Modelo de Cerimonial de Casamento passo a passo



Modelo de Cerimonial de Casamento

Oi, Noivas, como estão?

Neste post estou trazendo um "Modelo de Cerimonial de Casamento passo a passo" que creio ser de grande ajuda para aquelas que estão organizando o casamento sozinha (ou com ajuda de alguma amiga, madrinha, mãe etc.).

Deixo claro que o papel de um Cerimonial é imprescindível para o bom andamento do seu casamento. Porém, há aquelas noivas que não podem gastar com cerimonial no momento, e, por isso, resolvi compartilhar o modelo de cerimonial passo a passo para ajudá-las, caso não possam mesmo ter uma cerimonialista no seu grande dia.

Os itens abaixo discriminados neste modelo de cerimonial servem tão somente como uma referência para organização do seu casamento, pois cada evento é único e é interessante usar a criatividade para customizar e deixar este modelo de cerimonial de casamento com a cara dos noivos.


Copie ou imprima este roteiro de cerimonial e entregue para a sua cerimonialista que vai te ajudar no seu casamento, Noivinha!

Modelo de Cerimonial para Casamento no Religioso


Modelo de Cerimonial - Roteiro Religioso (local da cerimônia religiosa)


- 1 hora antes tudo pronto: cerimonialista (amiga, madrinha, mãe etc.) verifica som, foto, iluminação, ornamentação e demais detalhes.

- 30 minutos antes: colocação de flores na lapela do noivo.

- Convidados comuns: à medida que os convidados vão chegando, eles vão acomodando-se nos bancos reservados e destinados a eles na igreja, salão ou outro local onde será realizada a cerimônia de casamento.

- Início da cerimônia religiosa.

- Padre/Pastor/Celebrante já estará posicionado.

- A noiva: quando a noiva chega ao local da cerimônia de casamento, ela, geralmente, fica esperando no carro até que tudo esteja em ordem. As portas são fechadas para a sua entrada triunfal no casamento.

- Entrada - cortejo tradicional:

1 - Mãe da noiva e pai do noivo
2 - Padrinhos e madrinhas
3 - Noivo e a sua mãe
4 - Damas e pajens
5 - Noiva e o seu pai

OU

1 - Padrinhos da noiva
2 - Padrinhos do noivo
3 - Mãe da noiva e pai do noivo
4 - Noivo e a sua mãe
5 - Damas e pajens
6 - Noiva e o seu pai


OBSERVAÇÕES:

• As mulheres entram pelo lado esquerdo, sendo a noiva a única a entrar no lado direito.
• Os homens devem entrar pelo lado esquerdo, sendo o noivo o único a entrar pelo direito.
• Se a mãe da noiva entrar com o pai da noiva e a noiva for entrar com o seu pai, ele sai pela lateral no momento da entrada da noiva.
• Entre uma entrada e outra, deve-se escolher as músicas que deverão fazer parte do cortejo.

~> Algumas outras possibilidades para a entrada do Noivo:
- Noivo com seus pais.
- Noivo com suas irmãs.
- Noivo com a foto dos pais ou da mãe (caso sejam falecidos).

~> Algumas outras possibilidades para a entrada da Noiva:
- Noiva com seus pais.
- Noiva com a mãe ou avó.
- Noiva com seus irmãos.
- Noiva com filho e/ou filha.
 - Noivo com a foto dos pais (caso sejam falecidos).
- Noiva sozinha.

- Posicionamento no Altar: como mostrado na imagem abaixo (Posicionamento no Altar):

Posicionamento no Altar


- Chegada ao Altar: noivo encontra a noiva e ele primeiro cumprimenta o sogro e depois poderá dar o braço esquerdo a noiva. Poderá até dar um beijo na testa ou um selinho. O pai da noiva vai ficar junto à mãe da noiva. A noiva entrega seu buquê para sua mãe ou para alguma madrinha.

- Cerimônia: Padre/Pastor/Celebrante fala algumas palavras. A dama de honra ou pagem entra com as alianças. Em seguida, vem o juramento que poderá ser o tradicional proferido pelo Padre/Pastor/Celebrante ou um juramento feito pelos próprios noivos, junto com a colocação da aliança no dedo anelar esquerdo de cada noivo. O casal é autorizado a se beijar. Depois, inicia-se a assinatura do livro.

OBSERVAÇÃO:

- Deve-se escolher alguma música para a entrada das alianças e para a assinatura do livro.

- Cumprimentos: padrinhos e pais.

- Saída com cortejo: ordem de saída: para que os padrinhos possam jogar arroz ou pétalas de rosas, a sugestão é que saiam antes na seguinte ordem:

1 - padrinhos
2 - pais da noiva
3 - pais do noivo
4 - damas e pajens
5 - noivos

OBSERVAÇÃO:

• Deve-se escolher alguma música para a saída da igreja.

Modelo de Cerimonial de Casamento


- Fotos do Casamento: ao final da cerimônia de casamento, os noivos, pais, padrinhos e demais convidados deverão tirar fotos de recordação do casamento.

Leia também:Como organizar um casamento em 1 ano

Modelo de Cerimonial - Roteiro da Festa de Casamento


- Antes da entrada dos noivos: 1 hora antes da chegada dos convidados deve estar tudo pronto. Equipe de recepção coordenadas pelo cerimonial (amiga, madrinha, mãe etc.) posicionadas para acomodar os convidados, indicar os lugares e receber possíveis presentes.

- Música ambiente: Os noivos devem escolher as músicas que irão tocar na festa. Se não puderem contratar um DJ ou banda, faça um seleção bem bacana e coloque em um pendrive ou CD.

- Início do serviço de coquetel: quando os convidados estiverem acomodados, deve-se iniciar o serviço de coquetel (as bebidas da festa de casamento).

- Entrada dos noivos: deve-se escolher uma música para a entrada dos noivos na festa de casamento.

- Início do serviço de entrada: deve-se servir a entrada (comida), que podem ser salgados, sanduíches, petiscos etc.


- Cumprimentos e fotos com convidados: a pessoa responsável pelo cerimonial do casamento deve tentar acelerar esta parte ou os noivos podem até evitar esta parte caso tenham muito convidados. Eles podem fazer um discurso agradecendo a presença de todos.

- Início do almoço ou jantar: caso os noivos tenham optado por almoço ou jantar, a uma certa altura da festa, ele deve ser servido. No meu caso, eu casei pela manhã e fiz algo mais simples: brinde de champagne e bolo.

- Brinde e corte do bolo de casamento: Após a refeição, deve-se fazer o brinde e o corte do bolo de casamento.

- Dança: Após o corte do bolo de casamento e o brinde, os noivos vão para a pista de dança para fazer a dança dos noivos e, depois, convidam os demais para juntarem-se a eles.

Modelo de Cerimonial de Casamento

- Buquê, ou sapinho, ou Santo Antônio: após tocarem umas 12 músicas na festa de casamento, a noiva pode jogar o bouquet.

- "Buquê" do noivo: uma opção moderna é o noivo jogar uma caixa vazia de whisky, ou uma boneca, ou almofada de "bomba" para os homens pegarem e entrarem na brincadeira também.

- Despedida dos noivos: depois de curtir bastante a festa ou mesmo aproveitarem até o fim, os noivos se despedem para irem à sua lua de mel, e fim da festa.


Embora este modelo de cerimonial de casamento passo a passo seja bastante útil, repito que a contratação de um cerimonialista é muito importante para dar andamento a todos os detalhes do seu casamento. Somente se realmente não houver a possibilidade de contratar um cerimonialista para o seu casamento, opte por este roteiro de cerimonial e adapte-o conforme quiser.

Mil beijos e fiquem na paz e amor de Deus!
POSTS RELACIONADOS:
2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários

  1. excelente post...

    bjuu

    respireecase.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica!
    ^^

    Estamos passando para deixar um beijo e dizer que o blog está muito bacana!

    Beijo!

    www.juntandoasescovas.com.br

    ResponderExcluir

• Os coments são moderados para eu responder todos.
• Comente sobre a postagem.
• Sua opinião, sugestão, dica e alerta são bem-vindos!