Cronograma capilar: diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução

Cronograma capilar

Hoje o post é sobre "Cronograma capilar: diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução"para você ficar por dentro do que é e de como fazer um cronograma capilar (CC) passando pelas 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

Desde que cortei meus cabelos (tinha os cabelos na cintura) e dei mechas loiras, tenho intensificado os cuidados com minhas madeixas para que sempre fiquem sadias. Depois vou fazer um post mostrando como eram e como ficaram meus cabelos, a transformação foi radical! rsrsrs... Inclusive, como tenho muito volume (meus cabelos são lisos, mas finos e sem peso, por isso ficam com aspecto armado) farei uma redutora por estes dias.

Então, vamos conhecer o que é cronograma capilar e as diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução?


O que é Cronograma Capilar?


O Cronograma Capilar (CC) tem como proposta “recuperar” a vivacidade dos mais variados tipos de cabelos, levando em conta as particularidades de cada caso, de maneira eficiente e completa, deixando os cabelos mais macios, com brilho e completamente saudáveis. Em outras palavras, o cronograma capilar é como uma agenda de tratamentos capilares para repor os nutrientes necessários para que os fios estejam sempre saudáveis, bem nutridos e bonitos.

Sabemos que o uso da chapinha, do secador, de procedimentos químicos, de banhos com água muito quente, da exposição ao sol, mar, piscina, poluição etc., danificam e agridem os fios, fazendo com que os cabelos fiquem ressecados, quebradiços, com frizz e sem vida. Nisso entra o cronograma capilar para regenerar os cabelos danificados.

Vocês vão encontrar na internet vários tipos de cronograma capilar, e eles vão servir de orientação para se ter uma ideia de como fazê-lo. O ideal é que a pessoa adapte as etapas de tratamento conforme as necessidades de seus cabelos. Não se esquecendo de respeitar sempre o intervalo mínimo de 48 horas entre os procedimentos do CC.

Eu peguei esta imagem e vou seguir o 1.º método para começar o meu CC (Cabelos muito danificados - descoloração, alisamentos, químicas diversas):

Cronograma capilar
Cronograma Capilar
Para entender melhor o que é cada etapa, vamos conhecer com detalhes os três tratamentos do cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução.


Como funciona o Cronograma Capilar? O que é hidratação, nutrição e reconstrução?


O cronograma capilar é composto por 3 tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Vamos conhecer cada um dos tratamentos:

- Hidratação


Cronograma capilar

Todos os cabelos, até mesmo os cabelos virgens, devem ser hidratados, pelo menos uma vez na semana, pois as agressões do sol, praia, piscina, secador, chapinha, poluição etc. danificam os fios e abrem as escamas, fazendo, assim, surgirem pontas duplas, entre outros problemas capilares.

O uso em excesso de hidratação pode causar possíveis danos ao fio, por isso, deve-se ter tomar cuidado com o excesso de cremes no couro cabeludo, devendo-se respeitar um intervalo mínimo de 48 horas entre as sessões do cronograma capilar. Além disso, o creme usado na hidratação não pode permancer nos cabelos mais tempo que o que está estipulado na embalagem do produto.

São substâncias hidratantes: glicerina vegetal, glicerina (glicol, glycerin, gliceryD), bepantol, proteína elastina e colágeno (hydrolized collagen protein), extratos botânicos, panthenol, aloe vera, vitaminas, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, sacarose, proteína de aveia, proteína de arroz, proteína da seda, proteína hidrolisada da soja, proteína hidrolisada do milho, mel, chocolate, entre outras.


- Nutrição


Cronograma capilar

O objetivo principal da nutrição no cronograma capilar é repor os lipídios necessários para devolver a oleosidade natural dos fios.


Já ensinei aqui no blog uma receita de umectação com óleo de coco e rícino, que ajuda no crescimento dos cabelos, hidrata os fios e ajuda na etapa de nutrição do cronograma capilar. Vale a pena conferir!


A nutrição dos cabelos é destinada a pessoas que estejam com os fios ressecados, opacos e sem movimento, resultando em cabelos mais sedosos, com peso e brilho. Porém, deve-se ter o cuidado com o excesso do produto de nutrição, pois os cabelos podem ficar com aspecto ensebado e pesado.

São substâncias nutritivas: ceramidas, manteiga de karité (shea butter), manteiga de cacau (theobroma cação butter), manteiga de murumuru (astrocaryum murumuru seed butter), manteiga de cupuaçu (cocoa butter), manteiga de abacate (avocato butter), manteiga de macadâmia, manteiga de tutano (marrow butter), óleo de argan, óleo de tutano, óleo de abacate, óleo de oliva, óleo de coco.


- Reconstrução


Cronograma capilar

A reconstrução repõe massa e proteínas aos fios, devolvendo rigidez e força aos cabelos. A principal proteína que compõe os fios é a queratina, por isso, é extremamente importante realizar a recarga de queratina pelo menos uma vez ao mês, quando os fios estiverem porosos e quebradiços. Os cabelos ficarão mais encorpados e resistentes fazendo a reconstrução dos fios.

O uso em excesso de proteínas pode enrijecer demais os fios e pode causar uma degradação do cabelo. Por isso, este tratamento capilar deve ser feito no máximo a cada 15 dias para não correr o risco dos cabelos ficarem muito duros e quebrarem. Outra coisa importante, é que a pessoa pode optar por usar um repositor de queratina ou uma máscara reconstrutora, mas não deve colocar queratina líquida em uma máscara que já é de reconstrução (pois já tem queratina), porque o excesso de queratina deixa os fios duros, podendo levar à quebra.

São substâncias reconstrutoras: queratina, arginina, colágeno, cisteína, creatina, proteínas e aminoácidos de trigo.


Então, Gente, deu para entender todo o processo do cronograma capilar? Deu para entender as diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução? Deixe seu comentário!

Beijos e fiquem com Deus!
Post Anterior Próximo Post
2 Comments
  • Pedro Rocha
    Pedro Rocha outubro 01, 2019

    Minha esposa vive com problemas com o cabelo. Vou mostrar esse artigo para ela!

  • Stephanie
    Stephanie outubro 04, 2019

    Vou fazer a reconstrução capilar para meu cabela ter mais força. Obrigadaa

Deixe seu Comentário
comment url