Saudações, Gente! Tudo bem?

O tema de hoje do Dicas para Blogueiras é o que foi escolhido na enquete deste post Blogueiro Iniciante - Por Onde Começar?:



10 Razões porque você pode fracassar como um blogueiro

Muitos(as) Blogueiros(as) fracassam com seu blog e nem se dão conta do motivo pelo qual isso aconteceu, mas são muitas as razões a saber... Já fiz inclusive um post parecido: 10 Erros Que os Blogueiros Não Podem Cometer.

Não é tarefa fácil obter sucesso como blogueiro(a), mas também não é impossível! Listei 10 dicas para você evitar erros que possam estar te impedindo e fazendo você fracassar como blogger:


1 - Querer ganhar dinheiro e produtos imediatamente

Creio que este é um dos maiores erros, se não o maior. A pessoa criou um blog ontem e hoje já busca parcerias para conseguir produtos e/ou dinheiro... Gente, a palavra de ordem é paciência! Tudo tem seu tempo certo. Seu foco deve ser postar o que gosta, tirar fotos legais, pesquisar imagens bacanas e escrever, escrever, escrever!

Eu tenho muitos parceiros nacionais e internacionais, já estou ganhando dinheiro com meu blog, mas as coisas não vieram do dia para a noite. Sua reputação está em jogo! Mais uma vez: paciência... Fora que você precisa se dedicar muito, viu? Eu mesma tenho meu blog faz 3 anos, contudo, apenas desde o ano passado que comecei com divulgação aqui e comecei a ganhar produtos e dinheiro com meu blog.


2 - Largar o blog por dias, semanas, meses

Sei muito bem que passamos por falta de inspiração, problemas com internet, problemas pessoais, entre outras coisas na nossa vida, mas se queremos que o nosso blog seja um sucesso, precisamos ter um tempinho para ele, nem que seja uns minutinhos por dia, ou mesmo uma vez por semana.

Tente ler bastante, anotar ideias, fotografar muito, pesquisar... tudo isso vai ter ajudar a fazer brotar aquela inspiração e será mais fácil escrever.


3 - Falta colocar sua identidade no blog

Eu já usei, ajuda muito no comecinho do blog, já postei alguns, fico até babando com uns que vejo por aí, mas você precisa impor sua personalidade no seu blog. Estou falando dos layouts free, muitos lindos e fofos, mas que vira e mexe me deparo em vários blogs de diversos assuntos. Sua identidade visual é muito importante, mostra muito quem você é, como é, e sobre o que seja o seu blog.

Assim, é importante ou você aprender a mexer em HTML e fazer os próprios layouts, ou contratar alguém que faça um exclusivo para você.


4 - Preguiça

Ahhh... Dia desses eu tenho entrado em alguns blogs que só a misericórdia! rsrsrsrs... Sim (sempre bato nesta tecla), eu sei que meu blog não é perfeito, que estou aprendendo muito a cada dia, que tenho muito a aprender, mas eu tento, pelo menos, fazer posts (hoje em dia) que sejam mais organizados, que tenham um textinho para se ler, que contem fotos e imagens razoáveis... Porém, tenho me deparado muito com posts mais ou menos assim (só um exemplo, Pessoal!):

"Dia desses recebi tal brinde da loja tal... Lindo, amei... etc. e tal...

FOTO
(desfocada, ou escura, e super pequena)

Acesse: lojatal.com

Beijos..."

e fim... O que é isso??? Você precisa cativar seus leitores, claro, se seu blog não é apenas um passatempo, se você quer mesmo fazer sucesso e fazer do seu blog um ganha pão, uma maneira de ganhar dinheiro. Então escrever meia dúzia de palavras não vai satisfazer o seu leitor e muito menos o seu "patrocinador". Se for para escrever assim, espere uns dias, veja um dia que você realmente possa escrever algo bacana e mãos à obra!


5 - Prioridade equivocada

No começo, eu mesma agi erroneamente buscando apenas mais tráfego (não que isso seja ruim, mas não deve ser o único objetivo) para o meu blog. Sim, eu divulgo em vários grupos do facebook (tenho até dois grupos de divulgação: Blogueiros e Blogueiras e Bloggers Group), na fanpage do meu blog (SolteirasNoivasCasadas) e em outras redes sociais, contudo não devemos apenas focar nisso. Precisamos criar um conteúdo de qualidade, e, para isso, temos que ler, ler e ler!

Lendo a gente se informa e constrói uma postagem que tratará mais visitantes e leitores fiéis.


6 - Não estar atento(a) às novidades

Aqui vale a mesma máxima: ler! (rsrsrsrsrs...) É preciso se atualizar sobre novas tendências, sobre os assuntos do momento etc. Vale sempre pesquisar em sites, revistas, jornais, TV, o que está acontecendo atualmente, o que é manchete, para fazer render um bom post ou uma boa inspiração para redigir um ótimo artigo para o seu blog.


7 - Não interagir

É por isso que eu participo de grupos onde não apenas divulgamos posts, mas, também, conversamos sobre assuntos relacionados ao mundo dos blogs e modero meus comentários; eu respondo a todos. Sei que pode ser chato para algumas pessoas, enfadonho para outras, uma falta de tempo para outras mais... Entretanto, foi e é assim que eu fiz várias amizades, que eu conheço blogs super legais, troco divulgação, retribuo a visita, sigo blogs que eu gosto etc.

Dedique um pouquinho do seu tempo às suas amigas blogueiras e aos seus leitores. Responda os comentários do seu blog e você verá que será super gratificante em todos os sentidos.


8 - Falta de links no texto

Com certeza dá um certo trabalho linkar alguns artigos dentro da sua postagem, mas isso vai trazer inúmeros benefícios para os leitores que acompanham o seu blog, fora que vai gerar mais visualizações para você.

Eu mesma linkei algumas coisinhas neste post. (hehehehehe...)


9 - Olha o Português!

Não sou daqueles(as) professores(as) que a cada 10 palavras corrige 11. (kkkkkk... Sim, eu sou professora de Língua Portuguesa!) Mas também não sou de admitir um texto cheio de erros, incoerências, sem começo, meio e fim. Por isso que é tão importante ler e, claro, se tiver alguma dúvida, digitar o seu texto no Word, por exemplo, pois lá você poderá ter uma ajudinha do corretor ortográfico caso tenha alguma dúvida.


10 - Vou desistir

Que que é isso??? Você é capaz! Nunca pense em desistir, pense em se reinventar, inovar, mudar... mas nunca desista! Fiz um post sobre este assunto Pensando em Desistir, onde coloquei algumas dicas para você dar uma guinada e parar de pensar nisso.

E então, Gente? O que acharam do post? Tem algo a acrescentar?

Aproveito para pedir que sugiram algum assunto sobre Dicas para Blogueiros!

Beijos e fiquem com Deus!