Harmonia das Cores para Decoração


Olá, Noivinhas... 
Vou passar pra vocês umas dicas de combinação que uma amiga me passou. 
Vai ficar mais fácil para escolher as cores para a  igreja e recepção. 
Observação: Quando pensar em flor, esqueça o verde do caule e da folhagem. Isso é igual jeans, você ignora que aquilo é verde e sua cor será a da flor propriamente dita. 
Esta é a roda de cores:

Agora, a harmonia das cores:

1 - Harmonia Monocromática - Trabalha com a mesma cor, só que em vários tons, do mais escuro ao mais claro. Por exemplo:
Harmonia do vermelho passando ao rosa até o branco
2 - Harmonia Análoga - Usa três cores vizinhas entre si: você parte sempre de uma cor primária (vermelho, verde, amarelo e azul) e usa uma cor de um lado e uma de outro, olha como fica:

Harmonia composta de amarelo, amarelo-esverdeado e amarelo-laranja


3 - Harmonia Complementar - Usa duas cores opostas da roda. Trabalha com contrastes e cria um ambiente tendencialmente mais alegre.
Harmonia com violeta e amarelo

4 - Harmonia Triádica - Se tiver muita dúvida de qual cor escolher pois gosta de várias, opte por essa harmonia, assim você consegue usar 3 cores diferentes, em suas nuances mais claras ou mais fortes, sem correr riscos. Para achar as cores certas, use um triângulo equilátero. As cores que combinam serão as correspondentes a cada ponta quando você girar o triângulo na roda. Um exemplo:
Harmonia criada entre vermelho, azul e amarelo

5 - Harmonia do Complemento Dividido - Trabalha com 3 cores, sendo 2 opostas à primeira. Esta harmonia pega tons parecidos e ao mesmo tempo não deixa de fazer o contraste, sempre rendendo boas combinações. Dê preferência a uma cor quente e duas frias, como laranja com azul-violeta e azul-esverdeado. Veja a representação disso:
Harmonia de laranja, azul e verde


Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url