4 razões pela qual a acupuntura pode aliviar o estresse e a ansiedade

acupuntura

O estresse e a ansiedade compartilham muitos dos mesmos sintomas físicos, dificultando a identificação das diferenças entre eles.

Estima-se que os transtornos de ansiedade afetam entre 5 e 7% da população geral, e que até 29% das pessoas sofrerão de um transtorno de ansiedade pelo menos uma vez durante sua vida. Os transtornos de ansiedade afetam homens e mulheres em todo o mundo, mas o ônus da doença é maior em mulheres do que em homens.

Em resumo, o estresse é a reação do seu corpo a um gatilho e geralmente é uma experiência de curto prazo. O estresse pode ser positivo ou negativo. Quando o estresse entra em cena e ajuda você a cumprir o prazo que você achava que era uma causa perdida, é positivo. Quando o estresse resulta em insônia, falta de concentração e incapacidade de fazer as coisas que você normalmente faz, é negativo. O estresse é uma resposta a uma ameaça em qualquer situação.


A ansiedade, por outro lado, é um distúrbio de saúde mental sustentado que pode ser desencadeado pelo estresse. A ansiedade não desaparece quando a ameaça é mediada. A ansiedade persiste por um longo período e pode causar prejuízos significativos nas áreas sociais, ocupacionais e outras áreas importantes de funcionamento.

A ansiedade e o estresse podem ser tratados usando medicamentos, psicoterapias e outros métodos clínicos. Atualmente, a acupuntura surge como um tratamento complementar para muitas pessoas que não querem exagero no uso de medicamentos.

4 razões pela qual a acupuntura pode aliviar o estresse e a ansiedade

Para este post, entrevistamos o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em acupuntura e dor do Hospital das Clínicas da USP, que nos resumiu alguns motivos pelos quais a acupuntura pode ser um tratamento interessante:

1. A acupuntura pode ser um tratamento bem eficaz

A acupuntura é adequada para a maioria dos pacientes no alívio do estresse e ansiedade. A acupuntura considera cada paciente como único e fornece resultados duradouros.

Neste método, o tratamento difere de acordo com os sintomas do paciente. Um único tratamento não pode ser usado para tratar todos os pacientes. O acupunturista identifica os desequilíbrios que causam ansiedade, e eles simplesmente não tratam os sintomas que causam ansiedade. Consideram que o corpo e a mente estão intrinsecamente ligados e, portanto, o tratamento é para todo o corpo e mente. O tratamento é realizado junto com ferramentas de autoajuda, como técnicas de respiração, atenção plena e exercícios. Isso ajuda a melhorar a eficácia.

2. Restabelecendo equilíbrio no Sistema Nervoso

Um estudo mostrou que os escores de batimento cardíaco foram melhorados pela implementação do tratamento com acupuntura. Isso ajudou muitos pacientes a melhorar suas condições de saúde, bem como as condições mentais.

Doenças do coração, ansiedade, insônia, depressão e dores musculares foram incluídas no estudo, e o tratamento pela acupuntura se mostrou eficaz para elas.

3. Aumenta sua energia

Na maioria das vezes, nos sentimos exaustos e estressados ​​ou sobrecarregados devido ao trabalho ou estudo. Isso pode levar à frustração, baixos níveis de energia, o que deixa a pessoa mal-humorada, resultando em um estado chamado estresse e depressão.

A acupuntura pode ajudar em tais condições, fornecendo suporte e reenergização do corpo. O estímulo das agulhas libera neurotransmissores como serotonina, que geram bem-estar, relaxamento e aumentam os níveis de energia.


4. A acupuntura é relaxante

A acupuntura é muito relaxante para o corpo.

Há uma crença errada de que o tratamento com acupuntura é doloroso e assustador, pois envolve agulhas. Mas, na realidade, é realmente uma maneira incrível de relaxar. Muitos pacientes dormem enquanto são tratados, já que as agulhas são praticamente indolores, sendo 10 vezes mais finas que uma agulha de injeção.

Resumo

Caso você esteja sob tratamento de estresse ou ansiedade, pode ser interessante considerar a acupuntura junto com seu tratamento atual.

Converse com seu médico, e discuta o plano de tratamento em potencial e fazer todas as perguntas para esclarecer qualquer dúvida.

acupuntura
Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em acupuntura e dor do Hospital das Clínicas da USP
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url