Mitos e Verdades do Pós-Parto

Mitos e Verdades do Pós-Parto

Oi, Meninas! Hoje o post é sobre maternidade. Muitos mitos rondam o pós-parto e é preciso tomar muito cuidado com a saúde da mamãe e do bebê. Vamos conferir algumas dúvidas?

Mitos e Verdades do Pós-Parto


1 - Amamentar emagrece

Verdade. “O corpo da mulher gasta cerca de 700 kcal para produzir um litro de leite”, explica a ginecologista e obstetra Angélica Miranda. Patrícia Marques lembra que os exercícios também são necessários para perder peso de forma gradual e saudável. O ideal é praticar atividades físicas durante a gestação, yoga ou até pilates. “Mulheres que se exercitavam durante a gravidez tendem a perder os quilos extras mais rapidamente”, complementa a fisioterapeuta.

2 - É possível engravidar no pós-parto

Verdade. Algumas mulheres ovulam no pós-parto. Mesmo com a ausência de menstruação, que costuma retornar depois de 7 a 9 semanas, é importante buscar um método contraceptivo adequado. “Somente o ginecologista poderá avaliar o caso e prescrever o melhor método anticoncepcional para cada mulher. No pós-parto, mulheres que amamentam diversas vezes ao dia não costumam ovular, mas o fato não pode ser considerado um método para prevenir uma nova gravidez”, explica a ginecologista e obstetra Angélica Miranda.

3 - O sangramento no pós-parto é normal

Verdade. De acordo com a ginecologista e obstetra Angélica Miranda, “existe um fluxo de sangue contínuo e intenso, com a presença de coágulos, que tende a desaparecer depois de quatro a seis semanas. Vale lembrar que a amamentação, com a sucção dos seios pelo bebê, ajuda a diminuir o sangramento”. Almofadas pós-parto podem ajudá-lo a lidar com o sangramento pós-parto.

4 - Após o parto devo continuar seguindo uma alimentação equilibrada

Verdade. Mulheres que estão amamentando devem ter atenção redobrada com a alimentação, já que determinados alimentos podem afetar o recém-nascido. “É preciso aumentar a ingestão de água, essencial para que o organismo produza o leite. O cardápio deve conter porções de frutas, legumes e verduras, carnes magras, peixes, claras cozidas, arroz e pão integrais. Recomendo evitar condimentos em excesso, que podem causar gases no bebê”, diz a ginecologista e obstetra Angélica Miranda.

5 - Mulheres no pós-parto não devem praticar exercícios físicos

Mito. “A mulher pode praticar exercícios leves 6 semanas após dar à luz. O ideal é que ela não ultrapasse 60 a 70% da atividade cardíaca máxima. Ela estará na intensidade recomendada se conseguir conversar enquanto caminha ”, recomenda a ginecologista e obstetra Angélica Miranda. Além de caminhada, Patrícia Marques recomenda hidroginástica, ioga e exercícios moderados de alongamento. “Atletas ou mulheres que praticam atividades de alto rendimento, como maratonas, devem aguardar 6 meses para retomar os treinos”, completa a fisioterapeuta.

6 - A prisão de ventre no pós-parto é normal

Verdade. “Para evitar dores no abdômen e na cicatriz do períneo, ao fazer força para evacuar, é preciso aumentar o consumo de água e fibras, encontradas em frutas e alimentos integrais”, diz Angélica Miranda.

7 - No pós-parto as relações sexuais estão proibidas

Mito. “Após o resguardo, que dura de 30 a 40 dias, é possível retomar as relações sexuais com o parceiro, lembrando de perceber os limites do próprio corpo, que ainda está retornando a sua forma”, diz Angélica Miranda.

8 - Após o parto normal, os pontos da episiotomia (corte no períneo para facilitar a passagem do bebê) podem inflamar

Verdade. Angélica Miranda explica que hábitos corretos de higiene evitam o problema. “É normal sentir certo incômodo no local, que pode ser amenizado com aplicações de bolsa de gelo ou sprays específicos, prescritos pelo ginecologista ou obstetra. Se houver inflamação, o médico indicará o uso de antibióticos”, orienta a ginecologista.

9 - No pós-parto a mulher está proibida de carregar peso

Verdade. “Independente do tipo de parto, nos dias seguintes as mães devem evitar dirigir, segurar sacolas de supermercado repletas de compras e segurar o filho mais velho no colo. Neste momento, as atividades devem estar relacionadas com a saúde e bem-estar do recém-nascido e da própria mulher”, diz a fisioterapeuta Patrícia Marques. Ao longo das semanas é possível retornar às tarefas cotidianas gradativamente. A ginecologista Angélica Marques lembra que mulheres submetidas a cesariana devem evitar grandes esforços pelo período de 1 mês.

10 - No pós-parto é preciso fazer uso de sabonetes especiais para a higiene íntima

Mito. A ginecologista Angélica Miranda recomenda o uso de sabonete neutro. “Também é interessante fazer uma boa higiene após a evacuação, principalmente quando há pontos no períneo”, complementa a médica.

Fonte

Fiquem com Deus!

Mil beijos...
Post Anterior Próximo Post
12 Comments
  • lena
    lena março 07, 2013

    Olá Luh.
    Gostei muito do post. Este tipo de informação é muito importante.
    Beijinhos grandes.

    • Luh Dantas
      Luh Dantas março 07, 2013

      Muito obrigadinha, Lena! :-)
      Xero, Linda!

  • Carol
    Carol março 07, 2013

    Olá

    Muito legal seu post, só acho que o nº 1 varia de mulher pra mulher, no meu caso mesmo, só emagreci depois que parei de amamentar. Mas isso não foi um problema, já que amamentei até 2 anos e seis meses.

    Beijos

    • Luh Dantas
      Luh Dantas março 07, 2013

      É verdade... Tenho uma amiga que perdeu peso amamentando. :-)
      Ótimo seu coment, Carol.
      Beijinhos, Flor!

  • Trilhamarupiara
    Trilhamarupiara março 07, 2013

    Que postagem bacana Deusa, mitos e verdades bem interessantes que todas nós ficamos na duvida, muito legal, eu sequei qdo tive minhas filhas, na segunda fiquei pele e osso rsrs Bjoooooss e obrigado pelo apoio!

    • Luh Dantas
      Luh Dantas março 07, 2013

      rsrsrsrs... Eu sou gordinha e tenho é medo de engordar! rsrsrsrsrs... Espero "secar" também, Kellen! :-)
      Beijos, Linda, e precisando mande às ordens!

  • Brenda Kwon 브렌
    Brenda Kwon 브렌 março 07, 2013

    Nossa, esses Mitos e Verdades são bem legais. Gostei de todos, tem coisas ai que eu não sabia :o muito legais ^^

    xoxo♥

    Crazy Girl || Clique no meu Perfil para Visitar ~

    • Luh Dantas
      Luh Dantas março 07, 2013

      rsrsrsrs... A maioria das coisas eu não sabia. Estou me preparando para engravidar, talvez este ano.
      Obrigadinha pelo coment, Brenda! :-)
      Beijinhos!!!

  • ercilia
    ercilia março 08, 2013

    É interessante,mas é sofrido né...Mas ter o bebezinho nos braços deve recompensar...
    Gostei muito do tira dúvidas,beijo Luh

    • Luh Dantas
      Luh Dantas março 08, 2013

      Pois é, Ercília. Eu tenho um certo medo, sabe? Mas tenho certeza que é super compensador no fim! :-)
      Beijinhos, Linda!

  • Lucimar da Silva Moreira
    Lucimar da Silva Moreira março 08, 2013

    Deusa ótimas dicas com certeza pra quem tinha alguma dúvidas sobre esse assunto, seu post tirou todas Deusa feliz dia Internacional da mulher beijos.

    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no face

    • Luh Dantas
      Luh Dantas março 08, 2013

      Muito obrigada, Lucimar! :-)
      Eu também tinha algumas dúvidas.
      Xero, Linda!

Deixe seu Comentário
comment url