Ritual ou Cerimônia das Areias

O ritual ou cerimônia das areias é muito famosa nos Estados Unidos e Inglaterra.

É um ritual que acontece durante o casamento e significa que o casal ao se unir em matrimônio se une da mesma forma que as areias, passando a ser um só a partir daquele instante, e que igual as areias misturadas, não poderão voltar a ser um só.

A cerimônia das areias é bem simples, encontrei duas versões:


Primeira Versão: você precisa de três vasos e duas areias coloridas de cores diferentes. Em um dos vasos você coloca a areia de uma cor, representando o noivo, e no outro vaso coloca a areia da outra cor, representando a noiva. O terceiro vaso estará vazio no início da cerimônia. Enquanto os noivos enchem o vaso vazio com as areias coloridas, misturando-as, o celebrante profere algumas palavras (vocês podem conversar com o celebrante e combinar o que vai ser dito). Podem começar colocando um de cada vez (alternando várias vezes) e no final os dois terminam de encher juntos o vaso principal, formando um belo desenho. O celebrante abençoa o pote com as areias já misturadas e vocês podem guarda-lo em sua casa, em lugar de destaque, simbolizando a união de vocês.


Segunda Versãoos padrinhos e as mães da noiva e do noivo também podem participar da cerimônia das areias. Cada madrinha, acompanhada do seu par, pode entrar segurando um potinho com uma cor de areia, pois cada cor representaria o que aquele casal de padrinhos estava desejando aos noivos. Pode-se escolher as cores com base nos significados que se queira:
- areia rosa: representa ao casal muita saúde, muito romantismo.
- areia azul: é a cor do céu, do espírito e do pensamento; simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade, a sutileza, o ideal e o sonho.
- areia amarela: transmite calor, luz e descontração; simbolicamente está associado à prosperidade.
- areia dourada: está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.
- areia verde: simboliza proteção e contentamento.
As mães com os pais da noiva e do noivo entram segurando um potinho com areia branca que representa a vida de cada um de seus filhos. Durante a cerimônia o celebrante chama cada casal de padrinhos falando o que eles desejam aos noivos com aquelas cores e eles despejam a areia em um vaso vazio que fica na mesa do matrimônio. No fim, é a vez dos pais da noiva e do noivo entregarem aos seus filhos o potinho com a areia branca, que será misturado no fim pelos noivos.

Observação: A cerimônia das areias pode ser feita antes ou depois da troca de alianças.

Palavras que podem ser ditas na Cerimônia das Areias

"Celebrante: Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel!
Noiva: Deus abençoou o teu caminho até junta-lo ao meu.
Noivo: E cuidou da tua vida, separando-a para mim.
Celebrante: Assim como essas areias jamais poderão ser separadas, que esta união também seja inseparável."


Celebrante: Hoje, o relacionamento é simbolizado através da união das areias presentes nesses vasos. Cada um desses vasos representa um de vocês, noivo e noiva (dizer os nomes dos noivos). Ao misturar as areias neste terceiro vaso, vocês demonstram que a partir de hoje cada um de vocês deixa de existir individualmente e passam a ser um só. Assim como os grãos de areia aqui colocados não podem ser separados novamente em vasos individuais, assim é este casamento.”

Celebrante: Noivo e Noiva (dizer os nomes dos noivos), hoje vocês unem as vidas de vocês em uma só. Estes dois vasos separados simbolizam a vida de vocês até aqui, eles representam tudo que vocês tem de individual.  Este terceiro vaso, onde são misturadas essas areias, representa a vida de vocês a partir de agora, quando vocês passam a ser um só. Assim como os grãos de areia aqui colocados não podem ser separados novamente em vasos individuais, assim é este casamento.”

Celebrante: Como o Cristal é límpido e transparente, assim é o amor verdadeiro contido no coração, puro e inseparável. ...o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2:24) apesar de serem seres distintos, diante de Deus serão uma só carne. O amor é forte e fiel, o casamento é diante de Deus indissolúvel, "Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel”. – “ O que Deus uniu, o homem não separa”.

"O celebrante inicia a introdução e os pais entregam os vidros de seus filhos nas mãos de cada um deles – “deixará pai e mãe”.
Inicia-se o procedimento com os pais e padrinhos – acompanhado de textos explicativos, pois cada pote de areia é de uma cor, cada cor tem um significado, um desejo para a vida do casal.
1º-  pais da noiva despejam sua areia no pote
2º - pais do noivo (os pais são a representação maior das bênçãos de Deus nesta união)
3º - casais de padrinhos
4ª – vez dos noivos: (eles pronunciam algumas palavras e depositam um pouco de sua areia)
·       Ela - “Deus abençoou e guiou o teu caminho até junta-lo ao meu.
·       Ele – Deus cuidou da tua vida, separando-a para mim.
Juntos jogam o restante de suas areias no recipiente e o Celebrante conclui:
Celebrante - Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável".
Cores e Significados das Areias

preto - mistério e fantasia, associado a sofisticação e luxo. Significa também dignidade.
branco - paz,  calma,  pureza.  Significa inocência e pureza.
Vermelho - é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.
Verde - vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
Amarelo - calor, luz , prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.
Azul - é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.
Castanho - é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Lilás - significa espiritualidade e intuição.
Rosa - significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
Dourado - ou cor ouro está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

• Os coments são moderados para eu responder todos.
• Comente sobre a postagem.
• Sua opinião, sugestão, dica e alerta são bem-vindos!