Cerimônia das Areias ou Ritual das Areias

Cerimônia das Areias ou Ritual das Areias

Cerimônia das Areias ou Ritual das Areias é muito famosa nos Estados Unidos e Inglaterra. Porém, já começamos a ver a cerimônia das areias aqui no Brasil também.

A parte mais importante do dia do seu casamento é, sem dúvida, a própria cerimônia do casamento - quando dois se tornam um. E na realização do casamento, podemos celebrar a união através da cerimônia de casamento das areias, a qual criará um elemento visualmente simbólico para o seu dia, tornará seu casamento totalmente único e oferecerá uma lembrança duradoura e significativa dos votos que vocês fizerem um ao outro.


O que é a Cerimônia das Areias?


cerimônia das areias é um ritual que acontece durante o casamento e significa que o casal ao se unir em matrimônio se une da mesma forma que as areias, passando a ser um só a partir daquele instante, e que igual as areias misturadas, não poderão voltar a ser um só.

O ritual das areias é bem simples, mas muito bonito e cuja simbologia transmite muita emoção.

Por que fazer uma cerimônia de casamento com o Ritual das Areias?


1. É um momento inesperadamente adorável para seus convidados testemunharem - lembre-se, eles provavelmente estarão esperando apenas os votos usuais, troca de alianças e um beijo, por isso, será uma cerimônia de casamento única e memorável.

2. É uma simbolização visual da noiva e do noivo se unindo em casamento.

3. Se outros membros da família estiverem envolvidos, é uma bela representação de duas famílias se unindo.

4. O vaso cheio de areia se torna uma lembrança bonita e significativa que poderão usar para decorar a casa de vocês, guardando para sempre.

5. Torna a cerimônia única para o casal, em vez de usar apenas as opções de cerimônia padrão.


Como funciona o Ritual das Areias

Navegando na internet, encontrei duas versões sobre o Ritual das Areias. Veham:

Cerimônia das Areias ou Ritual das Areias

Primeira Versão da Cerimônia das Areias


Para realizar esta versão do ritual das areias, você precisa de três vasos e duas areias coloridas de cores diferentes. Em um dos vasos você coloca a areia de uma cor, representando o noivo, e no outro vaso coloca a areia da outra cor, representando a noiva. O terceiro vaso estará vazio no início da cerimônia de casamento. Enquanto os noivos enchem o vaso vazio com as areias coloridas, misturando-as, o celebrante profere algumas palavras (vocês podem conversar com o celebrante e combinar o que vai ser dito). Podem começar colocando um de cada vez (alternando várias vezes) e no final os dois terminam de encher juntos o vaso principal, formando um belo desenho. O celebrante abençoa o pote com as areias já misturadas e vocês podem guardá-lo em sua casa, em lugar de destaque, simbolizando a união de vocês.

Cerimônia das Areias ou Ritual das Areias

Segunda Versão da Cerimônia das Areias


Nesta versão da cerimônia das areias, os padrinhos, as madrinhas a mãe e o pai da noiva e a mãe e o pai do noivo também podem participar da cerimônia das areias. Cada madrinha, acompanhada do seu par, pode entrar segurando um potinho com uma cor de areia, pois cada cor representaria o que aquele casal de padrinhos estava desejando aos noivos. Pode-se escolher as cores com base nos significados que se queira:

- areia rosa: representa ao casal muita saúde, muito romantismo. 
- areia azul: é a cor do céu, do espírito e do pensamento; simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade, a sutileza, o ideal e o sonho. 
- areia amarela: transmite calor, luz e descontração; simbolicamente está associado à prosperidade. 
- areia dourada: está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso. 
- areia verde: simboliza proteção e contentamento. 

As mães e os pais da noiva e do noivo entram juntos segurando um potinho com areia branca que representa a vida de cada um de seus filhos. Durante a cerimônia o celebrante chama cada casal de padrinhos falando o que eles desejam aos noivos com aquelas cores e eles despejam a areia em um vaso vazio que fica na mesa do matrimônio. No fim, é a vez dos pais da noiva e do noivo entregarem aos seus filhos o potinho com a areia branca, que será misturado no fim pelos noivos. 

Observação: A cerimônia das areias pode ser feita antes ou depois da troca de alianças. 

Palavras e Votos que podem ser ditos na Cerimônia das Areias 


Celebrante: Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel! 
Noiva: Deus abençoou o teu caminho até junta-lo ao meu.
Noivo: E cuidou da tua vida, separando-a para mim.
Celebrante: Assim como essas areias jamais poderão ser separadas, que esta união também seja inseparável.

⚫ Celebrante: Hoje, o relacionamento é simbolizado através da união das areias presentes nesses vasos. Cada um desses vasos representa um de vocês, noivo e noiva (dizer os nomes dos noivos). Ao misturar as areias neste terceiro vaso, vocês demonstram que a partir de hoje cada um de vocês deixa de existir individualmente e passam a ser um só. Assim como os grãos de areia aqui colocados não podem ser separados novamente em vasos individuais, assim é este casamento.

⚫ Celebrante: Noivo e Noiva (dizer os nomes dos noivos), hoje vocês unem as vidas de vocês em uma só. Estes dois vasos separados simbolizam a vida de vocês até aqui, eles representam tudo que vocês tem de individual. Este terceiro vaso, onde são misturadas essas areias, representa a vida de vocês a partir de agora, quando vocês passam a ser um só. Assim como os grãos de areia aqui colocados não podem ser separados novamente em vasos individuais, assim é este casamento.

⚫ Celebrante: Como o Cristal é límpido e transparente, assim é o amor verdadeiro contido no coração, puro e inseparável. ...o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2:24) apesar de serem seres distintos, diante de Deus serão uma só carne. O amor é forte e fiel, o casamento é diante de Deus indissolúvel, "Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel”. – “ O que Deus uniu, o homem não separa”. 

⚫ O celebrante inicia a introdução e os pais entregam os vidros de seus filhos nas mãos de cada um deles – “deixará pai e mãe”. 
Inicia-se o procedimento com os pais e padrinhos – acompanhado de textos explicativos, pois cada pote de areia é de uma cor, cada cor tem um significado, um desejo para a vida do casal.

1 – pais da noiva despejam sua areia no pote
2 – pais do noivo (os pais são a representação maior das bênçãos de Deus nesta união) 
3 – casais de padrinhos 
4 – vez dos noivos: (eles pronunciam algumas palavras e depositam um pouco de sua areia):
Ela – Deus abençoou e guiou o teu caminho até junta-lo ao meu. 
Ele – Deus cuidou da tua vida, separando-a para mim. 

Juntos jogam o restante de suas areias no recipiente e o Celebrante conclui: 
Celebrante - Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável.


O que você precisa para a Cerimônia das Areias

 Uma cor de areia diferente para cada participante. A quantidade necessária depende do tamanho do vaso que você está tentando encher. Você pode encontrar areia colorida em lojas de artesanato.

➔ Um vaso para cada pessoa, preenchido com sua areia. Certifique-se de que tem uma abertura estreita o suficiente para que a areia seja derramado de maneira eficaz.

➔ Um vaso ou jarro central e vazio. Certifique-se de que é algo que você deseja exibir em sua casa após o casamento. Deve ser grande, mas não tão grande que haja muito espaço depositar as areias do ritual. Um vaso de 25 cm de altura com diâmetro de 5 a 7,5 cm deve funcionar bem.

➔ Uma pequena mesa. Coloque-o próximo ao altar ou local de voto onde a cerimônia das areia irá acontecer.

Cerimônia das Areias ou Ritual das Areias

Toques especiais para o Ritual das Areias


Considere o seu vaso com seu sobrenome ou monograma. Você pode comprar um vaso personalizado ou fazer um faça você mesmo.

❤ Use areia de praias que são especiais para vocês, como aquelas perto de onde cada um de vocês cresceu, ou de férias memoráveis. Funciona melhor se forem duas cores distintas para que você possa ver as camadas.

❤ Use os votos da cerimônia de areia para tornar o ritual mais significativo.

❤ Se você está tendo um casamento religioso, peça ao celebrante que comece despejando areia branca para representar Deus como o alicerce de sua vida e de seu relacionamento.

Cores e Significados das Areias para a cerimônia

➤ O preto mistério e fantasia, associado a sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

➤ O branco paz, calma, pureza. Significa inocência e pureza.

➤ O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

➤ O Verde vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

➤ O Amarelo calor, luz , prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.

➤ O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

➤ O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

➤ O Lilás significa espiritualidade e intuição.

➤ O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

➤ O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.


Cerimônia das Areias ou Ritual das Areias

Gostaram de conhecer sobre a Cerimônia das Areias? Já conheciam? Deixe seu comentário.

Beijos e fiquem com Deus!
Post Anterior Próximo Post
1 Comments
  • Anônimo
    Anônimo junho 25, 2021

    Boa tarde
    Eu, junto com meu marido somos celebrantes.
    Estou a procura de vasos para realizar a cerimônia das areias. Estou encontrando dificuldades em encontrar esses vasos. Ou não tem a delicadeza que se requer, ou grandes de mais, pequenos de mais.
    Você poderia me indicar onde conseguir os vasos?

    Desde já agradeço a atenção.

    Abraços
    Yara
    Meu e-mail: yarqarhw@gmail.com

Deixe seu Comentário
comment url