Produção de vídeos vira febre no mundo da beleza

Não é novidade que o consumo de vídeos na internet aumenta a cada dia. Empresários de diversos segmentos já perceberam a importância da produção de vídeos que promovam sua marca e seu negócio. No segmento de beleza, a produção de vídeos para o Instagram virou febre entre os profissionais que enxergam nessa ferramenta oportunidades de fomentar parcerias e, é claro, atrair novos clientes.




E onde há demanda, há oferta de profissionais especializados em produção de vídeos. A Nano Filmes é uma produtora localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, e há 6 anos atende clientes do segmento de beleza, como a Wella Brasil e profissionais de renome, como Willy Morales (proprietário da barbearia WM Vintage e vencedor do Prêmio Cabelo&Cia 2018), Renato Fuzz (único cabeleireiro latino americano convidado a integrar o time da Wella em Londres, nas Olimpíadas).

Os proprietários da empresa, Gabriel Casagrande e Larissa Andressa contam que o Instagram se tornou uma importante ferramenta de venda e o principal meio de comunicação com os clientes. “O Instagram exige qualidade de imagem, por isso a gente toma o cuidado de entregar vídeos que mostrem de maneira fiel o processo e o resultado do trabalho dos profissionais”, explica Gabriel. Ele acrescenta que vídeos passam mais credibilidade por não existir tratamento, como acontece com o uso de photoshop em fotos.

Trabalhando há 23 anos no mundo da beleza, o hairstylist e barbershop Willy Morales reúne em sua página do Instagram mais de 89 mil seguidores. “Hoje, 90% do meu fluxo de clientes, de parcerias e de patrocínio vem do Instagram. O Instagram é o cara”, brinca Willy. Para ele, o Instagram substitui a necessidade de um website. “No website a pessoa tem que ter a iniciativa de ir atrás para acessar. Com o Instagram, o cliente já faz parte do meu site e da minha rede de contatos”, finaliza.

Da mesma maneira, Renato Fuzz, que acumula 26 mil seguidores, comenta que estar no Instagram hoje é uma questão de sobrevivência.  “As pessoas buscam essa referência, o cliente quer saber o que você anda fazendo e que tipo de pessoa você é ”, afirma.

No entanto, não é preciso ser um hairstylist famoso para produzir vídeos para o Instagram. A Nano Filmes revela que com baixo investimento, e até mesmo usando o próprio aparelho celular, é possível produzir conteúdo com aparência profissional.

Larissa e Gabriel elencaram algumas dicas para quem quer começar a investir em vídeos curtos para o Instagram. “Muitos profissionais acham que o resultado depende da câmera que está na nossa mão. Mas eu costumo dizer que a melhor câmera é a que você tem”, pontua Larissa. Anote aí as dicas!




Iluminação


A principal dica é com relação à iluminação. A luz de janela, segundo eles, é natural e ideal para fazer boas imagens. “Não recomendo o uso do flash, no caso de fotos. Por não ter a intensidade regulada, o fundo fica escuro e a imagem não fica boa”, detalha Gabriel.

Existem alguns tipos de fontes de luz artificiais que ajudam a criar efeitos bonitos. O ring light, por exemplo, é um anel de luz com preço acessível e seu uso está em alta. Outra sugestão é o uso de rebatedores. “Você pode improvisar um com um isopor para rebater a luz da janela e criar uma luz mais artística ou uniforme”, afirma Larissa.



Direção


Gabriel e Larissa enfatizam a importância do relacionamento entre os profissionais que vão fazer a filmagem e as (os) clientes. “É preciso criar um clima de empatia porque isso transparece no vídeo, que vai ficar muito mais autêntico”, diz Larissa.

Perguntar para a (o) cliente se ela ou ele se sente melhor fazendo uma “selfie” cai bem porque muitas pessoas já sabem como saem melhor em foto.

Fazer vídeo com modelos pode ser um ótimo – e nem tão caro – investimento. “Nem todos os clientes topam fazer e as modelos sabem como posar. E quem disse que ela (ele) não pode virar cliente? ”, indaga Gabriel.



Edição


A edição precisa ser dinâmica. Os vídeos devem ser curtos e explosivos. “Precisa ser legal já nos primeiros 3 segundos”, explica Gabriel. Se for fazer uso de celular, a dica é usar o modo câmera lenta, conseguindo imagens com movimentos leves.




Naturalidade e Verdade


Saber valorizar a naturalidade e o que é importante para o cabeleireiro é um dos segredos do trabalho da Nano Filmes. “Cada vez mais as marcas estão valorizando a beleza natural das pessoas. Além disso, é preciso entender o que o cabeleireiro quer como resultado, focando na técnica, no cabelo e no produto”, ressalta Gabriel.

Da mesma maneira, os renomados cabeleireiros dão conselhos aos profissionais de beleza que estão começando a se aventurar neste mundo. E a palavra que resume é: verdade.  “O maior conselho que eu posso dar é que sejam eles mesmos. Quando você coloca amor e verdade no que faz, não vira trabalho, vira lifestyle”, conclui Willy.

“Ser o mais verdadeiro possível e não seguir fórmulas prontas porque o espaço da internet está cansado disso. Fazer aquilo que você acredita, com a maior verdade possível, é sempre uma boa fórmula”, finaliza Renato.

Aproveitem as dicas e me siga no insta!
Ariana Duarte
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url