Como estudar em casa: fazendo uma rotina de estudos em casa

Você sabe como estudar em casa? Em tempos de pandemia, precisamos nos organizar e otimizar o nosso tempo para possamos executar várias tarefas diárias, inclusive, termos uma rotina de estudos.
Com as aulas remotas, um planejamento para se estudar em casa faz-se essencial para a organização do tempo, pois sabemos que estudar é algo que faz parte de todas as fases da vida. Porém, ter uma rotina, não diz respeito apenas à escola, mas também à vida profissional e até dentro de casa com os afazeres domésticos. Assim, quanto antes se criar esse hábito de uma rotina diária, mais fácil serão as etapas futuras.

Eu sou Professora de Língua Portuguesa e mãe, e estou em aulas remotas, as ditas aulas online, planejando e lecionando em casa. Fiz dois blogs para auxiliar meus alunos:

- Exercícios de Língua Portuguesa, no qual eu posto assuntos de Língua Portuguesa para minhas turmas do 6.º e 7.º anos, e o

Exercícios de Artes, no qual posto assuntos relacionados com componente curricular de Artes (complemento minha carga horária com Artes) para alunos do 8.º EJA.


Por isso, como uma forma de auxiliar os estudantes que não sabem como criar uma rotina de estudos, separei algumas dicas para você estudar em casa.

Se você precisa de dicas de como estudar em casa, confira o post!

Como se organizar uma rotina de estudos para estudar em casa


Para muitas pessoas, a quarentena está sendo a oportunidade de ter contato com a modalidade de ensino online, as chamadas aulas remotas ou aulas online.

Estudar em casa pode ser um desafio, pois você pode se distrair facilmente com seu animal de estimação, membros da família, geladeira, TV, celular etc. Problemas técnicos ou acesso limitado a equipamentos também podem criar uma barreira para o aprendizado online eficaz. Alguns de vocês também podem ter dificuldades com a ansiedade relacionada a pandemia.


Assim, estudar em casa exigirá uma força de vontade mais forte do que a habitual para manter o foco e adaptar as estratégias testadas e verdadeiras neste novo ambiente de aprendizado.

Mediante tudo isso, para tornar mais eficazes e produtivos os seus estudos em casa, siga estas dicas e orientações colocando em prática na sua rotina de estudos.

Dicas para estudar em casa

Como estudar em casa: fazendo uma rotina de estudos em casa
- Crie uma rotina de estudos em casa: faça um planejamento semanal ou mensal;

- Estude diariamente;

- Não deixe para amanhã o que deve ser feito hoje;

- Elimine as distrações;

- Fique atento às orientações do professor;

- Em caso de dúvidas, procure o professor;

- Vá além do que o professor explicou: pesquise outras fontes (sites, vídeos etc.);

- Escolha um local para estudar;

- Estabeleça horários fixos;

- Antes de começar a estudar, verifique se tem à mão tudo que irá precisar;

- O ambiente de estudo deve ser bem iluminado, ventilado, silencioso e proporcionar a concentração;

- Consulte sempre um dicionário quando necessário;

- Reserve um tempo para descansar.


Então, você segue alguma destas dicas de rotina de estudos? Tem algo mais que possa acrescentar à minha lista de como estudar em casa? Deixe seu comentário!

Fiquem com Deus!

Beijinhos...