Como organizar um casamento sem grana

Depois do pedido de casamento, os noivinhos começam a pensar como tudo vai ser no grande dia.


Mas aí pensam: Como organizar um casamento sem grana?
É possível, então vamos aprender algumas dicas hoje?

Quanto posso gastar?

Sabemos que a situação é complicada, mas teremos que gastar alguma coisa inevitavelmente.
Então use a seguinte lista:

Quanto você ganha?
Quanto o (a) parceiro(a) ganha?
Subtraiam as contas fixas de cada um. Veja quanto cada um poderia reservar por mês para o casamento. Por exemplo, se cada um separar R$ 200,00 reais por mês, ao final de um ano serão R$ 4400,00 reais.



Agora que você já colocou no papel qual o valor aproximado que poderão utilizar, vamos pensar nas coisas importantes do casamento.

Cada um sonha com uma festa diferente, e claro que todas nós, sonhadoras, queríamos um casamento de princesa, com tudo que temos direito. Mas como muitas vezes não é possível, temos que pensar no que é prioridade. Vou listar aqui o básico necessário para realizar um casamento.

  • Local da cerimônia e festa
  • Benção religiosa (para quem é religioso e faz questão);
  • Alianças;
  • Registro (fotografia e/ou filmagem);
  • Comes e bebes;
  • Convites;
  • Lembrancinhas;
  • Decoração;
  • Noivos vestidos a caráter;
  • Buquê;
  • Brinde;
  • e Bolo 
Olhando essa lista, você acha que pode tirar ou acrescentar algo? Aí vai do seu orçamento. 
Mas vamos ver o que podemos fazer com o que temos.
Local:
Você pode fazer o casamento na igreja, ou solicitar que um padre ou pastor vá até seu local e realize a benção. Tudo isso tem um custo e depende do local. Você pode ter um parente que tem uma chácara, e que possa te emprestar. Tudo depende de procurar.

Benção religiosa
Não tem como pagar pelo casamento na igreja? Peça a benção das alianças no horário de culto ou em algum momento a parte das cerimônias.

Alianças
Existem muitos modelos de alianças por preços acessíveis, mas mesmo assim, se você quer economizar para outra coisa importante, apenas troque a aliança de mão. Depois quando tiverem condições, dá para comprar a oficial.
Registro (foto e filmagem)
Sempre podemos pedir para familiares e amigos tirarem as fotos, mas lembre-se que eles também querem aproveitar a festa e muitas vezes não estarão presentes no momento que querem registrar algo importante. Então, neste item vale a pena investir. Procure por profissionais que estão iniciando e querem fazer portfólio. O valor é mais acessível, e uma mão lava a outra.
Comes e bebes
O que você gostaria de servir? Um churrasco? Coquetel? Ou em algum restaurante? Veja a quantidade de convidados e faça orçamento nas três opções, e veja qual fica melhor para você!
Convites
Existem milhares de opções na internet, se você manja de computador, pode criar seu convite e mandar imprimir em uma gráfica. Mas se não for sua prioridade, você pode criar um evento no facebook e convidar o pessoal. Vale também criar uma imagem e mandar pelo whats.
Lembrancinhas
Se você tem habilidades manuais, esse é o menor problema, pois vai conseguir fazer algo de fofo e fácil para dar aos seus convidados como forma de agradecimento. Mas se não tiver,ofereça um pão de mel, um bem-casado, um chaveiro, um bom-bom ou “apenas” um sincero e carinhoso abraço. Quem ama vocês de verdade, vai para comemorar sua felicidade e não para receber algo em troca.

Decoração
Se você tiver um espaço só seu, decore-o de forma que puder: garrafinhas recicladas, toalha de mesa, xícaras, vasos e tudo o mais que for bonito e puder pedir emprestado. Compre poucas flores, não se afobe. Faça aquilo que estiver ao seu alcance, sem stress e sem achar que “vai ficar pobre” ou “feio”. Se feito com amor, estará perfeito!
Noivos vestidos a caráter
Pode ser emprestado de uma amiga, o mesmo que sua mãe casou, ou um vestido branco que você ache bonito. Se fizer questão do vestido de noiva, terá que investir um pouco mais. O noivo pode ir de social, também emprestar de um amigo aquele terno chique. 
Buquê
Se você pedir um buquê de casamento, o preço vai nas alturas. Então vá a uma floricultura e peça um ramalhete de flores, escolha as que você gosta, com cores que combinem com sua decoração. Vai gastar pouco, e quando chegar em casa, amarre um laço bem bonito e pronto. Ou se preferir, e tiver aquelas habilidades manuais, pode fazer ele de flores ou corações de feltro ou tecido. Fica super fofo.

Brinde
Uma champanhe simples para celebrar esse momento especial.
Bolo
Pode ser da doceira do bairro, da vizinha, da tia, ou da loja de bolos, desde que você conheça. Não precisa ser um bolo de 20 andares. Faça um bolo pequeno, suficiente para seus convidados. Menos é mais,e você economiza.
Parece muita coisa mas respirando fundo, com calma e sabedoria você vai perceber que consegue qualquer coisa afinal de contas o que estraga nossos planos são nossas expectativas furadas de agradar os outros e de competir com a gente mesmo em fazer uma festa mais bonita que a da outra noiva.
Se você abstrair o consumo desenfreado que tem nesse mercado e focar em fazer algo íntimo e gostoso pra quem você quer bem, o resto se torna resto. O que dá a gente compra, contrata e faz. O que não, a gente agradece e segue em frente.  Permita-se ser feliz com o que você pode ter, ser e fazer.
Um beijo e boa sorte!
Post Anterior Próximo Post
Sem Comentários
Deixe seu Comentário
comment url