Especial Dia do Batom


Oi, minhas Lindas e meus Lindos! Tudo bom?

O post de hoje é especial dia do batom porque dia 29 de julho comemora-se o Dia Mundial do Batom. A data não é comemorada oficialmente por aqui, mas deveria, não é? Pois o batom é um dos itens mais desejados entre nós mulheres brasileiras.

Vamos conhecer um pouquinho da história do Batom?
O costume de passar batom tem raízes no Egito. Os primeiros pigmentos vermelhos de óxido de ferro, foram encontrados em túmulos antigos egípcios há cerca de 5.000 anos a.C (antes de Cristo). A rainha egípcia Nefertiti, exposta no Museu de Berlim, prova que lábios femininos eram pintados pelas mulheres dos faraós.
Para se enfeitarem, elas recorriam às alternativas naturais como a “púrpura de Tyr” uma substância que dava um aspecto mais saudável aos lábios.
Alguns fatos curiosos
- No século VI, na Espanha, apenas as mulheres das classes sociais mais baixas usavam batom.
- Na Grécia, no século II, uma lei impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento.
- Em 1770, o parlamento inglês decretou proibição o uso de pigmentos nos lábios por considerar que esta prática era um artifício que as mulheres possuíam para seduzir e manipular os homens.
- Miss Pearl Pugsley, nos Estados Unidos, aos dezessete anos, foi notícia por ter sido expulsa do colégio por usar batom.
- O batom se tornou objeto de desejo e seu sucesso foi tão grande que em 1930 os estojos de batom dominaram o mercado americano e daí se espalhou pelo mundo.
Já rolou muito post sobre o assunto aqui no blog. Os que mais se destacam foram:



Tipos de lábios

Lábios volumosos

Lábios grandes e volumosos são os mais desejados, mas há quem queira diminuí-los. A dica é apagar o contorno original com base ou corretivo da cor da sua pele e redefini-lo do lado de dentro do lábio. Aplique um batom de cor mais escura e evite brilho labial.

Lábios finos

Para quem tem lábios finos e deseja aumentá-los, a dica é iniciar a maquiagem usando o corretivo da cor da sua pele para deixar menos evidente o contorno original. Então com um lápis, redefina o contorno indo além da linha original, fazendo uma marcação delicada. Preencha a parte interna dos lábios utilizando o mesmo produto e por cima aplique um batom clarinho. No centro da boca, use um brilho labial.

Lábios saudáveis

Aliás, para manter os lábios sempre saudáveis, utilize produtos com propriedades hidratantes, vitaminas e proteção solar.
Lábios uniformes

Para deixar os lábios mais uniformes, faça uma esfoliação leve, com um produto específico para esfoliação do rosto, ou mesmo dos lábios. Pronto! Sua boca está preparada para usar aquele batom matte poderoso. 


Fontes: aqui e aqui

Então, Gente, gostaram das dicas e fatos sobre o batom?

Mil beijos e fiquem com Deus!
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url