Como Lidar Com a Brincadeira do Amigo Secreto, na Firma, Sem Passar Vergonha

 

O final do ano está chegando e com ele vem junto a brincadeira do Amigo Secreto na firma.

Toda a vez que falam, Amigo Secreto, dá um frio na sua barriga?

Calma, posso ajudar você!

Sou Luciana do Rocio Mallon, pesquisadora de Lendas e Tradições. Por isso darei dicas abaixo para a sua pessoa enfrentar esse evento sem problemas:

1 – Origem do Amigo Secreto:

Antes de se preparar para enfrentar uma tradição, você precisa saber a origem dela.

Historiadores falam que no tempo de Luís XV, na França, havia uma alcoviteira anciã chamada, Rose Marie, que era a responsável por ações como: preparar festas, sortear brindes e conseguir cortesãs para os nobres. Aliás, essa idosa era uma ótima escritora e quando um nobre desejava escrever uma carta para a amante, logo pedia para ela escrever alguns poemas. O rei Luís XV sempre usava os préstimos dessa funcionária, apesar de não lhe dar o devido valor.
Uma vez, Rose Marie contraiu tuberculose e redigiu uma carta pedindo para que o rei viesse visita-la. Porém, ele não ligou. Então, a anciã faleceu.
Naquela mesma época, o castelo estava em crise e o rei indagou:
- Como farei para dar presentes, de Natal, a todos?
Na madrugada, o fantasma de Rose Marie surgiu num pesadelo e falou:
- Posso resolver seu problema. Sou descendente dos povos nórdicos e, antigamente, eles possuíam o costume de presentear uns aos outros num ritual de culto aos deuses. Assim, tive a ideia de realizar um jogo semelhante a esse. Dessa forma, escreverei em pequenos papéis os nomes de cada integrante que você deseja presentear e você deve propor que cada pessoa dessas pegue um bilhetinho dobrado com um nome escrito dentro. Então o nome que estiver nele será o do integrante que essa criatura deverá presentear e, assim, sucessivamente. Porém para o jogo dar certo, há uma regra: ninguém deverá confessar o nome sorteado até o dia da revelação. Pois a criatura que quebrar esta regra não será feliz no ano novo. Por isso a brincadeira se chamará Amigo Secreto. Mas, para o jogo não ficar tão sério, será possível trocar cartas entre os colegas ocultos, desde que os mesmos não revelem os nomes reais, através de pseudônimos. Assim, existirá uma caixa discreta no final do corredor, aberta a todos, onde correspondências poderão ser trocadas.
Como um raio, o espírito da idosa desapareceu. O rei acordou e na sua cabeceira encontrou uma urna de papel com os nomes de seus amigos, em bilhetinhos, dentro dela.
Dessa maneira surgiu o jogo denominado Amigo Secreto e se espalhou em todas as cortes da Europa.
Na crise de 1929, essa tradição desembargou à América do Norte, quando um proprietário de uma firma, descendente de franceses, ficou depressivo por não poder presentear todos seus empregados no Natal. Porém, alguns dias antes, do tão esperado evento, lembrou-se desta lenda sobre Luís XV e resolveu realizar a brincadeira do Amigo Secreto entre os funcionários da sua empresa. Dessa maneira, a tradição espalhou-se em todos os países da América.
2 – Obedeça Aos Critérios Financeiros do Evento:

Muitas firmas e escolas sugerem a faixa de preço que o presente, do Amigo Secreto, precisa ter. Ela serve para livrar muitas pessoas de passar vergonha ou ostentar o que não deve. Portanto, por exemplo: se a empresa pedir um mimo entre 10 e 50 reais. Por favor não dê um presente de 5 reais e nem um de 100 reais.

3 – Evite Presentear Com Peças Intimas:

Nunca dê calcinhas ou cuecas para seu amigo oculto, principalmente, se ele estiver em compromisso sério com alguém. Isso evita muitos problemas.

4 – Você Pode Falar o Que Deseja Ganhar, Mas com Discrição:

Se alguém perguntar sobre o que você gostaria de ganhar, pode responder com sinceridade.

Outra solução para isso é uma lista, que as firmas passam, onde cada funcionário escreve sua sugestão de presente.

Mas, por favor, não saia berrando dizendo qual lembrancinha você deseja ganhar sem ninguém ter perguntado antes.

5 – Pegou Um Inimigo? E Agora?

Agora, aja com elegância. Quando pedirem pistas sobre seu Amigo Secreto, na hora da revelação, não comece com provocações e indiretas desagradáveis.

6 – Nunca Peça para Trocar o Presente:

- Ganhou algo que não serve ou que não usa de jeito nenhum?

O melhor é se conformar. Mas nunca peça para trocar a lembrancinha porque isso é deselegante.

Lembre-se:

“Cavalo dado não se olha os dentes.”

7 – Nunca Beba na Festa de Final de Ano da Firma:

Isso evita muitos problemas. Pois já houve caso de funcionária comportada que quando bebeu, na festa de Amigo Secreto, fez até “streap-tease”.

8 – Evite Amigo Secreto Virtual:

Não participe de Amigo Secreto em sites ou aplicativos, pois as redes sociais estão cheias de golpes. Aliás, conheço muitas pessoas que participaram de Amigo Oculto online, onde elas mandaram os presentes, mas nunca receberam.

Essas são as minhas dicas para você se divertir na festa do Amigo Secreto sem nenhum tipo de transtorno.

Gostaria de conhecer mais sobre meu trabalho?

Então, me siga nas redes:

https://www.instagram.com/lucianamallon/

Whats:

41996512567.

Luciana do Rocio Mallon

#amigosecreto

 


 

Nenhum comentário

Postar um comentário

• Os comentários são moderados para eu responder a todos.
• Comente sobre a postagem.
• Sua opinião, sugestão, dica e alerta são bem-vindos!