Como lidar com o stress e relaxar


Cada vez mais é difícil saber como lidar com o stress e encontrar tempo para relaxar. A rotina aperta de todos os lados. Quando não é o trabalho, são os estudos, os amigos, os familiares e a pressão por ter uma vida bem-sucedida e feliz. Por isso mesmo, quando se encontra tempo para relaxar, acabamos não “desligando”.

Isso se explica porque você provavelmente está tentando relaxar da forma errada. A ciência aponta que não basta simplesmente se acomodar em um canto escuro, usar os melhores massageadores, ou deitar no sofá e ficar “zapeando” os canais. Se você não indicar ao cérebro que está entrando no modo repouso, você não irá relaxar.


Pesquisas confirmam que repousar é um estado fisiológico que é responsável por afetar o cérebro positivamente. Seu instinto natural de fuga, de luta e de estresse é deixado de lado, dando lugar a uma posição relaxada. Você é até capaz de notar que o ritmo cardíaco diminui, assim como a pressão arterial.

Mas como atingir esse estado fisiológico e psicológico em meio a tantos estímulos estressantes? Neste artigo, traremos algumas dicas para relaxar e acabar com o estresse no dia a dia, que, de acordo com a ciência, é o caminho mais fácil para atingir um estado de leveza e de plenitude em qualquer lugar.

Como lidar com o stress e relaxar


1. Controle seus impulsos 


Como lidar com o stress e relaxar

Antes de entrar no modo repouso, é preciso aprender a se controlar, a como lidar com o stress. Autocontrole é fundamental para dominar seus instintos naturais de resposta ao stress. Você perceberá que dará muito menos combate às situações mais simples do cotidiano.

Esforce-se a relaxar. Descubra que tipo de música faz com que seu ritmo cardíaco comece a diminuir. Respire. Sinta o peito subir e descer, o ar entrando em seus pulmões.

Faça isso todos os dias, por pelo menos dez minutos. Não é o mesmo que meditar. Não é preciso ficar sem pensar em nada. Aliás, é o oposto. Deve pensar em como está tomando controle de seu corpo.

Fazer isso todos os dias fará com que comece a reagir melhor a situações estressantes, como e-mails de trabalho, cobranças profissionais ou problemas domésticos.

2. Não pense apenas no problema, mas também na solução


Como lidar com o stress e relaxar

Não há nada de mal em pensar nos problemas, desde que a intenção seja encontrar uma solução. Pessoas que pensam apenas no que lhes estresse, tendem a não visualizar soluções, o que, obviamente, as impossibilita de relaxar.

Portanto não leve os problemas, o estresse do trabalho para casa. Pratique alguma atividade que lhe deixe feliz e foque seus esforços em encontrar soluções. Quando não resolvemos os problemas, eles ficam nos perseguindo, e mesmo quando estamos dormindo não relaxamos.

3. Jamais leve o estresse para a cama


Como lidar com o stress e relaxar

A dica 2 está muito conectada à dica 3. Levar o que lhe estressa para a cama, fará com que se inicie uma reação em cadeia. Você dorme pensando nos problemas, pega no sono, porém não descansa. No outro dia, acaba acordando ainda mais cansado e, por lógica, estressado.

Tenha cuidado, ainda, com paliativos, como assistir à televisão ou como ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir. Esse tipo de “tratamento” antiesstresse pode até entorpecer momentaneamente seu psicológico, contudo não traz efetivamente uma sensação de paz e de calma, já que você literalmente não desliga.

4. Realize caminhadas ao ar livre


Como lidar com o stress e relaxar

Atividades físicas são indispensáveis para uma vida mais saudável em todos os sentidos. Em termos de diminuição do estresse, no entanto, talvez a melhor atividade seja caminhar ao ar livre.

Vários estudos apontam para os benefícios de uma boa caminhada para a redução do stress. Em primeiro lugar, que caminhadas leves aumentam em até 60% a criatividade. Isso faz com que você desvie sua atenção dos problemas e passe a buscar soluções.

Além disso, caminhar ao ar livre permite que você foque em outras coisas. Ver pessoas diferentes passando por você, paisagens, a natureza ao seu redor, é um convite ao cérebro para que abra mão do estresse.

Por isso, quando estiver muito estressado, fuja um pouco para um lugar aberto, como um parque. Ande um pouco sem rumo, observando tudo ao seu redor. Perceberá que rapidamente se sentirá mais calmo.

5. Una-se à natureza


Como lidar com o stress e relaxar

Caminhar ao ar livre é fundamental, já dissemos, contudo parar para observar a natureza e tudo ao seu redor é ainda melhor para lidar com o stress e relaxar. Pelo menos uma vez na semana permita-se unir-se a essa maravilha que é estar vivo.


Faça um piquenique em um parque em um domingo de sol. Una os amigos e a família para falar de assuntos felizes. O ar da natureza relaxa, por mais estressado que você esteja.

6. Saia com os amigos


Como lidar com o stress e relaxar

Não é à toa que aquele momento com os amigos após o trabalho é chamado de Happy Hour. Estarmos unidos a quem nos faz bem e a quem queremos bem é uma das melhores coisas da vida.

Várias pesquisas demonstram algo importante a respeito disso. Quem se encontra com amigos após momentos de muito estresse, acaba tendo uma recuperação psicológica muito mais rápida.

Além do mais, socializar é capaz de liberar hormônios como ocitocina, responsáveis por levar o sistema nervoso a um estado de maior relaxamento.

7. Medite


Como lidar com o stress e relaxar

Esta dica tem um pouco a ver com a primeira. Meditar é uma das coisas mais difíceis atualmente, pois exige uma disciplina e um autocontrole enormes. Dificilmente você conseguirá esvaziar a cabeça por completo. Aliás, nem é esse o objetivo: o objetivo é relaxar.

Durante a prática da meditação, quando estamos em busca de calma e da sensação de mente vazia, acabamos nos recuperando psicologicamente. Busque uma posição confortável para tal e feche os olhos. Agora é focar no próprio corpo e tentar encontrar um ponto de equilíbrio mental.

8. Durma bem


Como lidar com o stress e relaxar


Nada do que falamos acima adianta se você não dormir bem. Nada de cochilos curtos e esporádicos. O bom mesmo é deitar na cama, cedo de preferência, fechar os olhos e se deixar perder pelo mundo do sono.

Uma noite bem dormida é capaz de fazer milagres com nosso corpo. Você consolida todos os aprendizados do dia, baixa o ritmo físico e mental e se recupera de todos os problemas.

No entanto, todas as dicas acima só são possíveis se você realmente quiser mudar sua vida. Relaxar momentaneamente não resolve seus problemas, mas com o ritmo que se leva hoje em dia, é o que dá para fazer.

Esse estado de repouso precisa ser desejado e buscado todos os dias, da forma que for possível. Nem que seja 10 minutos, naquele intervalo entre uma tarefa e outra, pratique alguma das dicas mencionadas. Pare um pouco. Não exija de si mais do que pode oferecer.

No fim, a única luta que importa é você contra você mesmo. Pare de enfrentar o mundo à toa e comece a perceber que o seu principal inimigo, é você mesmo.

Então, vocês conseguem lidar com o stress e relaxar? Deixe seu comentário!

Beijos e fiquem com Deus!