Como organizar passo a passo um casamento duplo


Como organizar passo a passo um casamento duplo



Oi, Noivinhas!

Casar é algo que a maioria das mulheres sonham em realizar. A Noiva é o centro das atenções, mas já imaginaram em dividir as atenções e organizar um casamento duplo? Pode ser com a mãe, uma irmã, uma prima, uma amiga, uma tia...


No casamento duplo pode-se imaginar que as preocupações podem ser reduzidas, mas nem sempre isto é verdade. Irá tudo depender da organização e de um acordo prévio entre os casais antes do evento. Tudo isto porque se já é difícil (ou quase impossível) agradar o gosto de um casal, imagine agradar dois casais!


Por uma questão de praticidade e economia, fazer um casamento duplo pode ser uma boa escolha, contudo, por ser duplo, surgem as divergências quanto à decoração, igreja, salão, entre outras coisas.

Na escolha da decoração da igreja e do salão, por exemplo, é adequado que os pais dos noivos ou noivas fiquem à frente, mas isto não quer dizer que as noivas não possam também organizar o evento. Tem-se que entrar em acordo quanto às cores, flores e outros adereços tentando adequar os gostos. Assim, é necessária muita paciência, compreensão e flexibilidade para encarar-se tanto a escolha da decoração, quanto o local da cerimônia e do salão.


Casamento Duplo de Irmãs


Caso as noivas forem irmãs, o pai deve entrar primeiro com a mais velha e levá-la até o altar. No momento em que entregá-la ao noivo, ele deve voltar até o cortejo que inicia com o noivo da segunda irmã e padrinhos. Após a entrada do noivo e padrinhos do segundo casal, ele então deverá levar a irmã mais nova até seu noivo e se posicionar ao lado da esposa. Para que fiquem melhor dispostos e para que não haja confusão no altar, o melhor é que os padrinhos e pais do noivo da filha mais velha fiquem de um dos lados, e os padrinhos e pais da noiva mais nova do outro. Os noivos devem ficar na extremidade deixando suas futuras esposas lado a lado. E na hora do sim, cada casal deverá responder separadamente, de modo que a essa parte da cerimônia seja feita duas vezes.

Como a saída de uma cerimônia de casamento duplo tem também o dobro de convidados, a melhor saída é deixar para cumprimentar os noivos na festa para evitar aglomeração na porta da igreja.



O convite pode ser individual ou ser usado apenas um para os dois casais, mas como será um casamento duplo deve-se ter cuidado em equilibrar quantos convidados serão chamados, uma vez que deverão todos serem acomodados em apenas um salão de festas.

Leia também:

Casamento Duplo de Amigas


Para começar, o ideal é que façam a lista juntas. Uma dica para ajudar nesse momento é primeiro listar as pessoas que são amigas dos quatro noivos. Depois que estiverem na lista todos os amigos comuns dos quatro, separe-os em dois grupos. Coloque um grupo na lista de um casal e o outro grupo na lista do outro. Resolvida essa parte, precisam pensar nos familiares. Nesse caso, cada casal fará a sua lista e depois juntos decidirão juntos como ficará a lista definitiva. Essa parte, sobre a lista de convidados é importante porque toda a despesa será dividida entre eles. E, para que não aconteça nenhum desconforto depois, tudo tem que ser muito pensado e decidido antes.


Casamento Duplo - A entrada



Depois de tudo resolvido, com relação aos gastos com o casamento duplo, hora de pensar em como será a cerimônia em si. Exemplo, a entrada na igreja de que maneira acontecerá? Como será a ordem para entrar na igreja? Bem, no caso das noivas serem irmãs, O noivo a entrar primeiro deve ser o noivo da irmã mais velha, logo depois que ele se posicionar no altar deve entrar o segundo noivo. Quanto a entrada das noivas, se elas forem entrar com padrinhos diferentes primeiro deve entrar a irmã mais velha, com o seu padrinho, a sua dama e pajem e assim que ela for recebida pelo noivo, no altar deve entrar a outra irmã, também com o seu padrinho, dama e pajem.

Se as noivas forem simplesmente amigas, elas devem decidir qual das duas deve entrar primeiro. Nesses casos, a mais velha, geralmente entra primeiro na igreja. Mesmo sendo um casamento duplo, com dois casais no altar, o ideal é que a entrada na igreja até a chegada ao altar seja com cada noiva curtindo o seu momento. Porém, nos momentos marcantes durante a cerimônia, nos momentos tradicionais e em todos os momentos de um casamento onde a noiva fica em evidência, as duas noivas devem estar juntas, inclusive na hora de jogar o buquê. Essa observação serve também para os noivos.


Casamento Duplo - Os presentes


Para não criar confusão na hora da compra dos presentes a lista deve ser separada e no caso de serem deixadas em algum local para o acesso dos convidados, deve ser devidamente nomeada.

Leia também:


Casamento Duplo - Inspirações






  
 
 

 
 
 



 
 
 
 
 

  



































O que acharam? Fariam, Meninas?

Beijos e fiquem com Deus!
Post Anterior Próximo Post
1 Comments
  • alexandra
    alexandra maio 13, 2019

    na saída as duas noivas querem sparkle, como fica melhor: sai os padrinhos da primeira noiva e a noiva e depois os padrinhos da segunda noiva e a noiva ou sai todos os padrinhos e o os noivos todos juntos?

Deixe seu Comentário
comment url