Decoração do quarto e jogo de cama

A combinação da decoração do quarto e jogo de cama é uma ótima maneira de criar um ambiente coerente e harmonioso. Sabe aquele momento em você dá uma olhada no seu quarto e vê que tem algo que está faltando ou não se encaixando? Aquele instante em que você começa a observar e avaliar cada parte dele para ter a certeza de que escolheu certo os objetos que compõem a decoração, e mesmo mudando os móveis cinco vezes de um lado ao outro a coisa ainda está lá te incomodando? O problema pode estar onde você menos espera: na sua cama. Estou me referindo ao seu jogo de lençóis, travesseiros, fronhas, cobertores, edredons, colcha, ou seja, sua roupa de cama.

Junto ao guarda-roupa, a cama tende a ser o maior móvel dentro de um quarto e, por causa do seu formato mais horizontal, o mais visível e chamativo. Combinado a isso, a cama ainda possui diversas peças (as mencionadas logo acima) que a decoram, como se fosse um ambiente à parte. Então, muitas vezes, o problema daquela peça que não se encaixa na decoração do quarto pode ser a decoração da cama.


Imagine só a cena: um quarto todo em cores claras, puxadas para tons azuis que transmitem calma e tranquilidade. Já a cama com fronhas marrons, lençóis amarelos mostarda, cobertores vermelhos, edredons rosas... Talvez até possa funcionar como combinação, se não fosse o fato de cada um ter detalhes, desenhos ou símbolos totalmente diferentes uns dos outros. Enquanto uns apresentam figuras geométricas, em outros temos desenhos de personagens animados, vários com escritos orientais e para fechar alguns com estampas de animais. Uma verdadeira salada que deixa a decoração do quarto desarmônica, até mesmo brega, e gera aquela sensação estranha que você tem. Então, para te ajudar a deixar o seu quarto e cama bem decorados, separamos algumas dicas.


Decoração do quarto e jogo de cama

Importância da decoração do quarto combinando com o jogo de cama


A decoração do quarto e o jogo de cama combinados são importantes porque criam um ambiente confortável, acolhedor e harmonioso. Algumas das principais razões incluem:

Conforto: Quando a decoração do quarto e o jogo de cama combinam, eles criam um ambiente que é agradável e acolhedor para se estar, tornando mais fácil relaxar e descansar.

Estética: A combinação da decoração do quarto e do jogo de cama cria uma aparência visualmente atraente e harmoniosa, melhorando a aparência geral do quarto.

Estilo pessoal: A combinação da decoração do quarto e da roupa de cama permite que você expressa o seu estilo pessoal e crie um quarto que é único e reflete a sua personalidade.

Ambiente de descanso: Quando a decoração do quarto e o jogo de cama combinam, eles criam um ambiente que é ideal para descanso e recuperação, ajudando a melhorar a qualidade do sono e a saúde geral.

Em suma, a combinação da decoração do quarto e da roupa de cama é importante porque cria um ambiente que é confortável, acolhedor e harmonioso, ajudando a melhorar a qualidade do sono e a saúde geral.


Decoração do quarto e jogo de cama

Passo a passo de ambiente harmonioso com a roupa de cama


A combinação da decoração do quarto com o jogo de cama é uma ótima maneira de criar um ambiente coerente e harmonioso. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer essa combinação:

  • Escolha uma cor dominante

A primeira coisa a se escolher é a cor e o tom da pintura de um quarto, certo? Então, tudo que for posto ali dentro precisa combinar com essa cor. Isso é um conceito até óbvio, mas tem muita gente que se esquece e com o passar do tempo vai adicionando outras cores ali dentro e deteriorando a estética harmônica. Então, sempre que for comprar algo, lembre-se da composição de matizes do seu quarto, sua paleta de cores. Isso vai ajudar a escolher o jogo de cama ideal toda vez que for renovar as peças.

Adicionar uma cor dominante à decoração do quarto é uma ótima maneira de criar uma sensação de coesão e unidade. Aqui estão algumas dicas para escolher a cor dominante e integrá-la à decoração do quarto e ao jogo de cama:

Escolha uma cor que combina com o jogo de cama: A cor dominante deve combinar com as cores e padrões do jogo de cama. Por exemplo, se o jogo de cama for azul escuro, você pode escolher um tom de azul claro para a cor dominante.

Considere suas preferências pessoais: Escolha uma cor que você realmente goste e que você se sinta confortável ao vê-la todos os dias.

Combine com outras cores secundárias: Depois de escolher a cor dominante, escolha outras cores secundárias para complementá-la. Por exemplo, se a cor dominante for azul, você pode adicionar detalhes em branco e prata para criar uma sensação de equilíbrio e harmonia.

Adicione a cor dominante ao jogo de cama: Integre a cor dominante ao jogo de cama, por exemplo, escolhendo uma roupa de cama com uma faixa de cor dominante ou almofadas complementares.

Adicione a cor dominante à decoração do quarto: Adicione a cor dominante à decoração do quarto, por exemplo, escolhendo cortinas, tapete e quadros que complementem a cor.

Lembre-se de que a cor dominante deve ser usada com moderação, complementando o jogo de cama e a decoração geral do quarto, em vez de sobrecarregar o ambiente. Uma combinação harmoniosa de cores é fundamental para criar um ambiente acolhedor e confortável para você descansar e relaxar.

  • Adicione padrões complementares

Adicionar padrões complementares à decoração do quarto é uma maneira de criar interesse visual e profundidade na decoração. Aqui estão algumas dicas para adicionar padrões complementares ao jogo de cama e à decoração do quarto:

Escolha padrões que combinem com a roupa de cama: Os padrões complementares devem combinar com o padrão principal do jogo de cama, sem ser excessivamente repetitivos. Por exemplo, se o jogo de cama for listrado, você pode adicionar almofadas com padrões florais para criar interesse.

Adicione variações de tamanho e escala: Variações de tamanho e escala nos padrões complementares ajudam a criar uma sensação de equilíbrio e harmonia na decoração.

Adicione padrões complementares ao jogo de cama: Adicione padrões complementares ao jogo de cama, por exemplo, escolhendo uma roupa de cama com faixas ou almofadas que complementem o padrão principal.

Adicione padrões complementares à decoração do quarto: Adicione padrões complementares à decoração do quarto, por exemplo, escolhendo cortinas, tapetes e quadros que complementem o padrão principal.

Lembre-se de que o objetivo é criar uma sensação de equilíbrio e harmonia, não excesso de padrões. É importante escolher cuidadosamente os padrões complementares para garantir que eles realçem o jogo de cama e a decoração geral do quarto.

  • Use texturas

Adicionar texturas à decoração do quarto é uma maneira de criar profundidade e interesse visual, além de aumentar o conforto e aconchego do espaço. Aqui estão algumas dicas para adicionar texturas ao jogo de cama e à decoração do quarto:

Escolha texturas que complementem o jogo de cama: As texturas escolhidas devem combinar com o jogo de cama e com a decoração geral do quarto, sem ser excessivamente repetitivas. Por exemplo, se o jogo de cama for liso, você pode adicionar almofadas com texturas de tricô ou veludo para criar interesse.

Adicione texturas ao jogo de cama: Adicione texturas ao jogo de cama, escolhendo uma roupa de cama com acabamentos em franjas, rendas ou bordados.

Adicione texturas à decoração do quarto: Adicione texturas à decoração do quarto, escolhendo tapetes com diferentes texturas, cortinas com acabamentos em renda ou tricô e quadros com molduras trabalhadas.

Mix de texturas: Experimente misturar diferentes texturas para criar interesse visual. Por exemplo, você pode misturar tecidos lisos com texturas de tricô ou veludo para criar uma sensação de equilíbrio.

Lembre-se de que o objetivo é criar uma sensação de equilíbrio e harmonia, não excesso de texturas. É importante escolher cuidadosamente as texturas para garantir que elas realcem o jogo de cama e a decoração geral do quarto.

  • Crie uma paleta de cores complementares

Adicionar uma paleta de cores complementares ao jogo de cama e à decoração do quarto é uma maneira de criar coesão e harmonia visual no espaço. Aqui estão algumas dicas para escolher uma paleta de cores complementares:

Escolha a cor principal: Escolha a cor principal do jogo de cama como ponto de partida para a paleta de cores complementares. Se o jogo de cama for estampado, escolha uma cor dominante da estampa para ser a cor principal.

Escolha cores complementares: Escolha cores complementares da cor principal, usando uma ferramenta como a roda de cores. Cores complementares são aquelas que estão opostas na roda de cores, o que garante um equilíbrio visual.

Adicione as cores complementares ao jogo de cama: Adicione as cores complementares ao jogo de cama, escolhendo almofadas ou cobertores com essas cores para complementar o jogo de cama.

Adicione as cores complementares à decoração do quarto: Adicione as cores complementares à decoração do quarto, escolhendo cortinas, tapetes, quadros ou outros acessórios com essas cores.

Use as cores complementares com moderação: Lembre-se de usar as cores complementares com moderação, para não sobrecarregar o espaço. Escolha uma ou duas cores complementares para usar como accent colors, e mantenha o resto da decoração em tons neutros.

Combinar o jogo de cama e a decoração do quarto com uma paleta de cores complementares garante coesão visual e cria um ambiente acolhedor e harmonioso.

Decoração do quarto e jogo de cama

  • Os componentes da roupa de cama

Na hora de comprar seu jogo de cama tente sempre adquirir peças com decorações semelhantes. É uma dica simples, mas nem sempre é possível, pois muitos jogos de camas vêm apenas com lençóis e fronhas do mesmo modelo decorativo. Nem sempre dá para achar uma colcha, edredom ou cobertor que possua os mesmos detalhes e quando isso acontece, muitas vezes o preço desses itens está lá em cima. Não se esqueça também de ver os tipos de tecidos que estão inclusos nesses pacotes.

A dica aqui é tentar achar elementos que combinem na cor e tons sem quaisquer detalhes. Isso ameniza a dissonância entre os elementos e pode ajudar a realçar a composição da paleta de cores do seu quarto.

Outro ponto a observar é o tamanho dos itens necessários para sua cama, já que ela pode ser de casal ou de solteiro, com formato redondo, queen size, king size etc. Imagina só se depois de todo o cuidado escolhendo um jogo de casal harmonioso e bonito, você chega em casa e descobre que não cabe na cama? Complicado, né?

Adicionar componentes da roupa de cama à decoração do quarto é uma maneira de unificar o design e criar um ambiente coerente e acolhedor. Aqui estão algumas dicas para adicionar componentes da roupa de cama à decoração do quarto:

Escolha uma cor ou estampa para ser a base: Escolha uma cor ou estampa para ser a base do jogo de cama e da decoração do quarto. Esta cor ou estampa deve ser complementada pelos componentes da roupa de cama e pela decoração do quarto.

Adicione lençóis, fronhas e cobertores: Adicione lençóis, fronhas e cobertores que complementem a cor ou estampa base do jogo de cama. Escolha tecidos que sejam suaves e aconchegantes para garantir o conforto durante a noite.

Adicione almofadas: Adicione almofadas com cores ou estampas complementares para enriquecer a decoração do quarto. Use diferentes tamanhos e formas para criar um efeito visual interessante.

Adicione um edredom ou cobertor: Adicione um edredom ou cobertor para complementar o jogo de cama e a decoração do quarto. Escolha um com uma cor ou estampa complementar para criar uma aparência harmônica.

Adicione toalhas de banho: Adicione toalhas de banho que complementem a cor ou estampa base do jogo de cama. Escolha toalhas de banho de boa qualidade para garantir o conforto e o luxo.

Adicionar componentes da roupa de cama à decoração do quarto é uma maneira de unificar o design e criar um ambiente coerente e acolhedor. Ao escolher componentes da roupa de cama que complementem o jogo de cama e a decoração do quarto, você pode criar um espaço que seja confortável e esteticamente agradável.

  • Considere o estilo de mobiliário

Considerar o estilo de mobiliário é importante na decoração do quarto e na combinação com o jogo de cama. O mobiliário é um elemento chave na criação de uma atmosfera harmoniosa e coerente. Aqui estão algumas dicas para considerar o estilo de mobiliário na decoração do quarto combinando com o jogo de cama:

Escolha o estilo de mobiliário: Escolha um estilo de mobiliário que complemente o jogo de cama e a decoração do quarto. Se o jogo de cama tiver uma aparência clássica, considere o uso de móveis clássicos, como cômodas, cabeceiras e armários. Se o jogo de cama tiver uma aparência contemporânea, considere o uso de móveis modernos, como criados-mudos, poltronas e mesas de cabeceira.

Escolha a cor certa: Escolha a cor certa para o mobiliário que complemente o jogo de cama e a decoração do quarto. Se o jogo de cama tiver uma cor clara, considere o uso de móveis claros, como branco ou madeira clara. Se o jogo de cama tiver uma cor escura, considere o uso de móveis escuros, como preto ou madeira escura.

Adicione detalhes: Adicione detalhes ao mobiliário que complementem o jogo de cama e a decoração do quarto. Por exemplo, se o jogo de cama tiver uma aparência clássica, considere o uso de móveis com detalhes elegantes, como puxadores de armário com acabamento em metal ou acabamentos de madeira fina.

Equilibre o mobiliário: Equilibre o mobiliário para criar uma atmosfera harmoniosa e coerente. Por exemplo, se o jogo de cama tiver uma aparência clássica, considere o uso de móveis antigos com móveis modernos para equilibrar o design.

Ao considerar o estilo de mobiliário na decoração do quarto combinando com o jogo de cama, você pode criar um ambiente acolhedor e harmonioso que reflita o seu estilo pessoal e garanta o conforto durante a noite.

  • Adicione acessórios

Adicionar acessórios à decoração do quarto é uma ótima maneira de complementar o jogo de cama e criar um ambiente ainda mais acolhedor e confortável. Alguns acessórios que você pode considerar incluem:

Cortinas: Escolha cortinas que combinem com a cor e o padrão da roupa de cama, adicionando uma camada extra de profundidade e interesse visual.

Luminárias: Iluminação adequada é fundamental para o ambiente acolhedor e confortável do quarto. Escolha luminárias que complementem a decoração e o jogo de cama.

Quadros: Adicione quadros que complementem a decoração do quarto e o jogo de cama, criando um ambiente visualmente agradável e coerente.

Almofadas e cobertores adicionais: Adicione almofadas e cobertores extras à cama, complementando o jogo de cama e adicionando mais conforto e acolhimento.

Tapete: Escolha um tapete que combina com a decoração do quarto e o jogo de cama, adicionando uma camada extra de conforto e interesse visual.

Lembre-se de que os acessórios devem ser escolhidos de acordo com seu gosto pessoal e combinar com a decoração geral do quarto, incluindo o jogo de cama. Combinar tudo de maneira harmoniosa ajuda a criar um ambiente acolhedor e confortável para você descansar e relaxar.

  • Mudando o ambiente

Do mesmo modo com que o jogo de cama pode desconstruir a estética do seu quarto, ele também pode ser usando para alterar a decoração positivamente. Por exemplo, se seu quarto possui elementos e cores que combinem por serem semelhantes ou seguirem uma mesma cor em diversos tons (combinações monocromáticas), você pode passar a usar sua roupa de cama baseada numa cor oposta ao que predomina no local. Dessa forma, a combinação passa a ser por contraste. Ao invés, por exemplo, de uma combinação envolvendo tons de amarelo você pode passar para uma envolvendo amarelo e roxo. Se fizer direito fica muito legal!

No item anterior mencionamos o cuidado com o tamanho da cama, mas cuidado semelhante vale também para as dimensões do quarto: se é grande, médio ou pequeno. Pois, cada tamanho de espaço requer um tipo de decoração diferenciado para enaltecer suas qualidades, especialmente os menores. Se quiser saber também sobre decoração para ambientes reduzidos, este artigo traz muitas dicas bem bacanas, incluindo sobre quartos!

Decoração do quarto e jogo de cama

Lembre-se de que a combinação da decoração do quarto com o jogo de cama é uma questão de escolha pessoal e deve refletir o seu estilo e gosto pessoais. Sinta-se à vontade para experimentar e encontrar o que funciona melhor para você.

Em suma, a combinação da decoração do quarto e do jogo de cama é importante porque cria um ambiente que é confortável, acolhedor e harmonioso, ajudando a melhorar a qualidade do sono e a saúde geral.

E aí, gente, o que acharam desta combinação de decoração do quarto e roupa de cama? Deixe seu comentário!

Que Deus abençoe vocês! Beijos!!!
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url