10 dicas para uma maternidade descomplicada

Olá,  minhas queridas. Tudo bem com vocês?

O post de hoje é sobre um assunto que muitas pessoas andam complicando por aí e isso anda causando um estresse emocional muito grande em muita gente - a maternidade. Que nós estamos cercadas de informações, isso todas nós já sabemos, o que precisamos, na verdade, é filtrar algumas delas, especialmente no que se refere a maternidade.

Vamos descomplicá-la?



1. Mudança na rotina 

A nossa vida vira de cabeça para baixo sim, os horários são outros, o cansaço é grande, as renúncias maiores ainda, mas, nós damos conta do recado! Com o passar dos meses, nos adaptamos a nova vida e essa vida, tem muito mais sentido do que a anterior.

Que tal, por mais cansativo que seja, levar essa rotina com mais leveza?

2. Primeiro banho

Para mim, o primeiro banho era algo aterrorizante só de imaginar. Era só o marido quem dava o banho no Murilo, confesso que tinha medo de derrubar ele, de não saber manusear, enfim. Um dia, o meu marido demorou para chegar do trabalho e eu olhei pro Lilo e pensei, "é nóis".

Sempre chega o dia de encarar a situação né?!

E sabem que foi super tranquilo? Depois, você percebe que a sua limitação está só na sua cabeça.

3. Cólica

Até o terceiro mês, a cólica fez o nosso pequeno sofrer e, claro, nós também. O nosso coração dói com a dor deles, por vezes, chorei junto. A minha felicidade era quando o Lilo fazia coco e soltava muito pum (rs), mas, racionalmente falando, é um processo natural do amadurecimento do aparelho digestivo, certo?!

Amenizamos com remédios, com massagens e outras alternativas, mas, infelizmente, não somos nós quem vamos parar com ela de uma vez por todas.

Credo, Carina, que coração duro. Não gente, como disse, sofri muito com a cólica do Murilo, mas hoje, escrevendo de forma totalmente racional, percebo que intensificamos algo que é um processo natural e o objetivo de hoje é justamente descomplicar.

4. Amamentação

Eu fui uma idealizadora dela, mas infelizmente não consegui. Chamei consultora de amamentação e tudo mais, insisti horrores, me cobrei e fui cobrada, mas, infelizmente, não deu.

Até que um dia, lembrei de uma frase que a pediatra do hospital havia me dito: "Carina, se você não conseguir amamentar, por qualquer motivo que seja, não fique se cobrando". E num certo dia, incorporei ela de vez.

Se esse for o seu caso, incorpore também. Murilo cresceu e se desenvolveu muito bem com a fórmula e ele não é menos saudável por isso ou tem vínculo afetivo comigo prejudicado por falta da amamentação.

Desencane!

5. Madeira & Chupeta 

Gente, o mesmo acontece aqui, sem preconceitos e mimimis. Depois a gente dá um jeito de tirar, pronto e acabou.

6. Palpites

Dar pitaco na vida alheira é inerente ao ser humano (rs), filtre eles e seja feliz. Sem mais.


7. Vida social

A nossa vida muda mesmo, aos poucos, como disse anteriormente, vamos nos adaptando a nova fase e com ela, a vida social vai voltando também. Talvez não seja com a mesma intensidade de antes, mas são outras escolhas né?

Mais cedo ou mais tarde, ela vai voltar.

8. Comparações

"Meu filho andou com 09 meses", "Meu filho não come doces", "Meu filho já sabe o alfabeto inteiro", meu filho isso, meu filho aquilo. Gente, comparações não leva a lugar algum, ou melhor, leva sim, leva às frustrações, à tristeza, ao choro. Não consigo visualizar nada positivo em comparar bebês, crianças, pessoas.

9.  Mãe feliz, filho feliz

O que dizer a mais sobre isso? É claro que vamos ficar estressadas sim, bravas, nervosas e todos os sinônimos possíveis, mas isso não pode ser rotina.

Eles sentem absolutamente tudo o que sentimos, pense sempre sobre isso.

10. Perfeição 

Não somos estátuas para permanecer sempre certas, sem erros.

Quando falamos em maternidade, a perfeição passa longe, bem longe. Não se cobre!

Erramos na tentativa de fazer o certo, não é mesmo?!

É isso aí, minhas queridas. Ser mãe nesse mundão, não é nada fácil, mas também não é difícil. Na maioria das vezes, assim como outros problemas, somos nós quem complicamos eles de vez.

Suavize, relaxe, não se cobre. Faça desse momento lindo e único - feliz e leve.

Beijinhos e até a próxima.



 






Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url