Controle a Ansiedade antes do Casamento


Mulher é ansiosa por natureza... E o que dizer das Noivas? Todos os preparativos, escolhas, prazos, análises, e em meio a tantas tarefas, o que deveria ser prazeroso, pode se transformar em um tormento. Estresses à parte, precisamos tentar relaxar e curtir o momento.
Vamos à algumas dicas para controlar a ansiedade:


1 - Uma nova vida vem por aí

O período de escolhas e decisões relacionadas ao dia do casamento é também a preparação para uma vida mais autônoma, emancipada, onde a noiva terá que assumir sua vida adulta, tomar decisões, administrar sua casa, as finanças e a relação com o marido. Portanto, se a festa está causando tanto alvoroço assim na sua vida, pode ser um bom momento para iniciar uma terapia e se preparar para coisas muito mais complexas que virão após o casamento.


2 - Cuidado com o excesso de dieta

A grande maioria tem medo de não entrar no vestido e costuma fazer dieta. O grande perigo são os cardápios radicais e nada nutritivos, que podem provocar queda de cabelo, dor de estômago, distúrbios do sono. Quando esse tipo de coisa começa a acontecer, é o momento de olhar para si e pensar que você está fazendo sacrifícios demais para um momento que deveria ser de felicidade e, não, de sofrimento. 


3 - Relaxe

Pode parecer difícil, mas é necessário. Saia com as amigas, divirta-se, namore bastante e curta as escolhas para o casamento sem neuras. Praticar exercícios físicos também pode ser uma forma de extravasar e ainda ajuda a manter o peso sem precisar exagerar na dieta. Passear na praia, dar uma volta de bicicleta ou fazer aula de dança também são atividades físicas e você nem vai sentir que está queimando calorias enquanto se diverte. 


4 - Antecedência demais pode atrapalhar

Hoje as noivas costumam começar os preparativos com dois anos de antecedência. E quanto mais tempo de preparação, mais espaço para ansiedade. Realmente é mais difícil conseguir a sua data com os profissionais e serviços mais concorridos, mas é preciso ter em mente que dois anos é muito tempo para ter apenas um foco. Você terá que lidar com outras pressões no período, como a rotina de trabalho, estudo, família. Então, se dê o direito de tirar umas férias do assunto casamento quando garantir os profissionais que você não abre mão. Dar um tempo e depois retomar as tarefas mais para frente pode fazer muito bem. 


5 - Escolha um bom profissional para assessorá-la

Confie na pessoa que você escolheu para contratar os outros profissionais e serviços da festa. E somente você pode definir seu nível de participação nos preparativos do casamento. Se delegar e fazer parte da organização vai aliviar sua ansiedade, participe ativamente. Mas se ficar tão próxima das decisões vai deixá-la ainda mais estressada, pense que você contratou pessoas qualificadas para desempenhar suas funções. Confie no trabalho de quem você escolheu e preocupe-se em estar linda e feliz no seu dia. 


6 - Exercício físico

Este item é relacionado ao 3. A atividade física tem um papel muito importante para a noiva. Ela ajuda a manter a forma e a relaxar. Isso porque os exercícios físicos liberam endorfinas no corpo, substâncias que nos dão a sensação de prazer. Elas são as mesmas liberadas quando comemos chocolate, recebemos aquela promoção no trabalho ou fazemos sexo.


7 - Durma bem

Seu organismo precisa de pelo menos 8 horas diárias de sono para estar bem recuperado para o dia seguinte. Afinal de contas, você deve estar inteira e com a cabeça descansada para negociar com fornecedores, empresas, igreja etc.


8 - Escreva um diário

Parece coisa de criança, mas você vai perceber que delícia é transformar todo processo do casamento em palavras. E o melhor, você poderá ler depois de passado o estresse e ver como você reagiu diante das situações adversas que superou. É uma verdadeira terapia.


9 - Alugue um filme, vá ao cinema, leia um livro

Um bom filme é sempre uma opção para relaxar, e se for de comédia, melhor ainda. Sempre é bom rir, e um pouco de diversão vai te fazer se sentir mais leve e descontraída.
Vá numa livraria e peça ajuda a um vendedor, escolha o tipo de livro que você mais gosta, como romance, aventura ou ficção. Você nem vai sentir o tempo passar e a ansiedade vai embora rapidinho. É um bom calmante!


10 - Organize-se

Abra uma pasta para colocar os contratos de todos os seus prestadores de serviços e guarde-a num local que esteja sempre acessível. Assim você não fica perdida e concentra tudo em um só lugar.


11 - Simplifique

No começo, é normal a gente querer personalizar tudo, cuidar de cada mínimo detalhe. A gente quer saber da barra do vestido da madrinha, da cor do banco de madeira da igreja, do aromatizador de ambiente do banheiro do buffet.
Na real, quanto mais detalhes, mais trabalho! Simplificar economiza dinheiro e rugas. De repente, vale aceitar a sugestão da sua decoradora em vez de escolher cada flor de cada arranjo, sabe?


12 - Aceite ajuda

Nada de querer ser a Super Noiva. Organizar um casamento é tarefa pesada! Você está cercada de pessoas que te amam, certo? Mãe, pai, sogros, padrinhos, madrinhas… Deixe que eles participem deste momento te ajudando a resolver as pequenas coisas que aparecem no caminho! Vale pedir ajuda para distribuir convites, degustar doces, escolher flores… Assim, eles se sentirão especiais e, de quebra, deixar o processo mais leve.


13 - Cuide do relacionamento

O seu relacionamento com o noivo é a coisa mais importante do casamento. Afinal, toda essa festa é para comemorar a união de vocês, lembra? Quando perceber que vocês estão brigando por coisas bobas, tipo o recheio do bolo, lembre disso! Ouvi uma vez uma dica interessante quando estava noiva: instituir, de vez em quando, uma noite em que é proibido falar de casamento. Vão ao cinema, a um restaurante; não vale tocar no assunto, só vale curtir e namorar!


14 - Desapegue

Gente, tem jeito não. Sempre dá algo errado em qualquer casamento. Aliás, em qualquer evento: aniversário, festa corporativa, bodas… Isso acontece porque, por mais perfeccionista que a noiva seja, ninguém é capaz de controlar tudo.
Pode chover, um fornecedor pode furar, sua madrinha pode passar mal, o padre pode errar o nome do noivo. Mil coisas podem acontecer e isso foge do seu controle. Não adianta esquentar a cuca por aquilo que você não pode controlar. Foque naquilo que pode e, quando acordar no dia do seu casamento, olhe-se no espelho e prometa a si mesma que nenhuma surpresa vai estragar esse dia tão esperado! Ligue no modo zen e se carpe diem!


Eu espero que estas dicas ajude vocês, Noivinhas! :-)


Post Anterior Próximo Post
10 Comments
  • purpurinas de sabao
    purpurinas de sabao maio 03, 2013

    boas dicas, para mim foram bastante uteis :) tnh andado muito nervosa mto ansiosa e ja perdi muitas noites de sono já....

    • Luh Dantas
      Luh Dantas maio 04, 2013

      Puxaaaa... Eu fiquei mais ansiosa na véspera mesmo. rsrsrsrsrs... Consegui me controlar bem antes de casar. Espero que você também consiga, Patrícia. Xero!!!

  • A new life
    A new life maio 03, 2013

    so cute

    http://newlifewithfashion.blogspot.com/2013/05/458-black-paris.html

    • Luh Dantas
      Luh Dantas maio 04, 2013

      Thanks, Kamila! Kisses!

  • Lucimar da Silva Moreira
    Lucimar da Silva Moreira maio 03, 2013

    A ansiedade deve ser normal em todas as noivas, pois está chegando o grande dia do casamento, a vida dela vai mudar completamente, a noiva só não pode ficar ansiosa, nervosa na hora do casamento. Deusa bom final de semana, beijos.

    • Luh Dantas
      Luh Dantas maio 04, 2013

      Umas ficam mais ansiosas que outras, Lucimar. Eu mesma só fiquei na véspera de casar. Graças a Deus consegui controlar bem nos meses que antecederam o casório. :-) Xerinho!

  • Julini
    Julini novembro 27, 2013

    Deusa Lu, amei sua postagem! Foi pela ansiedade que não daria certo organizar meu casamento com muita antecedência...Por isso que organizei meu casamento em um mês, não aguentaria de tanta ansiedade.

    Bjos

    • Luh Dantas
      Luh Dantas novembro 29, 2013

      rsrsrsrsrs... Eita! Eu pensei que organizando em 3 meses como eu fiz, tinha batido um record! kkkkkkkkk... Mas 1 mês? Menina, você fez um milagre! rsrsrsrsrs...
      Beijinhos, Ju, e fico feliz por ter gostado!

  • Julini
    Julini novembro 27, 2013

    Amei. No meu casamento eu não aguentaria de ansiedade se demorasse muito tempo organizando. Por isso, organizei meu casamento em um mês...

    Bjos

    • Luh Dantas
      Luh Dantas novembro 29, 2013

      Muito obrigada, Ju... Eu tive 3 meses e ainda achei pouco! kkkkkkk... Em 1 mês eu não conseguiria. Você é uma expert, vui?
      Xero, Linda!

Deixe seu Comentário
comment url