Pense bem no teu tema e vamos em frente!

3 – A escolha da URL do Blog

Inicialmente, meu Blog chamava-se “Para Noivas e Casadas”, mas uma amiga solteira sentiu-se “excluída” e pediu para eu blogar também sobre este assunto. Assim, resolvi incluir o tema e mudei o nome para “Solteiras Noivas Casadas”.

A URL ou nome do Blog é muito importante, pois é como vão conhecer o seu cantinho. Desaconselho, como tenho visto por aí, utilizar uma URL e nome do Blog diferentes. Por exemplo:

URL: bananadoce.com
Nome do Blog: Blog da Maria

É só um exemplo... Já me deparei muito com Blogs assim e me sinto confusa ao tentar lembrar a URL para depois voltar ao Blog que tanto gostei. Portanto, tenham cuidado com isso.

Outra coisa, URLs com números, traços (hífens), pontos etc. também são mais difíceis de lembrar. Tente deixar o mais fácil possível o endereço do seu Blog para que o(a) seu(sua) leitor(a) volte.

Claro, eu sei, o nome do meu Blog é enorme, porém tudo junto e com um domínio fica um pouco menos complicado de lembrar... E agora temos a quarta dica...

 4 – Domínio do Blog

Eu fiz meu Blog em 1.º de janeiro de 2011 e apenas ano passado comprei um domínio. Preferi o “.com” porque a URL do meu Blog é muito grande e colocando “.com.br” ficaria ainda maior. Mas isso fica a seu critério. Tem quem prefira até “.net”.

Eu comprei o meu na superdomínios e fiz até um post sobre o assunto aqui: http://www.solteirasnoivascasadas.com/2013/11/onde-comprar-um-dominio-para-o-seu-blog.html
(vou renovar agora no mês de julho).

Assim, passei muito tempo usando a terminação do blogger, a “.blogspot.com.br” e de certa forma me arrependo. Com domínio o seu Blog fica mais profissional, claro, se você quiser torná-lo. Eu me interessei em deixar o meu Blog mais profissional, isto é, não apenas para lazer, faz apenas praticamente um ano e já estou colhendo resultados: fiz muitas parcerias neste interim.

Claro que isso não significa que por um tempo você não possa permanecer com o domínio grátis da sua plataforma. Contudo, com o tempo será bom você comprar um domínio.

5 – Aparência do Blog

Assunto muito delicado e polêmico... Eu gosto tanto de Blogs mais “clean”, limpos, quanto dos cor de rosa (repare no meu! rsrsrsrs...). No entanto, Blogs com música automática, usando cursor com desenhos, “milhares” de gifs, cores cegantes etc., tudo isso faz eu fechar rapidamente a aba do Blog em questão. Não por maldade, mas por eu não gostar e também, por diversas vezes, a página nem abre, fica “eternamente” abrindo, abrindo, abrindo... e nada de atualizar tudo ali. Isso acontece porque a página fica muito pesada e quem não tem uma internet muito boa acaba perdendo o interesse em esperar até que tudo abra.

Deste modo, cuidado na escolha do seu layout. Veja se ele se adequa a uma internet mais lenta para não perder leitores(as).

Outra dica diz respeito ao número de gadgets da sua sidebar. Apenas use os estritamente necessários. Citei alguns aqui: http://www.solteirasnoivascasadas.com/2014/02/10-coisas-que-nao-podem-faltar-em-um.html

Depois de tudo isso, você está pronto(a) para começar com seu Blog. Vamos aos posts...

6 – Anote tudo

Ter uma agenda, ou um bloquinho, ou um caderno, é muito importante! A inspiração para aquela postagem pode vir quando a gente menos espera e você sabe como é a nossa mente, não é?

7 – Leia, pesquise, seja original

É fato que podemos bolar posts super interessantes e originais, mas e quando a inspiração nos foge? Leia muito, atualiza-se, pesquise... e não esqueça de anotar o que achou interessante.

Se até assim não souber o que escrever, pergunte para as amigas e amigos, ou até mesmo use algum assunto que foi discutido com eles, que ouviu falar etc. O negócio é criar uma postagem atraente para o seu Blog.


8 – Padronize

Esta regra vale para as postagens, as fotos, os vídeos... É muito bom ter um Blog bem arrumadinho, com tudo do mesmo tamanho, agradável aos olhos.


9 – Divulgue seu Blog

Pronto, depois de tudo arrumadinho, agora é hora de blogar e divulgar os seus posts!

Eu dei dicas muito boas aqui:





10 – Interaja

Depois de tudo isso, é hora de interagir com seus(suas) leitores(as) respondendo os comentários, lançando enquetes, conversando etc., e com outros Blogs/Sites, fazendo comentários pertinentes ao post lido por você.

11 – Faça afiliações, parcerias e ganhe dinheiro com seu Blog

Por último, mas não menos importante, depois de um tempo, caso você queira enveredar pelo caminho de um Blog profissional, leia estes posts:





Espero que mesmo o post tendo ficado super enorme você tenha lido tudo e que eu de alguma forma possa ter ajudado você!

Dúvidas? Sugestões? Reclamações?

Deixe os seus comentários!