Sobre ser uma mulher empoderada, poderosa e realizada

mulher empoderada

Você sabe alguma coisa sobre ser uma mulher empoderada, poderosa e realizada? Essa semana descobri uma série na Netflix que se chama “As Telefonistas”, do original “Las Chicas Del Cable”, que me fez refletir bastante sobre o tema da luta feminista (principalmente como ser uma mulher empoderada) e a busca por espaço e igualdade de gênero, em que as mulheres ainda têm que enfrentar, todo dia, seja no mercado do trabalho, no seu próprio lar, com a sua própria família, enfim, com a sociedade em geral.



mulher empoderada

Pensando nisso, resolvi vir aqui falar sobre esse tema tão polêmico e que desde o ano passado vem tomando bastante proporção na mídia.  Assistindo a série, percebi o quanto ainda temos que mudar, e o pouco que foi mudado desde a década de 20 até os dias de hoje. 

Primeiro, vamos refletir: O que é ser uma mulher empoderada?

Sobre ser uma mulher empoderada, poderosa e realizada


Concordam comigo quando digo que EMPODERAMENTO vem de PODER? Pois bem, mulheres empoderadas sabem que elas podem e tem o poder de fazer tudo que ela quiser, de se impor e contrapor aos padrões machistas que a sociedade tanto impõe. Ir em busca de uma vaga que é vista apenas para o sexo masculino, como caminhoneira, diplomata, porteira, policial. Uma mulher empoderada exige que seu salário seja o mesmo que o dos homens; luta pela igualdade de gênero e poder direitos igualitários. trabalha, estuda, é dona de casa, cuida dos filhos. Ela pode ser tudo que ela sonha ser.



mulher empoderada

Uma mulher empoderada não se cala diante das situações, mas tem voz ativa e não segue padrões de beleza, pois ela compreende que a beleza vem de seu posicionamento diante da vida. 

Mas, como ser uma mulher empoderada, poderosa e realizada? Para nos ajudar nesta tarefa, trouxe algumas lições que nos ensinam a como ser essa mulher empoderada, poderosa e realizada!

Como ser uma mulher empoderada

1 - O que é empoderamento feminino?


Você sabe o que é empoderamento feminino? Se não, saiba que empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros; consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos. (Fonte)

mulher empoderada

2 – Tenha fé em você mesma


Para ser uma mulher empoderada e firme com seus princípios e ações, você precisa confiar em você mesma, não desistir de viver o que sonha e saber que acima de tudo você é capaz de batalhar e lutar pelos seus ideais.



mulher empoderada

3 –  Conheça seus direitos


No empoderamento feminino conhecimento é essencial para estarmos prontas para enfrentar qual quer batalha. Por isso, para exigir nossos direitos, é primordial conhecê-los. Estude, se informe e tenha em mãos sempre o que defende a lei vigente sobre violência doméstica, estatuto do trabalho etc.

mulher empoderada

4 – Não veja as outras mulheres como inimigas


Se possível, se junte a outras mulheres e tente impactá-las também com as ideias feministas, não critique pelo corpo, comportamento ou pela roupa. Não ajude a disseminar comportamentos machistas e midiáticos. Isso é empoderamento feminino!

mulher empoderada

5 -  Leia sempre sobre o assunto


Investigue sobre o que é empoderamento e sempre busque estar informada sobre. Existem alguns livros, filmes e séries que abordam bem este tema e irão te ajudar a vivenciar situações do dia a dia.



mulher empoderada
Malala Yousfzai

6 - Ajude outras mulheres


Caso presencie alguma situação de abuso referente às mulheres, preste apoio. Ajude-a no que for preciso, não a deixe silenciar. A cumplicidade e sororidade entre as mulheres é essencial. E se cada uma tiver que lutar sozinha, não vai conseguir tanto quanto podemos alcançar todas juntas. Temos que nos unir. #JuntasSomosMaisFortes

Livros que falam sobre empoderamento:

"Eu sou Malala", de Malala Yousfzai
 "A menina do Vale", de Bel Pesce

Séries que falam sobre empoderamento:

As Telefonistas – Netflix
Big Little Liers – WBO


Filmes que falam sobre empoderamento:

Estrelas Além do Tempo (2016)
Preciosa – Uma História de Esperança (2009)
As Sufragistas (2015)

mulher empoderada
“As Telefonistas”, do original “Las Chicas Del Cable”


Beijinhos! Fiquem com Deus!

Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url