6 hábitos que danificam os cabelos

Todas nós queremos ter cabelos bonitos e saudáveis, mas às vezes podemos seguir hábitos que danificam os cabelos prejudicando, inevitavelmente, nossa cabeleira. Se desejamos ter um cabelo saudável e bonito, precisamos rever alguns de nossos hábitos para eliminar esses danos e começar a cuidar melhor deste importante elemento de nossa aparência.

Os cabelos são extremamente importantes para a saúde e bem-estar feminino. São a parte mais visível do nosso corpo e também uma das partes mais importantes para um bom aspecto físico. É por isso que é tão importante saber quais hábitos podem danificar ou prejudicar o cabelo e como evitá-los.


Neste artigo, discutiremos 6 hábitos que danificam os cabelos, assim como dicas de cuidados de como evitá-los.

Causas de danos aos cabelos

hábitos que danificam os cabelos

Alguns dos principais fatores que causam danos aos cabelos incluem exposição a temperaturas extremas, uso excessivo de produtos químicos, uso de fontes de calor, exposição a radiação UV, stress e falta de cuidados. Aqui estão alguns hábitos específicos que podem danificar ou prejudicar o cabelo:


1. Lavar o cabelo com água muito quente


Água muito quente é mais agressivo para o cabelo, especialmente quando se trata de lavá-lo. O uso de água quente pode afetar a estrutura natural dos cabelos, tornando-os quebradiços e fracos. A água quente também pode abrir os poros das pontas e das raízes do cabelo, permitindo que os produtos químicos entrem mais profundamente, danificando-o ainda mais.

Muitas pessoas têm o hábito de lavar os cabelos todos os dias com água muito quente. Esta prática pode levar ao ressecamento e à descamação do couro cabeludo, o que também leva à perda de cabelo. A água muito quente pode roubar o óleo natural dos cabelos e danificá-los, deixando-os fracos e com aspecto envelhecido. Logo, é aconselhável usar água morna ao lavar os cabelos.


A melhor coisa a fazer é lavar o cabelo com água morna ou fria para evitar danos. Se você precisa lavar o cabelo com água quente, ao menos use uma temperatura ligeiramente mais fria que a mais quente.

2. Usar chapinha todos os dias


Ferramentas de calor como secador de cabelo, chapinha e babyliss podem ser ótimas quando usadas com cuidado, mas usadas com frequência, elas podem danificar o cabelo devido à exposição a calor extremo.

Usar chapinha todos os dias pode levar ao ressecamento e ao envelhecimento precoce dos fios. O uso prolongado deste aparelho também pode levar à quebra dos fios e ao surgimento de pontas duplas. Portanto, é aconselhável não usar chapinha todos os dias para manter os cabelos saudáveis.

hábitos que danificam os cabelos

É importante que você use ferramentas de aquecimento com controle de temperatura e não as use muito perto do cabelo. Quando for usar um secador de cabelo, mantenha-o a pelo menos 10 cm de distância. Se você usar um secador de cabelo ou chapinha com maior freqüência, invista em uma marca de qualidade para garantir que seu cabelo esteja seguro.

3. Usar produtos químicos


O uso de produtos de tratamento químico como alisamentos, relaxamentos e coloração pode ser muito benéfico para o cabelo, desde que usados ​​de forma responsável. Muito uso desses produtos químicos e processos químicos pode deixar o cabelo quebradiço, frágil e sem brilho.

É importante consultar um profissional antes de usar produtos químicos. Um profissional pode orientá-lo sobre maneiras seguras de usar produtos químicos para obter bons resultados sem danos aos seus cabelos.

4. Escovar o cabelo com força


Escovar o cabelo com força é outro hábito que muitas vezes danifica a cabeleira, pois isso resulta na quebra dos fios. Também é importante usar uma escova de cerdas macias, pois elas preservam o brilho dos cabelos.

hábitos que danificam os cabelos

Não só isso, mas o uso de escovas de metal pode levar ao aparecimento de pontas duplas. Portanto, é melhor escolher uma escova de madeira com cerdas macias para não danificar os cabelos.

5. Não proteger os cabelos do sol


Muitas pessoas não se dão conta dos danos que os raios solares podem causar aos cabelos, razão pela qual não os protegem adequadamente. É importante usar chapéus de abas largas e xampus com filtros UV para proteger os cabelos do sol, assim como passar protetor solar ou óleo de coco nos fios antes de deixar a casa.

6. Não usar produtos para fortalecer os cabelos


Para que os cabelos sejam saudáveis e brilhantes, é importante usar produtos adequados ao nosso tipo de cabelo. Os cabelos precisam de nutrientes e cuidados para ajudar a manter seu aspecto saudável, então é importante usar produtos que reponham as vitaminas e minerais necessários nos fios, assim como os óleos especiais que ajudam a fortalecer os cabelos.

É importante ficar atento a hábitos que possam danificar ou prejudicar o cabelo para manter o cabelo saudável, bonito e brilhante. Hábitos como o uso de água muito quente, o uso excessivo de ferramentas de calor e o uso de produtos químicos devem ser evitados. O que é mais importante é ter cuidado com o cabelo e manter sua saúde.

Manter os cabelos saudáveis não é tão difícil quanto muitos pensam. Basta evitar hábitos que danificam os cabelos, usar produtos adequados para o nosso tipo de cabelo, proteger os fios do sol e usar óleos especiais para nutrir e fortalecer os cabelos. Assim, poderemos desfrutar de cabelos bonitos e saudáveis.

Portanto, se você deseja manter seu cabelo saudável, bonito e com brilho, mantenha um estilo de vida saudável, evite hábitos que possam danificar o cabelo e cuide dele sempre.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Não perca nenhum post. Inscreva-se no Instagram, ou Facebook, ou Telegram, ou WhatsApp para receber atualizações diárias.

Beijos! Deus esteja com vocês!
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url