Oi, Gatonas e Gatões! Como vocês estão?

Eu não sou egoísta nem nada do tipo, mas andei lendo sobre o perigo de compartilhar produtos de beleza (uma australiana quase ficou paraplégica por usar emprestado o pincel de maquiagem de uma amiga! Leia aqui.) e a partir de hoje eu vou me negar veementemente a compartilhar meus produtos de beleza a quem me pedir. Não é por maldade, e vocês vão perceber os perigos lendo o artigo.

Vejam a seguir uma lista com alguns itens que muitas mulheres emprestam às amigas:

• Batom


Nossa boca é repleta de bactérias e por não possuir a mesma camada epidérmica da parte externa, é mais suscetível a infecções como herpes tipo 1 e, habitualmente, a resfriados.

• Gloss labial


Mesma coisa com do batom: qualquer produto que toca diretamente nos lábios pode se tornar fonte de infecções.

• Potes de creme


Um prato cheio para a proliferação de bactérias, quanto mais pessoas colocando a mão no produto, pior. Segundo especialistas, mesmo que se lave as mãos, ainda existe chances das bactérias do rosto ou dedos passaram para o seu creme favorito. Use uma colher ou espátula para amenizar os riscos.

• Maquiagem para os olhos


A membrana mucosa úmida de seus olhos e a falta das mesmas camadas de proteção da pele são como um convite VIP para as bactérias, que transmitem infecções como a conjuntivite.

• Pincéis de maquiagem


Como eles são úmidos por conta de alguns produtos e de ambientes como banheiros, usar emprestado o pincel pode acarretar e germes. E como citei no começo deste artigo, o compartilhamento de pincéis, quase deixou uma mulher paraplégica!

• Pinça


Tão pequena e aparentemente inofensiva, pode proporcionar infecções bacterianas. Caso vá fazer suas sobrancelha com pinça em salões de beleza, certifique-se de que os instrumentos usados são esterilizados. Em casa, pode utilizar compressas de álcool para limpar as pinças,

• Esponjas de maquiagem


A superfície porosa e macia são um paraíso para os germes que causam a micose. Para evitar a proliferação de bactérias, lave suas esponjas com água quente e shampoo suave, e, depois, deixe-as secar em uma área bem ventilada.

• Rímel


O compartilhamento do rímel pode causar inflamação da córnea ou outras doenças oculares, uma vez que pálpebras e cílios podem ser é um lar para as bactérias

• Lâminas para depilação


Jamais empreste sua lâmina de depilação! Lâminas, mesmo após a lavagem, podem cortar e você está vulnerável a uma infecção por estafilococos, hepatite e até mesmo (embora altamente improvável) HIV.

Eu preciso confessar que nunca tinha imaginado que este assunto de empréstimo de produtos de beleza podia ocasionar coisas tão graves. Portanto, como eu afirmei, nunca mais vou emprestar minha maquiagem e afins.

E vocês o que acharam? Aguardo a sua opinião!


Searches related to:


Texto protegido pela Lei nº 9610/98 - Direitos autorais.