Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo e a ganhar dinheiro com artesanato, conquistando a sua independência financeira! Isso mesmo: através de artesanatos com fuxicos, você pode criar lindas peças autorais e ganhar um renda extra.

Aprender a fazer fuxicos e vender seu artesanato é uma ótima oportunidade para quem quer complementar a renda familiar ou ter a sua independência financeira. Fazer fuxicos é uma maneira fácil, barata e criativa de ganhar dinheiro com artesanato. Você mesma pode começar em casa a produzir seus fuxicos com poucos materiais e ir expandir o seu negócio com o tempo.


Faz um tempo que escrevi aqui no blog sobre o assunto, você pode consultar o post aqui: DIY Fuxicos - Como ganhar dinheiro com artesanato, mas resolvi mostrar o passo a passo de como fazer fuxicos mais detalhadamente e compartilhar algumas inspirações que você pode usar nas suas criações, além de dar outras dicas para que você ganhe dinheiro com artesanato.

Aqui, neste post, você vai:

- Aprender o passo a passo de como fazer fuxicos;
- Conhecer os materiais utilizados;
- Ver várias ideias de artesanato com fuxicos;
- Entender como vender fuxicos e conseguir uma renda extra ou a tão sonhada independência financeira.

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Passo a passo de como fazer fuxicos


O fuxico é uma técnica muito fácil. O segredo é a criatividade do artesanato que pode ir desde almofadas a colchas, de centros de mesa a jogos americanos, customizar roupas, compor enfeites de Natal etc. Justamente esta gama de opções faz do artesanato feito de fuxico ser tão rico de possibilidades.


Qualquer pessoa pode fazer fuxicos, desde que tenha tecido, que podem ser apenas retalhos, tesoura, linha e agulha. É super fácil confeccionar os fuxicos como você pode ver no passo a passo a seguir:

Materiais necessários:

Tesoura;
Linha;
Agulha de costura;
Tecidos (estampado ou liso);
Molde de papelão redondo com 9 cm de diâmetro (ou menor, ou maior; vai depender do artesanato que você vai criar).

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Os tecidos que podem ser usados para confeccionar os fuxicos são: algodão cru, tricoline, malha, linho, chita, etamine, brim, juta, jutex, talagarça, piquet, TNT, feltro, tecido adesivo, organza, oxford. Como podemos ver, são muitas as opções de tecido para fazer artesanato com fuxicos, o que não impede de você usar outros tecidos para testar nas suas criações.

Você pode ser basear neste molde de tamanhos para cortar os círculos do tamanho que achar mais conveniente para montar sua peça artesanal:

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Ideias de artesanato com fuxico para ganhar dinheiro


Como já citei lá em cima, dá sim para ganhar dinheiro com fuxicos, pois são várias as possibilidades de artesanato. Para isso, você precisa ser empenhada, gostar do que faz e ser criativa no feitio das peças artesanais.


Selecionei algumas ideias para você poder se inspirar e fazer o seu artesanato com fuxico para vender:

Almofadas de fuxico


Esse talvez seja o objeto artesanal mais comum de fuxico que as pessoas conheçam. As almofadas de fuxico são lindas, perfeitas e fofas e combinam com toda decoração.

Muita gente compra almofadas artesanais para colocar e enfeitar o sofá e as camas O ideal é fazer almofadas coloridas e bem chamativas para vender. Mas claro que as almofadas feitas com fuxico de motivos monocromáticos também são válidas e lindas.

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Colchas de fuxico


Colchas de fuxico também são ótimas alternativas para vender, pois são peças artesanais que fazem muito sucesso.

Você pode investir no fuxico colorido para confeccionar a sua colcha artesanal, dando uma impressão parecida com uma colcha de retalhos, que deixará o quarto bem descontraído, bonito e arrumado, como pode também fazer colchas com fuxicos em cores uniformes para combinar com a decoração do local. Para acrescentar, é uma boa ideia também, fazer as fronhas dos travesseiros de fuxicos.

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Jogos Americanos de fuxico


Quer uma mesa elegante para receber seus convidados ou para você mesma desfrutar de beleza? Que tal investir em um jogo americano de fuxico?

Os jogos americanos podem ser feitos só usando com os fuxicos em toda a sua extensão ou com tecido de sua escolha e os detalhes em fuxico.

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Bolsas de fuxico


Sabemos que nós mulheres adoramos bolsas bonitas e criativas e está super na moda usar bolsas feitas de fuxico. É uma tendência de moda muito forte principalmente para aquelas que se preocupam com o meio ambiente e pensam no sustentável, pois, como o fuxico pode ser feito também de restos de pano (retalhos), isso ajuda o meio ambiente.

O mercado de bolsas artesanais estão em alta e você pode explorar bastante a criatividade e confeccionar diversos modelos de bolsas de fuxico.

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Roupas com fuxico


Muitas artesãs têm investido em produzir detalhes de fuxico para customizar em roupas. No começo, tornou-se um detalhe para roupas especiais, para festas, mas com o passar do tempo tornou-se parte do dia a dia e muita gente tem usado.

Roupas customizadas com fuxico são uma ótima opção para dar aquele UP naquela roupa velha e transformá-la em uma peça nova.

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Joias e bijuterias de fuxico


Fazer e vendar joias e bijuterias de fuxico está em ascensão. Muita gente tem procurado por peças únicas e bonitas para usar como acessório de moda.

Os mais comuns são brincos e colares de fuxico, porém pulseiras e tiaras também são bastante procuradas.

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Sapatos e sandálias com fuxico


Uma vez que o fuxico pode ser usado para customização de várias peças, ele pode ser usado também em sapatos e sandálias para dar um aspecto diferente e até de mais novo.

Nos sapatos e sandálias podem ser usados fuxicos pequenos ou apenas um grande com o intuito de customizar os calçados e dar uma nova vida ao item de moda.

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Molduras e quadros com fuxico


Usar fuxicos em molduras e quadro torna o produto único e belo. Este tipo de artesanato tem feito muita gente babar e querer comprar para presentear ou, até mesmo, decorar a própria casa.

Com alguns fuxicos coloridos é possível fazer um quadro decorativo para vender ou enfeitar o seu lar. As pessoas têm colocado muitos quadros personalizados em quartos de bebes e dá um toque super especial e fica lindo! Uma outra opção é decorar a parede de um corredor da casa, o que deixa o ambiente muito acolhedor com as fotos da família.

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Enfeites de Natal de fuxico


Fazer enfeites de Natal de fuxico é uma ótima maneira de ganhar dinheiro com artesanato. Você artesã pode confeccionar guirlandas, árvores, enfeites e tudo mais o que a sua imaginação mandar!

Se você nunca pensou em fazer enfeites de Natal de fuxico para vender, essa é uma opção muito boa para variar a produção artesanal que você faz e aumentar os lucros, pois essas peças natalinas tem muita procura!

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Casamento com fuxico


Casamento e fuxico super combinam! Fuxico é um tipo de artesanato simples porém muito bonito que vai dar um toque todo pessoal e especial a seu casamento.

Muitas noivas gostam de DIYs, o famoso "faça você mesmo", e isso é muito válido para a ocasião, pois podem imprimir uma decoração pessoalíssima s sua cerimônia. Os fuxicos podem ir para a mesa através de porta guardanapos, sousplat, podem servir como lembrancinhas, por meio de tercinhos de fuxico, para o buquê da noiva, para o véu da noiva etc. São infinitas as alternativas!

Aprenda como fazer fuxicos passo a passo

Como vender fuxicos e ganhar dinheiro


O quanto você vai ganhar fazendo fuxicos para vender vai depender muito do seu esforço, de como você vai trabalhar, da sua criatividade em criar o artesanato e o quanto inovadora vai ser. Contudo, eu posso te afirmar que existem muitas pessoas que estão ganhando muito bem investindo tempo nesse trabalho de fazer fuxicos.

Além das formas tradicionais de venda, como a venda direta, seja porta a porta para pessoas que você conhece, quanto trazendo pessoas até sua residência, vale bastante investir em maneiras novas. Uma delas tem ligação direta com a internet.


Sabemos que hoje em dia existem milhares de lojinhas de artesãs nas redes sociais, por exemplo, e você pode fazer um Instagram para divulgar as suas peças. Outra estratégia para que muitas pessoas conheçam o seu trabalho de artesanato com fuxicos, pode ser você fazer um blog (parecido como este meu) ou uma loja on-line (mas esta precisa de alguém que faça este serviço e mais investimento).

Todas estas alternativas ajudarão você a divulgar, oferecer e vender os seus artesanatos com fuxico, e farão você alcançar mais clientes do que somente o tradicional boca a boca.

Espero que tenha ajudado você a empreender e ser dona do seu próprio negócio, e a aprender como fazer fazer fuxicos e a ganhar dinheiro com artesanato.

Beijos e fique com Deus!

Post Anterior Próximo Post
5 Comments
  • Lady Samy
    Lady Samy julho 21, 2021

    Outra coisa, como você coloca esse anuncio abaixo dos posts? Esses anúncios são do google? grata.

  • Karolyne  Leôncio
    Karolyne Leôncio janeiro 20, 2023

    Tudo em que citou é lindo!!!!!! As ideias e as combinações!!!! Muito obrigada!!! Abraços

  • Anônimo
    Anônimo fevereiro 01, 2023

    Muito bacana as ideias, obrigada e fique com Deus também 🌷

  • Anônimo
    Anônimo abril 26, 2023

    É usar a criatividade, o fuxico, tem um leque de opções, gostei do conteúdo.

  • Anônimo
    Anônimo abril 11, 2024

    Faço muitos fuxicos, eu adoro esse artesanato , seu trabalho é muito lindo!

Deixe seu Comentário
comment url