Como usar esmalte sem prejudicar as unhas


Como usar Esmalte sem Prejudicar as Unhas

Como usar Esmalte sem Prejudicar as Unhas


Oi, Divas!!! Tudo bem com vocês?

Achei bem legal um teste que vi na internet e resolvi trazer para vocês: Como usar esmalte sem prejudicar as unhas. Para quem sabe ou não, fica a dica!

Vamos ver?



Quais os mitos e verdades sobre o esmaltamento das unhas? Teste seus conhecimentos!

Como usar Esmalte sem Prejudicar as Unhas

No fim do quiz, as respostas.

1 - Esmalte escuro pode deixar as unhas amareladas. Mito ou Verdade?

2 - A unha precisa de um tempo sem esmalte para respirar. Mito ou Verdade?

3 - Esmalte escuro fortalece a unha. Mito ou Verdade?

4 - Crianças não devem usar esmalte. Mito ou Verdade?

5 - Bases fortalecedoras podem ser usadas todos os dias. Mito ou Verdade?

6 - Misturar óleos no esmalte prejudica a unha. Mito ou Verdade?

7 - Esmaltes mais caros que a média protegem as unhas. Mito ou Verdade?

8 - Pessoas sensíveis devem evitar esmalte cintilante. Mito ou Verdade?

9 - Misturar colas ao esmalte para prolongar a duração é prejudicial. Mito ou Verdade?

10 - Esmaltes, cremes e bases com vitaminas fazem bem às unhas. Mito ou Verdade?



Respostas


1 - Resposta correta: Mito

"Não existe relação entre unhas amarelas e o pigmento do esmalte", explica o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. A coloração não penetra na unha. Se você tirou o esmalte e notou que as suas unhas estão amareladas, vale procurar um médico para investigar se a saúde delas está em dia. "O esmalte só vai mudar a cor da unha caso ela esteja doente", explica o especialista.

Como usar Esmalte sem Prejudicar as Unhas

2 - Resposta correta: Mito

Isso é um mito. "A unha é composta por queratina, um tecido cujas células estão mortas, ou seja, não respiram e nem precisam descansar do esmalte", explica Valcinir Bedin. Por isso, não faz diferença alguma se elas estão esmaltadas ou não. Situação oposta acontece com as células da pele, que precisam de nutrição. Mas vale sempre dar uma boa olhada nelas quando tirar o esmalte para ver se estão com alguma alteração e tomar cuidado com o removedor. Valcinir Bedin recomenda o uso de removedores cremosos ou de lencinhos pronto com removedor e óleo, que não agridem as cutículas.

3 - Resposta correta: Mito

Mais um mito. Esmaltes vermelhos, verdes, pretos ou marrons não fortalecem as unhas. "Nenhum componente do esmalte penetra na unha, deixando-as mais fortes ou mais fracas, exceto em casos de doenças das unhas, como micoses", explica o dermatologista Valcinir.

4 - Resposta correta: Verdade

As unhas das crianças ainda não estão totalmente queratinizadas. Elas são mais moles e frágeis, e, por isso, podem acabar absorvendo os componentes do esmalte. As bordas das unhas - chamadas de sulco ungueal - também são imaturas e podem ter um processo alérgico devido ao uso de esmaltes, causando coceira e vermelhidão. Valcinir Bedin recomenda que crianças não façam o uso de cosméticos. "Tinturas e esmaltes são coisas de adulto", afirma. "O corpo da criança ainda está em desenvolvimento e precisa de produtos neutros, que não agridam pele, unhas e cabelos."

Como usar Esmalte sem Prejudicar as Unhas

5 - Resposta correta: Mito

Sempre há um motivo por trás das unhas fragilizadas e é preciso identifica-lo para fazer o tratamento correto. Não use-as indiscriminadamente. As principais causas de fraqueza das unhas são dieta inadequada e carência de vitaminas. O médico poderá recomendar produtos para endurecer as unhas, que costumam ter formol ou ácidos retinoico e glicólico. "Tenha certeza de aplicar a base fortalecedora apenas nas unhas, pois elas podem gerar irritação e alergia quando passadas na cutícula", explica Valcinir Bedin.


6 - Resposta correta: Mito

A verdade é que misturar óleos de banana, de coco, cravo e até mesmo de argan no esmalte em nada vai melhorar ou piorar a saúde das unhas. "A mistura apenas dilui os esmaltes, facilitando a aplicação", explica o dermatologista Adriano Almeida, professor de pós-graduação em dermatologia da Fundação Pele Saudável.

7 - Resposta correta: Mito

Isso é um mito. Os altos preços de alguns esmaltes se devem mais à marca que à qualidade do produto em si. Existem diversas opções relativamente mais baratas com boa qualidade. Vale ficar atento à presença de substâncias alérgenas, como o tolueno, e procurar esmaltes que tenham o selo de certificação da ANVISA. Marcas mais caras costumam cobrar pela exclusividade de cores e pelo espessante, que faz o esmalte mais grosso ou mais líquido, adicionados depois da fórmula pronta.

8 - Resposta correta: Verdade

Os esmaltes cintilantes possuem uma composição mais agressiva, com substâncias que geram alergias de pele com mais facilidade, como o pigmento mica. "Outro causador comum de alergias são os derivados de tolueno, um solvente usado nos esmaltes", explica o dermatologista Adriano. Verifique a presença dessa substância no frasco antes de comprar o esmalte.

Como usar Esmalte sem Prejudicar as Unhas

9 - Resposta correta: Verdade

Há quem diga que pingar uma gota de cola potente no esmalte prolonga a duração da esmaltação, deixando as unhas impecáveis por um tempo maior. O dermatologista Valcinir Bedin explica que, se for aplicado somente na unha, composta por células mortas, o esmalte aditivado não causa prejuízos, mas, como ele vai escorrer para as bordas, pode prejudicar a cutícula, deixando-a seca, ressecada e gerando alergias.

10 - Resposta correta: Mito

Esse tipo de produto pode até fazer bem à cutícula, mas não terá ação nenhuma sobre a unha. "A unha é composta por células mortas, que não absorvem esse tipo de nutriente", explica Valcinir Bedin.


Gostaram das dicas, Meninas? Eu acertei a maioria das perguntas, mas sempre é bom a gente tirar a dúvida e aprender um pouquinho, né? Aguardo seus comentários!
Post Anterior Próximo Post
4 Comments
  • A new life
    A new life agosto 15, 2013

    so interesting post :)

    • Luh Dantas
      Luh Dantas agosto 16, 2013

      Thanks, Dear! :-)

  • Lucimar da Silva Moreira
    Lucimar da Silva Moreira agosto 15, 2013

    Gostei do post muito explicativo tirou algumas dúvidas que tinha, Deusa te seguindo lá no Bloglovin me segue lá também, beijos.
    http://www.bloglovin.com/en/blog/6586395

    • Luh Dantas
      Luh Dantas agosto 16, 2013

      Pois é, Lucimar... Eu também tinha algumas dúvidas e foi muito bom aprender algumas coisas que eu não sabia.
      Beijos, Linda!

Deixe seu Comentário
comment url