Olá, Meninas Lindas!!! 

Hoje o post vai para as Rainhas do Lar! :-)

Aqui vão algumas dicas de como guardar corretamente os alimentos. Sei que algumas dicas já são utilizadas por algumas, mas outras desconhecem a forma mais adequada de conservá-los. Eu mesma aprendi um bocado lendo aqui e ali e resolvi compartilhar este assunto com vocês. Lá vai!

- Enlatados 

Jamais compre alimentos com a lata amassada, estufada ou enferrujada, pois a qualidade do produto está comprometida. Após abrir latas de ervilhas, milhos, leite condensado, pêssegos em caldas etc. precisamos retirar tudo o que sobrou e colocar em um recipiente de plástico ou vidro com tampa, e manter na geladeira por, no máximo, 3 dias. Alimentos em conserva como os citados acima (e outros, como por exemplo, palmito, azeitona etc.) podem ser mantidos na sua própria água. Para os molhos de tomate, que são muito perecíveis, o ideal é consumir todo o produto assim que for preparado. Mas se não for possível, deve-se trocar de embalagem, etiquetar e colocar no freezer por até 30 dias. 

- Leite, iogurtes e sucos 

O leite capta o cheiro de outros alimentos da geladeira e, depois de aberto, deve ser consumido em até 1 dia. Depois de aberto sucos de caixinha podem ficar refrigerados por, no máximo, 3 dias. Aqueles que vêm em garrafas de vidro possuem tampa, em geral de alumínio, e devemos trocá-la por papel-filme, pois podem enferrujar. Iogurtes também estragam rapidamente e devem ser consumidos em 2 dias. 

- Frios 

Não compre frios já cortados expostos nas geladeiras dos supermercados e padarias. Peça para fatiar a peça na hora. Em casa, coloque em recipiente de vidro, plástico ou inox. Tire também a umidade com papel toalha antes de guardá-lo. Como são perecíveis, compre sempre porções pequenas, pois o consumo deve acontecer em 3 dias. 

- Farináceos 

Farinhas de trigo, achocolatados etc. devem ser consumidos até 30 dias após abertos. Além disso, precisam ficar em local seco, ventilado e longe da luz solar direta. 

- Catchup e mostarda 

Geralmente, esses condimentos são usados de vez em quando e ficam esquecidos na geladeira. Para evitar desperdício, compre potes pequenos e anote a data que abriu o produto. Prefira ainda os de embalagem transparente, porque é possível ver a aparência do molho. Ao abrir, consuma em até 15 dias e conserve-os na parte alta da geladeira, e não na porta.

- Carnes

Lave-as, salgue (se quiser temperar, pode) e embrulhe em plástico limpo e seco. Se as carnes não forem consumidas logo, coloque-as em freezer.

- Biscoito, Cereais, Massas

Podem ficar à temperatura ambiente. É só manter a embalagem bem fechada, ou colocar em potes também bem fechados, impedindo a circulação do ar. Isso é importante para que eles fiquem crocantes e protegidos de pragas.

- Ovos

Eles podem ficar armazenados por até 30 dias. Não devemos lavá-los. Guarde-os na prateleira superior da geladeira, que é mais frio e seguro que na porta (o tempo inteiro há um abre e fecha da porta e a variação de temperatura é grande e prejudicial). Coloque a ponta dos ovos para baixo para que a gema fique centralizada.

- Café em pó

Também deve ser refrigerado, porém em recipiente que não permita passar a luz, pois assim vai conservar o aroma e o sabor por mais tempo.

- Manteiga, margarina, maionese, patês e geleias

Devem sempre serem guardadas na geladeira. Com a maionese, lembrar de fechar logo depois de utilizar, vedar ao máximo o vidro e nunca colocar na porta. O ideal é deixá-la onde a geladeira será mais fria, que é na parte de cima, onde ficam os queijos e a manteiga. Deve ser conservada na geladeira por até 15 dias e nunca deve ser deixada fora dela por mais de 20 minutos.

- Frutas

Podem ser deixadas em uma fruteira dentro da cozinha, sem contato com sol e em ambiente que não seja abafado.

- Legumes e verduras

Sempre colocar nas gavetas de baixo da geladeira porque lá a temperatura não é tão fria, o que pode queimar as folhas e desperdiçar nutrientes.

- Alimentos após serem cozidos

É comum as pessoas fazerem a refeição e deixá-la no próprio fogão até que todos tenham comido. É um risco, pois quando mantidos por muito tempo em temperatura ambiente, alguns alimentos apresentam proliferação maior de bactérias e podem azedar. Esse efeito demora apenas 40 minutos para ocorrer com o arroz, por exemplo. Mesmo quentes, os alimentos podem ser colocado na geladeira. Nada deve ser deixado do lado de fora.

- Oleaginosas

Nozes, macadâmia, castanhas, amendoins etc., se ficarem em contato com o ar vão perder as propriedades antioxidantes. Manter bem armazenadas, em local sem luz.

Espero que estas dicas sejam úteis para vocês como foram para mim!